sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Rede de Olhares - Ucs TV - Folclore

Durante os planejamentos quinzenais os professores de cada ano encontram-se com a coordenadora pedagógica para planejar projetos, atividades e ações.
No mês de agosto, mês do Folclore, planejamos diversas atividades envolvendo todas as disciplinas com o tema Folclore. Por isso ficamos muito felizes de poder mostrar esse trabalho na mídia.

A UCS TV esteve na nossa escola no dia 22 de agosto, dia do folclore.
 A reportagem foi vinculada ao programa Rede de Olhares.

 "Com muito orgulho falei e mostrei o que fizemos com os alunos e que se estende às famílias, pois não podemos deixar morrer toda essa tradição que é passada de geração para geração."

 Maria Rosângela Ribeiro - coordenadora da tarde

  Assistam: UCS TV - Programa sobre folclore filmado na nossa escola.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Preparação para as eleições do Grêmio Estudantil

Hoje, 23 de agosto a comissão eleitoral, composta pelos alunos: Eduardo M. Vargas do 7º ano, Tainá B. Cruz, do 6º ano A e Amanda R. de Macedo da turma 72 estiveram no turno da tarde esclarecendo as turmas sobre o papel do Grêmio Estudantil.
Do 1º ano ao 5º ano vieram para o Laboratório de Informática conhecer a Comissão Eleitoral, que explanou por meio de slides, depois ouviram as perguntas e esclareceram as dúvidas. Todos os alunos vão votar, mas somente a partir do 5º ano podem participar das chapas.
As datas importantes desse processo são:
28 e 29 agosto: inscrição das chapas;
31 de agosto: homologação
3 até 14 de setembro: campanha
18 de setembro: eleição no horário de aula;

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dia do Folclore - 22 de agosto

Hoje comemora-se o dia Nacional do Folclore. Essa data foi oficializada em 1965, com o objetivo de preservar a riqueza da cultura popular.
Todo o ano nossa escola trabalha o folclore na semana que antecede o dia.

 Esse ano  está sendo muito especial pois recebemos a visita da UCS TV, filmando nossos alunos e os trabalhos sobre o folclore.
Bibliotecária professora Rosana contando histórias do nosso folclore aos alunos do 3º ano durante as gravações da UCS TV

Boitatá, Boto, Curupira, Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Negrinho do Pastoreio, Saci-Pererê e Sanguanel foram alguns dos personagens que andaram no imaginário das nossas crianças nessa semana.




As principais atividades realizadas foram:
Contação das histórias folclóricas
Confecção de personagens com massa de modelar e sucata,
trava língua
parlendas,
produção de texto
confecção de livro de lendas
Histórias animadas nos vídeos do youtube (LIE)
Desenhos e reescrita de histórias no LIE
Atividades com brincadeiras na Educação Física: esconde-esconde, pega-pega, 5 marias, amarelinha e bolinha de gude.




Assistam a reportagem da UCS TV hoje, às 18:30 h e 22:30h e amanhã, dia 23 de agosto às 11: 30 h.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Passeio ao Mato Sartori

Este ano todos as turmas do turno da tarde realizarão passeio de estudo ao Mato Sartori. Os passeios já foram  agendados e as turmas que ainda não puderam realizar o passeio aguardam com ansiedade!!!


Orientações e aprendizado com a coordenação de um guia.
 
A centenária árvore carrapicho, encanta a todos!

Presente do dia dos Pais

Esse ano o turno da tarde fez um trabalho diferenciado para o presente do dia dos pais.
Foram duas etapas. A primeira foi a elaboração de uma carta para o pai ou responsável. Os alunos conheceram as características do gênero carta, sua estrutura  e a função social da carta. Todas as cartas foram postadas nos Correios.
Segundo a professora Luciane S. Pollo esse trabalho foi muito especial pois alguns alunos moram longe de seus pais e assim puderam reforçar seus laços. 
A segunda etapa foi o chaveiro para o papai. Cada pai ou responsável de nossos alunos recebeu um chaveirinho com a foto do aluno e uma mensagem no verso. 
Agradecemos a todos os professores que se dedicaram no projeto e a coordenadora pedagógica Rosangela pelo estímulo e participação em todas as etapas.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

DIA DOS PAIS

No dia 11 de agosto, os pais dos nossos alunos, foram homenageados na nossa escola.
 
Recebidos, no  portão, pelas professoras Maria Laureci, Juleide e Caroline eram encaminhados para o salão, onde a Vice-diretora os esperava para uma palestra sobre: A difícil tarefa de ser pai nos dias de hoje.
 Reafirmou a importância dos valores que só os pais podem passar para os filhos, por isso a relação pai e filho deve ficar bem clara Pai antes de ser amigo é Pai, logo deve ser respeitado como tal.

