quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Brincando com Alice

Brincando com Alice


2º ano B - professora Sandra Costa
Sala de Recursos: Ivete Terezinha Bertin

Os alunos do segundo ano da professora Sandra tiveram uma experiência diferente orientada pela professora Ivete.  Brincaram em duplas, onde um deles ficava com os olhos vendados e o outro o guiava. Alice acompanhou o trajeto das duplas pela escola.
O objetivo da brincadeira é reconhecer as dificuldades   da Alice, deficiente visual, nas atividades em que necessitamos  da visão.
Outro objetivo é que os colegas de Alice percebam a diversidade social e a necessidade de respeito às diferenças.

Meditação

Iniciou hoje a prática de meditação com todos os alunos da escola. A vice-diretora Lorena e a coordenadora Mariluci orientaram  a meditação pelo som nos dois prédios da escola no turno da manhã. Nos outros dias, com alternância,  a meditação pelo som vai ficar a cargo da bibliotecária Luciara e da Professora de informártica Vera, no turno da manhã. Porém os professores também vão trabalhar a meditação, tanto em sala de aula como em outros ambientes da escola.

Os alunos da tarde também  estarão meditando, orientados pelo som pela professora bibliotecária Maria Rosângela e pela professora do LIE, Marli Conte. Os professores da tarde optaram, também por uso de músicas relaxantes na sala de aula, leituras ao ar livre, e meditação orientada pelas próprias professoras da sala de aula.

Essa prática faz parte da formação em que  estamos participando quinzenalmente com Regina Migliori.  Consultora em Cultura de Paz da Unesco e presidente do Instituto Migliori, Regina  trabalha com o desenvolvimento do ser humano, quanto a ética, valores e crescimento pessoal.          

Nosso cérebro e as redes neurais



De forma geral, as práticas de meditação, chamadas de mindfulness,  consistem em prestar atenção de forma intencional no momento presente, sem julgamento. A atenção pode ser fortalecida com treino específico, a meditação, metodologia inspirada em práticas milenares, que vem sendo estudada pelas neurociências.
Alguns pontos positivos da meditação:
  • melhora a atenção e aprendizagem,
  • diminui a impulsividade e hiperatividade
  • fortalece a memória
  • fortelece os níveis de sabedoria e felicidade.
 Hoje em dia nos deparamos com grandes desafios, tanto ambientais como de conflitos humanos. O ideal de uma sociedade justa e igualitária deve ser trabalhado nas escolas com o intuito de diminuir a violência, preconceito, descomprometimento etc.. Almejamos um mundo melhor, por isso a Cultura de Paz está permeando nosso currículo este ano.




Oficina de Rugby



Nesta segunda-feira nosso escola recebeu o treinador da Seleção Gaúcha M17, Lucas Moreno para ministrar oficinas de rugby com os alunos nos dois turnos.   Lucas Moreno é treinador das categorias de base do Serra Rugby. A maioria dos nosso alunos não conheciam o esporte. Rugby ( lê-se râguebi) é um esporte coletivo originário da Inglaterra, foi criado como uma variante do futebol. Há outras variações desse esporte, como o rugby de praia, de toque, em cadeiras de rodas e o subaquático.






Para saber mais sobre o esporte em Caxias do Sul:
http://www.serrarugby.com.br/

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Semana Farroupilha 2014

A Semana Farroupilha 2014  ocorreu nos Pavilhões da Festa da Uva de 12 a 21 de setembro, reunindo  nomes reconhecidos pelo público, como  Luiz Marenco, que participou da apresentação  Orquestra  Jovem da Fundação Marcopolo e da OSLA no dia 19 de setembro na rua Sinimbu.

Imagens da apresentação nos pavilhões nesta sexta-feira, dia 19 de setembro com regência do maestro Ion Bressan.

 Orquestra  Jovem da Fundação Marcopolo, a OSLA e os cantores nativistas Tatiéli Bueno e Fábio Soares, com participação especial de Luiz Marenco.



Vira Virou, Orquestra Jovem Marcopolo, Orquestra La Salle Caxias, Tatié...

Hino Rio-Grandense, Luiz Marenco, Orquestra Jovem Marcopolo, Orquestra L...

