sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Gincana dos 50 anos da Escola

Gincana dos 50 anos Tarde:

No dia 21 de outubro, sexta-feira, à tarde,  iniciou a Gincana comemorativa aos 50 anos da Escola.  Os professores de Educação Física juntamente com as coordenadoras usaram da criatividade lançando desafios que foram cumpridos pelos alunos. Os professores responsáveis pelas equipes não mediram esforços para que o evento fosse um sucesso. À tarde, a equipe vencedora foi a número 2, coordenada pela professora Suzete.
Parabéns a todos os participantes!!!





Gincana dos 50 anos - Turno da Manhã

E, no dia 22 de outrubro, sábado, encerramos a gincana cultural, alusiva aos 50 anos da Escola. Estivemos envolvidos durante 15 dias. Foi muito legal! Houve muito empenho das equipes e dos professores para realização das tarefas a equipe vencedora foi a nº 4 "Os Cinquentenários" coordenados pelas professoras Maria Rosângela e Noêmia.

Objetivos da Gincana:

Resgate da história da Escola e da história da patrona Marianinha Queiroz.
Comemoração dos 50 anos.
Interação lúdica entre alunos, professores e comunidade escolar.

Parabéns valeu a colaboração de todos!!

Professora Vera Concli.

Encerramento no sábado: Muita animação e alegria!!!
A equipe azul foi a vencedora!!!

Algumas tarefas e desafios: 

Trazer foto antiga da escola
Trazer um ex-aluno da década de 80 com comprovação
Trazer uma pessoa da comunidade que faça aniverçãrio no mesmo dia do aniversário da escola 21/10
Paródia dos 50 anos da Escola
Acróstico com a palavra "Marianinha"
Maquete da escola com material reciclável.
Criação de um novo modelo de uniforme usando o logotipo dos 50 anos.
Corrida de carrinho de lomba

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Jornalista na Escola

Complementando o projeto "Jornal Escolar", esteve na escola no dia 05 de outubro, a jornalista Vania Marta Espeiorin. A palestrante conversou com os alunos de 6ª a 8ª série sobre a importância da leitura para o ato da escrita.
Palavras da jornalista:
Escrever pode tornar-se um ato prazeroso desde que não se tenha medo de colocar as ideias no papel, desde que não se tenha resistência à leitura.
Ler é fundamental para uma escrita"mais fácil", sem dores.
Bibliotecária Mariluci


Jornalista Vania

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cinquenta Anos de História

Baners dos 50 anos 

LOGOTIPO DOS 50 ANOS IDEALIZADO PELA
PROFESSORA DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA CLAUDIA WARTHA BOLZON

Os corredores da Escola estão ornados com os baners em comemoração aos 50 anos da escola, em cada um deles está um pouco de nossa história, fotos antigas e a história de nossa patrona Marianinha Queiroz.
Os baners apontam uma prévia do que vai ser nossa festa dos 50 anos no dia 28 de outubro.




quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Serviço social - SMED

Como tratar igual os diferentes e os diferentes de maneira igual ?




Muitas são as questões quanto ao papel dos professores na vida de nossos alunos, sobre isso tivemos um trabalho de reflexão numa de nossas reuniões.
Foi no dia 23 de setembro, com a presença da assessora referência da Escola, Mônica Zugno e da assistente social Eloisa Corso.

O principal objetivo do trabalho  é a reflexão quanto ao tipo de referência que estamos sendo para nossos alunos e o quanto isso pode interferir na melhora da aprendizagem.
Cada professor parou um pouco para pensar sobre lembranças positivas por ocasião do seu ingresso na escola, alguma situação ou pessoa que marcou positiva ou negativamente, tanto na fase de ingresso da escola, como na de adolescente. A partir dai refletimos sobre que marcas estamos deixando em nossos alunos.
Agradecemos muito por esse trabalho que só acrescentou na qualidade do nosso ensino.

História Afro-brasileira

No dia 30 de setembro tivemos uma palestra da professora Caren Daiane da Silva, pesquisadora sobre a história afro-brasileira.




História e Cultura afro-brasileira e africana

Para a consolidação de uma reeducação que promova a igualdade é necessário que possamos compreender a participação de toda a sociedade na sua construção. É necessário perceber que uma nação só se faz assim quando constrói elementos que a unificam e desta forma se transformam em uma sociedade. O Brasil é composto de uma infinidade étnica, no entanto, muitos ainda não conhecem sua história dentro desta infinidade, nem mesmo reconhecem sua contribuição na construção desta sociedade.
É importante destacar que se entende por raça a construção social baseada em tensas relações entre brancos e negros e de brancos e índios, muitas vezes simuladas como harmoniosas, nada tendo a ver com o conceito biológico de raça. Para compreender tais conceitos, temos antes conhecer a função de outros, como preconceito racial, discriminação racial e racismo.
A presença do afro-brasileiro e suas particularidades culturais correspondem a quase metade da população brasileira, no entanto esta constatação não foi, até então suficiente para eliminar ideologias, desigualdades e estereótipos racistas.
Por muitos séculos a historiografia brasileira procurou velar a participação dos afro-brasileiros na história deste país, privilegiando a construção cultural de crenças e costumes de origem europeia.
Para superar esta lacuna na história do Brasil, se faz necessário a compreensão de que hoje usufruímos o muito que o trabalho escravo possibilitou ao país. Para isso a educação que contempla as relações étnico-raciais deve proporcionar aprendizagens entre os diferentes grupos que compõe o meio escolar, troca de conhecimentos, quebra de desconfianças e construção conjunta.
Caren Daiane da Silva

Dolores Berti

Os professores de nossa escola estão tendo o privilégio da orientação da terapeuta Amélia Dolores Berti. São 4 encontros que estão sendo realizados na escola. O principal tema abordado são as relações interpessoais.




Amélia Dolores Berti é terapeuta familiar, pedagoga e psicóloga, com mais de 40 anos de experiência.

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.