Após, os pais foram encaminhados para as oficinas de jogos: na quadra resgate de brincadeiras de infância onde filhos e pais brincaram juntos. Em seguida voltaram para o salão para uma sessão de massagem e relaxamento, orientados pela professora Gislaine os alunos fizeram massagem em seus pais.

Dando seguimento, passaram pela oficina de Xadrez com o professor Tiago, e coordenadora Rosângela, no Boole com a profesora Lisandra e Bingo com o professor Gilmar. Finalizando os pais foram recepcionados no refeitório com um lanche especial.
Parabéns a toda comunidade escolar que não mediu esforços para que o evento fosse um sucesso!!!











quinta-feira, 9 de agosto de 2012

DIA DO ESTUDANTE



O Dia do Estudante é uma data especial, pois é uma homenagem a todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal. É comemorado em 11 de agosto porque esta é a data em que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais. Isto ocorreu no ano de 1827, por decreto de D. Pedro I. Antes disso, quem quisesse cursar o ensino superior, teria que ir até a Europa, pois era só do outro lado do oceano que existiam universidades. Dessa forma, somente pessoas de famílias ricas poderiam concluir seus estudos, fato que acentuava ainda mais as diferenças sociais no Brasil. A data comemorativa foi instituída por ocasião da comemoração do centenário de criação dos cursos.
Vale lembrar que ao longo dos anos este dia também marcou eventos importantes, como a criação da União Nacional de Estudantes ?UNE, em 1937, que é a entidade representativa dos estudantes em nosso país.
Lembre-se: Nunca é tarde para aprender!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

ESCOLA MARIANINHA NO JORNAL PIONEIRO

No dia 07 de agosto foi publicado no Jornal Pioneiro de nossa cidade as ações do Projeto Gentileza Sustentável.




A gentileza tem visitado corredores e salas da Escola Municipal Professora Marianinha Queiroz, no bairro São Cristóvão, graças ao projeto Gentileza Sustentável. Ele nasceu no colégio e ganhou a adesão da Fundação Marcopolo. A iniciativa acolhe a todos os 500 alunos, com ênfase aos de 8ª série, pois também tem como foco pensar o mercado de trabalho.
– Começamos com os professores trabalhando a questão do lixo e sua destinação. E, desde o 1º ano, destacamos que, se somos gentis conosco e com o outro, também exercitamos a gentileza e os cuidados com o planeta – explica a coordenadora pedagógica Eli Cássia Gubert.

Os alunos da 8ª série confeccionam sacolas retornáveis, com o patrocínio da empresa. Na foto, as alunas Mariele de Souza Pinto (E), 14, Agda Monteiro, 13, e Milena Roldão (D), 14. Essa atividade ofereceu noções de produção e empreendedorismo, pois criaram o logo para as bolsas e fizeram a serigrafia de um desenho escolhido em concurso: a imagem de um globo terrestre com uma árvore enraizada, de Paloma Lima da Cruz, 13, da 8ª série.
Conforme Cássia, os recursos da venda das sacolas, que também serão compradas pela Fundação Marcopolo, terão três destinos: a compra do moletom de formatura das oitavas séries, as despesas da cerimônia e melhorias na estrutura da escola.
– Se não fizermos nossa parte agora, teremos, no futuro, sérios problemas com o meio ambiente – opina a aluna Débora Pimentel, 14 anos, da 8ª série. (Vânia Espeiorin)

Parabéns a toda comunidade escolar!!!




















quinta-feira, 2 de agosto de 2012

AÇÕES DO PROJETO GENTILEZA SUSTENTÁVEL

Dia 22 de junho iniciamos com o circuito de palestras, algumas das ações do Projeto Gentileza Sustentável. Estiveram na escola os profissionais da empresa Marcopolo Jonas Toriani e Notwen Barbosa. O objetivo da Palestra foi orientar os alunos das turmas 81  e 82 sobre como estar preparado para concorrer a uma vaga de emprego. Atitudes positivas e valores como respeito, determinação e caráter são relevantes a um candidato no mercado de trabalho. As informações  que foram socializadas com os alunos foi de grande importância para que no futuro eles possam  buscar o seu 1º  emprego com segurança desde a elaboração do currículo à entrevista com o empregador. No segundo semestre estas ações continuam.




PROJETO

Os alunos das turmas de 6ºs   e 7ºs  anos liderados pela professora Gislaine desde o 1º semestre estão pondo em prática algumas ações dos dois  projetos de Ciências: Alimentação Saudável e Compostagem. Para este semestre veremos na prática a reeducação alimentar, bem como o manejo com a compostagem. Aguardem...

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.