sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PROJETO MOSTRA DO CONHECIMENTO 2010

Este ano a professora Lorena apresentou um projeto para a mostra do conhecimento que envolverá toda a comunidade escolar.
O objetivo desse projeto é desenvolver na comunidade escolar o sentimento de Sustentabilidade Pessoal e Familiar, para compreender o contexto planetário e a responsabilidade de cada um para o benefício do todo.
Resgatar o respeito pela história pessoal e familiar, promovendo a formação de uma identidade, para desenvolver vínculos com a comunidade em que cada um vive, ligando o ser com o planeta que supre suas necessidades, para a manutenção da vida.
Buscar na história familiar a valorização pessoal, desenvolvendo a autoestima, fortalecendo vínculos familiares, para promover a saúde pessoal e coletiva.
Criar mudança de comportamento pessoal e social, alertando para o processo de produção e consumo. Partir do plano pessoal para o âmbito planetário, visando despertar consciência e mudança de atitudes, abordando valores: pessoais, familiares, saúde física, emocional, mental e espiritual, visando a qualidade de vida.
Compreender a eminência da globalização e suas implicações na vida pessoal e coletiva. Promover a interdisciplinaridade, através de abordagens de cada componente curricular, a fim de contemplar a unidade do saber em detrimento a fragmentação e dispersão do conhecimento universal.



quinta-feira, 26 de agosto de 2010

VISITA AO QUARTEL DE CAXIAS DO SUL

DIA DO SOLDADO

No dia 24 de agosto, semana em que se comemora o dia do soldado, iniciou a visita dos alunos ao Quartel de Caxias do Sul. Essa vista tem por objetivo não só fazer com que os alunos conheçam a rotina do quartel,como também vivenciem experiências e informações a respeito da rotina militar.

As visitas foram agendadas da seguinte forma: dia 24/08 1º ano e T 51, 26/06 6ªséries, 30/08 7ª séries e 31/08 8ª séries.

Na data do dia 24 de agosto, os alunos que participaram desta visita, foram recebidos e monitorados pelo Sargento Freitas. Receberam as orientações e em seguida foram apresentadas as rotinas do quartel. Cada setor que passavam havia alguém no comando para passar as informações a respeito dos procedimentos naquele local de trabalho.

O Sargento responsável pelo armamento orientou os alunos quanto ao uso indevido de armas. Chamou a atenção dos mesmos a respeito do manejo de armas sem o consentimento e das consequências fatais quanto ao uso indevido.

Alguns alunos se sentiram motivados em, no futuro, fazer parte da corporação de um quartel.

As orientações e explicações sobre a rotina no quartel foram muito bem colocadas, inclusive com simulação de atendimento, com a participação de alunos. Fomos muito bem recebidos. O Quartel de Caxias do Sul está de parabéns!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Passeio de Estudos à Criúva

Os alunos do 5º Ano A e B, realizaram o passeio de estudos à Criúva, respectivamente no dia 19 e 20 de agosto.
Lá aprenderam sobre essa região, rota dos tropeiros e a região de São Jorge da Mulada, onde se encontra o Monumento aos Irmãos Bertussi.



Esse monumento foi inaugurado em abril de 2008 e diariamente está aberto a visitação. Está dentro da fazenda Bertussi, e tem também sala com histórico, restaurante e pousada.


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Clínica de Voleibol

Clínica de Voleibol






Alguns alunos das turmas: 51, 52, 61, 62 e 63 tiveram o privilégio de vivenciar mais uma experiência. A professora de Educação Física Rosângela Ribeiro levou seus alunos à Clínica de Volei. Essa Clínica não só ofereceu informações sobre esse esporte, como também através da prática fez com que desenvolvessem todos os fundamentos do volei. Essa visita trouxe conhecimentos e promoveu a integração entre as escolas.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Guarda Municipal

Projeto a Guarda Municipal integrando a Rede de proteção e Inclusão Social: na busca da cidadania ao jovem em situação de risco.

Oficinas realizadas no período de 14/04/10 à 16/07/2010

A Guarda Municipal, através dos guardas Kilmayr e Maria Derli, encerrou ontem, 18 de agosto, o trabalho realizado com os alunos do 5º ano na nossa Escola. Na ocasião os alunos assistiram a um vídeo com seus depoimentos gravados em um dos últimos encontros e receberam certificado de participação das oficinas.



Segundo a Guarda Maria Derli: "O trabalho em conjunto com os professores e direção da escola foi muito positivo. Nos receberam muito bem na escola, favorecendo para que o trabalho ficasse bem ordenado. As crianças criaram vínculos afetivos conosco e isso foi muito bom." Guarda Maria Derli


Segundo o Guarda Kilmayr : “Houve bastante receptividade das crianças, conseguimos superar os obstáculos que foram surgindo, mas plantamos muitas sementinhas. As crianças gravaram bem os conceitos. Esperamos que os professores continuem com o projeto promovendo trabalhos interdisciplinares acerca dos temas abordados".

O Projeto:

O guarda Kilmayr e a Guarda Maria Derli estiveram na nossa escola ministrando 10 oficinas onde os alunos aprenderam sobre aspectos que envolve a questão da segurança pública urbana.


