terça-feira, 25 de outubro de 2016

Palestra "Adolescência"

No dia 25 de outubro de 2016 os estudantes da Turma Acelerada assistiram a palestra sobre Adolescência e Sexualidade realizada pelas estagiarias de Psicologia da UBS do Bairro Eldorado, Natália Bossardi e Jéssica Fontana.

A adolescência é o período compreendido entre os 10 e 19 anos, fase de desenvolvimento do ser humano, passagem da infância para o mundo adulto. Os adolescentes passam por muitas transformações, físicas, sociais e psicológicas. Nesse período crítico é muito importante a informação, com essa preocupação a escola, através da professora Letícia de Ciências e da professora Leda, da turma Acelerada,  organizaram essa palestra de esclarecimento.






No final da palestra os estudantes receberam a cartilha para adolescentes: Sou adolescente e agora?, com informações básicas para que esse período da vida seja mais saudável e sem riscos.

Semana da Criança - Educação Infantil da Manhã

No turno da manhã as  duas turmas de Educação Infantil participaram de várias atividades na Semana da Criança.

Na segunda-feira, dia 10 de outubro,  houve o circuito de atividades com a brinquedoteca.
Na terça-feira, dia 11 de outubro: cinema com pipoca, filme "Pets".
Na quinta-feira, dia 13 de outubro, após o feriado ouviram histórias e realizaram o Desfile de Fantasias.
Na sexta-feira, dia 14 de outubro: Lanche partilhado. Sexta  foi um dia  muito especial, pois cada estudante trouxe um prato para compartilhar, pintura de rosto, cabelo maluco também foram atrações deste dia.

Professora Suzete e Luciane









Fotos professora de Arte Elaine Cristina Rech Mascarello

5ª GINCANA HALLOWEEN


 GINCANA DE HALLOWEEN 

TAREFA 12 - MY JACK-O-LANTERN IS HERE
O um dos maiores símbolos do Halloween é o Jack O’Lantern… Então ele não poderá ficar de fora da Gincana!

Vocês devem confeccionar o seu próprio Jack-O-Lantern (lanterna de Halloween) em casa, e trazê-lo para expor em sala no dia 31/10.

Há vídeos e instruções na internet.
Sejam criativos! Inovem!

Lanterna Boa – 10 pontos. Lanterna Média – 5 Pontos – Lanterna Fraca - 3 Pontos.



TAREFA 13 - LITTLE ANIMALS FROM NOAH


Vocês deverão trazer miniaturas de animais de brinquedo peçonhentos ou ferozes para realizar uma exposição com seus respectivos nomes em Inglês no dia 31/10.
Não pode repetir os animais, apenas um de cada.
Preparar um “palco” ou estande com materiais recicláveis (não pode ser de isopor) para a apresentação dos animais.
Montagem do palco – 03 pontos; 01-04 animais – 03 pontos; 05-09 animais – 06 pontos; 10-20 animais: 10 pontos.
Caso a equipe consiga mais de 20 miniaturas, cada uma delas, a partir da 20ª, valerá 1 ponto adicional.
  


TAREFA 14- HALLOWEEN DANCE


Nesta edição da Gincana de Halloween um dos representantes da Equipe deve vir caracterizado como “zumbi” e realizar uma coreografia da música Thriller do Michael Jackson. A música será tocada uma vez só, e todos os estudantes participantes dançarão juntos. No youtube existem vários exemplos para a coreografia, bem como o clipe original.

https://www.youtube.com/watch?v=sOnqjkJTMaA

Clipe original:



 Professora Inglês -  Eliane Baldissera



Palestra aos professores - Psicóloga Kátia dos Santos

Nesta sexta-feira, nas reuniões pedagógicas dos dois turnos tivemos a presença da psicóloga  Kátia dos Santos que palestrou sobre os desafios da docência frente aos estudantes, nativos digitais.

A Escola Marianinha está atenta às necessidades de adequações pedagógicas e metodológicas, visando contemplar as novas demandas para fazer frente aos inusitados cérebros dos nossos estudantes, devido ao uso intenso das tecnologias.
Levando esta preocupação constante da gestão escolar à Fundação Marcopolo, através da sua Analista de Responsabilidade Social, Creice Arse, a mesma buscou uma profissional no mercado, alinhada às nossas necessidades. 
Trouxe para uma reflexão, a Psicóloga Kátia dos Santos, Coordenadora da Universidade Corporativa do Centro Universitário Uniftec, que abordou as metodologias ainda usadas, frente a atratividade das tecnologias, que absorvem a atenção dos aprendizes, deixando os estudos e aprendizagens para último plano, quando ainda enquadradas assim...