Orquestra Jovem nos Pavilhões - Semana Farroupilha de 2014



Música clássica da música gaúcha se aproximaram para dar um show nos Pavilhões da Festa da Uva, na sexta-feira, dia 19 de setembro. Reuniram-se a Orquestra  Jovem da Fundação Marcopolo, a OSLA e os cantores nativistas Tatiéli Bueno e Fábio Soares, com participação especial de Luiz Marenco.
Os alunos estavam empolgadíssimos, pois na quarta-feira, dia 17 a orquestra ensaiou com Tatiéli Bueno e Fábio Soares.
Foram apresentadas Milonga para as Missões, Céu, Sol, Sul, Vira Virou, Felicidade, o Hino rio-grandense entre outras.

Tatiéli Bueno no ensaio, foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Confira no youtube:

Hino rio-grandense com Luiz Marenco

Vira-virou com Tatiele Bueno

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Final Festival de Dança 2014

Festival de Dança Marianinha Queiroz

Festival de Dança Marianinha Queiroz

Nesta quarta-feira, dia 17,  o ginásio de esportes da nossa escola foi palco do Festival de Dança Marianinha Queiroz . O Festival foi organizado pela professora Elisabete Comim. Todas as turmas apresentaram uma performance, a partir da escolha de uma música. Coreografias diversas foram apresentadas com muita criatividade e movimento.
Para isso os alunos estudaram a história da dança em suas diversas fases e depois criaram uma coreografia.

O projeto foi amplo:

Parte  teórica: história da dança
LIE:  uso de vídeo na observação da dança
Escolha da música a ser coreografada
Habilidades motoras: Trabalho com o corpo
Criação e execução da dança.
Filmagens e edição de vídeos
Apresentação em forma de Festival para toda a escola.

 Abertura com o Hino Rio-grandense
 Vídeo História da Dança - Coreografia 7º ano A

 Danças Gaúchas - 8º ano B
Summer (Calvin Harris) - 8º ano A

 Vídeo  Anos 60 - 6º ano B
Make me Up - 6º ano A 


Vídeo Anos 80 - 8º ano A e convidados do 9º ano

No Meio da Torcida (Anita) - 6º ano B

Talk dirt to me by - 6º ano B


6º Ano A - País de Futebol

 Crazy in Love - 7º ano A

 Vídeo - anos 2000 - 9º Ano A


Vídeo  - 9º ano A com participação das alunas especiais Gabriela e Yasmim


7º ano A - Loyal

7º ano  B -  We are one (Ole Ola)






8º ano B - Vídeo Rap A Paz está em Mim a Paz está em Você


9º A - Wiggle (Jason Durelo)


Vídeo  Final com grande participação de alunos, professores, serventes, etc.. Aguardemos sua publicação!!!!





quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Semana Farroupilha - 2014

  Semana Farroupilha - Pavilhões da Festa da Uva

 Os festejos farroupilhas estão acontecendo nos Pavilhões, desde o dia 12 de setembro até o dia 19.
O CTG de nossa escola apresentou-se nesta terça-feira, dia 16 de setembro. Os 2 grupos, Mirim e Juvenil, apresentaram-se juntos, dançando 3 músicas, Carangueiro, Chimarrita e Chote de Duas Damas.
 Grupo Juvenil
 Grupo Mirim

 As apresentações artísticas e culturais são realizadas no palco central, onde ocorre também  contação de lendas, dança da chula, boleadeira e canções gaúchas.
Os alunos puderam visitar  a Escola do Chimarrão, que ensina como elaborar um bom chimarrão, o acampamento, os animais da fazendinha, bem como os trabalhos  expostos no mural de exposições, produções de estudantes da rede municipal com o tema Farroupilha.

fotos: Pauline Leidens

Festival de Dança Marianinha Queiroz

Festival de Dança Marianinha Queiroz
Quando: 17 de setembro de 2014
Onde? Ginário de Esportes da Escola
Projeto professora Elisabete Comim


Frames do AMARP de Cristiana Livotto e Giovani Zaffari - 10 anos de AMARP

Nesta segunda-feira nossos alunos da tarde ficaram curiosos com a exposição de obras projetadas na parede. "Frames do Amarp" é um projeto que visa levar para fora do museu imagens do acervo do AMARP (Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul). Foram escolhidas 100 obras que foram vista por projeção.
A exposição é composta por 100 obras fotografadas que serão projetadas no ambiente escolar, tornando acessível o contato com obras de Arte do Acervo através de uma instalação. O projeto ocorrerá durante o horário do recreio nas escolas, com o objetivo de captar a atenção desse público por meio da interferência em seu cotidiano.