Temas trabalhados:

1- Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA;

2- Conceitos sobre violência (bullying);

3- Drogas ilícitas;

4-Tipos de polícia e suas respectivas contribuições.

Durante as oficinas foram confeccionados cartazes, relatos e realizado dinâmicas de grupos.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dia dos Pais

Neste sábado, 14 de agosto comemoramos o Dia dos Pais com a comunidade escolar.
A psicóloga do Progama Vinculação, Viviane Suzim Savaris iniciou os trabalhos com uma palestra: "A importância da função paterna" (Resumo abaixo).
Os pais puderam participar de várias oficinas como Xadrez, Jogos Boole, Relaxamento e Lanche, além de apreciar a apresentação de danças gaúchas do CTG da nossa Escola.
CTG Mirim

CTG Juvenil

Oficina de Jogos Boole



Exercícios com os pais


Oficina de Xadrez

Lanche de confraternização com os pais


A Importância da Função Paterna



Qual será a função do pai na família, que importância ele tem? Para compreender isso temos que pensar em como o ser humano se constitui. Primeiro na família, depois no ambiente social, como a escola, bairro, comunidade etc..e os aspectos genéticos (puxou ao avô etc..)
O ambiente familiar é muito importante, pois é nele que se cria hábitos e aprendizagens variadas. Se for um ambiente estimulador, vai favorecer ao crescimento positivo da criança, mas ser for falho em afeto, em limites etc.. vai favorecer ao desenvolvimento de crianças problemáticas.

Caracteristicas de um ambiente positivo:
Relações de afeto,confiança, interesse pelas coisas que acontecem à criança;
Firmar acordos e normas acessíveis, que se cumpram;
Ouvir a opinião dos filhos, respeitando-os e exigindo respeito.



A função primeira da mulher é cuidar, acolher, prover, alimentar.
Cada vez mais a mulher assume espaços que antes eram reservados somente aos homens, exigindo novas posturas frente ao casamento, maternidade e função frente aos filhos. Hoje as familias não seguem mais o padrão de antigamente, muitas familias são dirigidas por mulheres. Por outro lado observa-se hoje em dia uma desvalorização da função paterna.

A função do pai, o chefe da família, era a de transmitir as leis e normas da sociedade em que estava inserido.

Atualmente, o pai é mais solicitado no envolvimento da criação dos filhos. Mas na prática, ainda não é a ideal. A função paterna deveria envolver não só o suporte econômico mas também emocional da mãe, proporcionando-lhe a tranqüilidade necessária para que ela possa desempenhar seu papel.

Sua função também é a de impedir/cortar a relação filho-mãe, impedindo que se prolongue por muito tempo, auxiliando no desenvolvimento da individualidade da criança.

O pai tem a função de propiciar para a criança e para o adolescente a possibilidade da interiorização de uma série de regras morais que são fundamentais para o convívio social.

O pai é o 'sustentador da lei', ele está na posição de representá-la, ele não é a lei, não a faz, ele é o seu representante. Mas o pai só fará parte desta dinâmica familiar se a mãe permitir. Por isso é importante também que o pai se predisponha a fazer parte desta relação.

São papéis diferentes esposo x esposa ; pai e mãe. No caso de separação o pai precisa continuar desempenhando seu papel e transmitindo os valores éticos e morais para os filhos, juntamente com a mãe.

Por outro lado o pai ou a mãe só se sentirão seguros e conseguirão transmitir as normas e valores da sociedade para o seu filho se eles mesmos tiverem vivenciado esse processo.

Muitas vezes, quando o pai ou a mãe não conseguem exercer este papel, o adolescente vai buscar a transgressão das normas, com atitudes “delinqüentes”. Ele espera ser "visto" pelo contexto familiar e social. A justiça muitas vezes entra neste espaço, sendo para o adolescente o limite que a família tem dificuldade de exercer.

A escola nesse sentido também conta com as duas funções: a materna e a paterna. Ela deve acolher, transformar e significar as comunicações emocionais presentes, mas deve, também, desempenhar a lei e favorecer o crescimento e a criatividade.

“Pai mesmo é aquele que dialoga com seus filhos, discute possibilidades, demonstra seu afeto, preocupa-se com os cuidados necessários e com a educação adequada. É aquele que sabe que a boa educação está no próprio filho, na troca. Pai mesmo é aquele que observa, examina, acompanha, faz atividades junto, enquanto alguém que está ao lado, parceiro, nas dúvidas, nas incertezas e alegrias. Pai mesmo sabe que incerteza não é impotência."

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Bom Retorno!

Dia 02 de agosto retornamos às aulas com novo ânimo!
Depois de umas férias bem merecidas voltamos a nos envolver novamente com nossa escola. Nessa primeira semana estamos fazendo os planejamentos com os professores, aliando nosso projeto maior a vinda do escritor na escola, esse ano teremos o escritor Kalunga.
Que nesse segundo semestre possamos cumprir todas as metas planejadas!
Bom Retorno a todos!
Laboratório de Informática e Coordenação Pedagógica.

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.