A Psicóloga orientou aos professores de que este novo perfil cerebral, em plena transformação, não se sente atraído pelas aulas expositivas, quando se torna um mero ouvinte e a sua única atribuição é copiar, responder atividades propostas ou preencher folhas em cópias iguais a todos, como se todos tivessem habilidades e competências iguais. 
​Sugeriu ela, a busca pelo protagonismo dos estudantes, que agirão quando desafiados e se tornarem responsabilizados a busca do seu conhecimento e sua qualificação. Também desafiou os educadores a buscarem novas metodologias, adequando-se as novas necessidades, tornando-se um mediador, sem abrir mão dos seus saberes e de usar esporadicamente aulas expositivas, para a orientação dos estudantes. 
A profissional enalteceu profundamente, o essencial trabalho dos educadores que sempre desempenharam papel insubstituível na sociedade, mas que hoje, com as atribulações das famílias em busca da subsistência, a escola e os educadores são os protagonistas principais da evolução da sociedade. 
Com o foco voltado para o sucesso da conclusão deste ano letivo, mas já com o olhar voltado as mudanças na avaliação para o próximo ano, que por definição do novo Regimento, passa a ser por menção, já estamos com o olhar atento voltado para fazer frente aos novos desafios.


Vice-diretora Lorena Bachi Steffli

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

5ª GINCANA HALLOWEEN

TAREFA 04 - I MAKE MY PART AND I HELP THE SCHOOL

Será que R$5,00 realmente fazem a diferença para a escola? E se cada aluno contribuísse com esse valor durante o ano? Tenho certeza de que vocês pensam nisso sempre que percebem algo quebrado, velho ou inoperante na nossa escola. Portanto, se alguem puder contribuir, deverá fazê-lo até o dia 28/10. Assim, como forma de agradecimento e incentivo realizaremos um levantamento quanto ao número de contribuições que os integrantes da equipe já realizaram. Na quarta-feira, dia 31/10 nossa querida recepcionista Olina Gil, entragará um relatório contendo o número de contribuições que cada turma realizou até agora. Cada mês de contribuição contará um ponto para a equipe.


TAREFA 05 - CUSTOM YOUR OWN PLACE 

Nesta Gincana, a decoração das salas de aula será realizada durante UMA aula de Arte e UMA de inglês apartir do dia 19/10. Dessa forma os alunos serão avaliados quanto a sua participação na Equipe e também na disciplina de inglês. Vocês devem providenciar palavras em inglês com o tema Halloween para decorar a sala de aula também. Em hipótese alguma a equipe escrevera nas paredes, chão ou teto. Apenas em cartazes, folhas, cartolina, etc. Para cada equipe será disponibilizado uma data a ser divulgada. As equipes deverão trazer material para enfeitar a sala (QG). O teto poderá ser enfeitado também. Podem-se ultilizar material reciclado,  cartazes, tecidos, máscaras, vassouras, etc.  A utilização de materiais recicláveis aumentará os pontos.


 TAREFA 06 -MAKE YOUR WORDSEARCH



Preparar um caça palavras contendo 25 palavras em inglês  no site do Discovery Education: http://puzzlemaker.discoveryeducation.com/WordSearchSetupForm.asp
O Caça-palavras deve ser salvo em formato PDF e enviado para o e-mail da gincana até o dia 27/10/16. No título deve conter o nome da equipe e da turma.

http://puzzlemaker.discoveryeducation.com/WordSearchSetupForm.asp




Professora Eliane Baldissera

5ª Gincana Halloween Marianinha

5 ª GINCANA DE HALLOWEEN 


Nossa gincana completa 5 anos este ano. 
Nesta 5ª edição, a campanha solidária vai beneficiar o Lar São Francisco de Assis. 

O Lar São Francisco de Assis é uma sociedade sem fins lucrativos, fundada em 1960, com sede no bairro Cinquentenário em Caxias do Sul, tem como prioridade básica dar atendimento a idosos, homens e mulheres desamparados e pobres.  

A arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal será feita por cada equipe. 






ATENÇÃO PARA AS PRIMEIRAS TAREFAS:

TAREFA 01 - WE ARE READY!

Conversar com a turma, decidir o nome da equipe, que deverá ser em inglês. Definir um líder para a equipe. Enviar um email para o e-mail da gincana contendo o nome da equipe, do líder. 05 pontos


TAREFA 02 - WE ALL HAVE NUMBERS!