A instalação foi idealizada por  Cristiana e Giovani Zaffari, dentro dos 10 anos do AMARP. A cada 3 minutos, 3 obras são projetadas em molduras fixadas  na parede.

Depoimentos de nossos alunos, publicado no Jornal Pioneiro (17/09/14):

"Aluno do 8º ano no turno da manhã, Eduardo Fim de Souza, 13, já esteve no Museu Municipal e ficou encantado pelos 'retratos antigos' levados pela exposição ao colégio. Queria saber se havia alguma obra do Romero Britto, porque gosta das cores que ele usa nos trabalhos".

Mariana da Silva de Paula, 7, do 1º ano, nunca tinha visto uma exposição e gostou.

Maicom Borges da Cruz, 6, achou que os quadros estavam na parede e ficou intrigado com a pintura colorida de um senhor de chapéu e bigode.
- Foi a primeira vez que vi uma exposição. A pintura que mais gostei foi aquela - disse, apontando.

A professora de informática Vera Medeiros, que também foi con ferir Frames do Amarp, considerou a iniciativa inovadora:
- Ha um moviemnto na obra e isso combina com o olhar rápido deles, que estão acostumados com a tecnologia - compara.

Confira no site:
http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-tendencias/almanaque/noticia/2014/09/projeto-frames-do-amarp-visita-escolas-municipais-de-caxias-4599468.html


terça-feira, 16 de setembro de 2014

24ª Feira do Livro do Colégio São Carlos

No dia 9 de setembro nossos alunos integrantes do Coral, participaram da abertura da  24ª Feira do Livro do Colégio São Carlos. Estavam presentes a secretária da Educação Marléa R. Alves. O homenageado foi o escritor Kalunga.  Apresentaram-se, além do coral, o  Quinteto de Metais da Unidade de Música da Secretaria da Cultura.
 A equipe do Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria da Cultura também participaram da feira do São Carlos com a contação de histórias.

Saiu no Portal da Educação

A Secretaria da Educação prestigiou nossos dois últimos eventos publicando no Portal da Educação, confira no site:

 http://educacao.caxias.rs.gov.br/mod/forum/discuss.php?d=1073

Festa Campeira da Escola Marianinha de Queiroz reúne 300 pessoas



 


 

Escola Professora Marianinha Queiroz recebe a escritora Heloísa Bacichette
no site:
 




sábado, 13 de setembro de 2014

2ª Festa Campeira

Nossa Festa Campeira foi um sucesso. Apresentações com danças gaúchas que emocionaram a todos, com participação dos alunos da tarde, sob coordenação da professora Fabrina e Kátia da tarde e do CTG da Escola Marianinha, Mirim e Juvenil, com coordenação da professora Pauline Leidens. Brincadeiras diversas como  vaca parada, cavalinho, árvore da sorte, pescaria e um saboroso  almoço campeiro, salchipão e sagu.

Abaixo as fotos dos principais momentos:

 Hino Rio-grandense

Coreografia - Patrão Velho -


Patrão Velho -  Alunos da tarde sob coordenação da professora Fabrina

Alunos da tarde - coordenação da professora Kátia

Apresentação dos alunos da tarde 
- Coordenação da Professora Fabrina
C TG - Grupo Mirim

C TG - Grupo Mirim

 
C TG - Grupo Mirim


CTG - Grupo Juvenil

CTG - Grupo Juvenil

CTG - Grupo Juvenil

CTG - Grupo Juvenil

Belíssima apresentação CTG da nossa escola!


CTG - Mirim e Juvenil - Prendas e Peões da nossa escola

Confira no site do nosso CTG - Grupo de Dança Campereando Tradições
 

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.