Todos os integrantes da Equipe devem possuir números. Numerem todos os estudantes.   Não pode ser o número da chamada, pois alguns números não existem. A numeração deve iniciar em 01, sendo que este número deve ser o líder. Enviem, no e-mail da gincana, uma lista contendo o número e nome dos membros da equipe até sexta, 21/10. 5 pontos.

Obs. Algumas provas devem ser realizadas por alunos específicos, ou seja, a comissão escolherá um aluno pelo seu número, e este deverá realizar a tarefa. Se o aluno não estiver presente no dia da prova, a equipe fica com 0 pontos na determinada prova.


TAREFA 03 - WE'RE GOMMA NEED THESE:

 Os materiais devem ser entregues apenas no dia 27/10. As peças serão entregues dentro de duas caixas de papelão, personalizada pela equipe, uma para alimentos e outra para os produtos de higiene. A equipe fica responsável por encontrar e trazer duas caixas de papelão para colocar as doações. Cada produto vale 3 pontos, lembrando que não serão aceitos perecíveis. Esta prova tem pontuação variável e poderá definir um campeão.
Professor Tiago idealizador da Gincana - 2014


 Observações importantes:
A gincana se realizará na sala de aula e na quadra de esportes, a partir do 3º período do dia 31 de outubro, segunda feira.



Cada equipe será responsável pela limpeza da sala de aula, recolhendo tudo o que foi utilizado na decoração, com separação do lixo. A comissão organizadora passará nas salas para verificar a limpeza e organização.
Todas as tarefas possuem pontuação, as equipes receberão as tarefas juntamente com as pontuações das mesmas.

Professora Eliane Baldissera

Crédito das Fotos:

Fotos da Gincana de  2014

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Dia do Professor - 15 de Outubro

Neste ano o dia do professor caiu num sábado ensolarado, ótima oportunidade para parabenizar os professores com um passeio. 

O local escolhido foi Nova Petrópolis e o Restaurante El Paradiso em Morro Reuter.

Nova Petrópolis florida. Passeio ao centro, praça e labirinto.

Passamos a maior parte do tempo em Morro Reuter.  O espaço restaurante é muito arborizado, ideal para descansar corpo e mente,  com comida da cozinha italiana, alemã, cerveja artesanal, sucos e chás com ervas cultivadas no próprio local.


 O espaço externo, oferece quadra de vôlei, piscina, mirante, em meio ao verde, com muitas araucárias e espaços especiais, como a fábrica de ovos, onde podemos observar galinhas, peru, pavão e o gatário, com comércio de gatos exóticos. 







Outro espaço singular é a Kombi-loja itinerante, o Espaço Bambu.   
Finalizamos o dia no Parque dos Mosaicos, Caminho das Serpentes, um espaço em meio à natureza dedicado ao mosaico, criação da artista Cláudia Sperb. Gravuras, azulejos, caminhos, mirante, totens, cavalos, flores, borboletas... nos encantamos com tanta criatividade!


 Mirante - Mata Atlântica









Este presente foi possibilitado pela direção da escola, setor social e pela Fundação Marcopolo.

CRÉDITO DAS FOTOS: Mariluci Martello e Vera Medeiros


Confira os sites abaixo:

www.restauranteelparadiso.com.br

http://www.claudiasperb.com.br/parque-de-mosaico/


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Semana das Crianças

Semana da Criança
Na escola, nos dois turnos,  tivemos várias atividades de integração e recreação. No turno da tarde a recreação acontecia após o recreio.Na segunda-feira foram oferecidas várias oficinas.Na terça-feira foi realizada uma festa a fantasia com pintura de rosto e cabelo maluco. Na quinta-feira assistiram ao desenho Pet e na sexta foram oferecidas várias opções de diversão, na quadra, no pátio, na biblioteca e no LIE com Xbox, jogos de bola, corda, jogos educativos, ping-pong etc.
                                                                 Corda

                                                  Mesa de ping-pong






Jogando bola



X-box









Jogos Lúdicos no LIE 

C U R I O S I D A D E S

Origem do dia da Criança: 
O dia da Criança foi criado por um deputado na década de 1920 e oficializado pelo decreto 4867 de 1924 pelo então presidente Arthur Bernardes. Porém a  popularidade do dia aconteceu nos anos 60 com a campanha da fábrica de Brinquedos Estrela, com promoção para esse dia, com objetivo de aumentar suas vendas. A partir dai esse dia passou a ser muito importante para a venda de brinquedos! Apesar de ser uma data comercial é um momento de refletirmos sobre a importância da proteção e dos cuidados especiais que devemos ter com esses pequenos seres, lembrando a Declaração dos Direitos das Crianças aprovada pela ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS)! 

 No site da Unicef você pode conferir A Declaração dos Direitos das Crianças:

 http://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10120.htm

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Semana da Criança

Semana da Criança

Durante esta semana tivemos várias atividades em comemoração ao Dia Da Criança.
Sessão de cinema, dia da fantasia, brincadeiras e oficinas fizeram parte da semana.
No dia 11 de outubro foi entregue um livrinho a cada criança até o 3º ano e do 4º ao 9º ano e Acelerada ganharam um gibi da Fundação Marcopolo.

 1º ano B
5º ano A

3º ano A

4º ano b

3º ano b

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

DIA NACIONAL DAS AVES



DIA NACIONAL DAS AVES

Na semana passada tivemos dois dias muito especiais, o 4 de outubro dia de São Francisco e dos Animais e o dia 5 de outubro, Dia Nacional das Aves. 


Sentimos a necessidade de trabalharmos sobre o respeito aos animais, principalmente as aves, com o intuito de educação ambiental, visto termos presenciado atitudes de falta de respeito com esses seres já há algum tempo. Temos um mato nativo ao lado da escola, que nos possibilita a observação de muitas aves e animais silvestres, como os bugius na época do pinhão, tucanos e uma infinidade de aves. Soubemos de algumas agressões, principalmente a ninhos com ovos, tucanos e também agressões aos quero-queros nos gramados do entorno.

                                  Turma do 3º ano B
                                        Turma do 5º A
As turminhas do 5º ano pintaram uma ave da região



O trabalho foi realizado em Tecnomídas, no turno da tarde do 1º ao 5º ano com as professoras Vera e Letícia. Analisamos o quadro que temos na biblioteca onde o planeta está no centro com vários animais ao redor, mostrando a conexão com todos os seres. Os animais também pertencem a esse planeta, estão aqui há mais tempo e merecem o respeito e proteção dos seres humanos. Houve bastante participação dos estudantes, com depoimentos e perguntas. Depois assistimos a um vídeo com filmagens dos pássaros da nossa região, muitos feitos no pátio interno da escola, onde há muitas árvores nativas.


Turma do 1º ano B



Pontos trabalhados:
  • Importancia do respeito e proteção aos  animais
  • Observação de Aves
  • Nome científico e nome comum
  • Aves exóticas e nativas
  • Espécies de nossa região
  • Leis de proteção

LEIS DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS



Com o intuito de preservar e proteger os animais do nosso planeta foram criados muitas leis, apesar disso ainda falta muito em relação ao respeito aos animais, não só os silvestres, mas os domésticos também. Eles tem direito a ter uma vida digna, por isso a importância da educação ambiental iniciar desde criança.

Todos os animais silvestres são considerados propriedade do poder Público, que cria leis para a sua proteção com o intuito de preservação do meio-ambiente para as futuras gerações. Os estados também tem suas leis de proteção seguindo a Constituição Federal.

A primeira lei federal que visa proteger os animais é de 1934, foi editada no Governo de Getulio Vargas, no decreto 24645/34, ainda em vigor, diz que os animais são tutelados do Estado. Outra lei federal importante para a defesa dos animais é 9605/98, Lei de Crimes Ambientais. Segundo esta lei é crime com multa e detenção atos contra a fauna silvestre, segundo a lei é considerado crime matar, ferir ou mutilar, perseguir, caçar, apanhar, vender, danificar ou destruir ninhos ou abrigos e criadouros naturais.

O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a editar um código de proteção aos animais. Lei estadual nº 11.915 de 21 de maio de 2003. Confira no link abaixo:


Em 1978 foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais pela UNESCO na Bélgica em 1978:

1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
3 - Nenhum animal deve ser maltratado.
4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.
6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.




Onde denunciar maus tratos ?

- IBAMA- Caxias do Sul - 3 2220350  -  0800 61 8080
- 190, Brigada Militar ou Patram e Bombeiros, pois os animais são tutelados pelo Estado.



"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." - Leonardo da Vinci

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." - Mahatma Gandhi


Parceria: Professora Vera, do Lie da manhã  e professora Letícia  da Tecnomídias da tarde


Blog de Observação de Aves da professora Vera:
http://explorandoaves.blogspot.com.br/
 

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.