quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Eleições

O processo eleitoral que elegeu as novas equipes diretivas (direção e vices) das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Caxias do Sul aconteceu no dia 18 de novembro, das 9h às 20h.

A comissão eleitoral, responsável pela coordenação do pleito, era composta por um aluno, um pai de aluno, um representante do Sindicato dos Servidores Municipais, um professor, um representante do Conselho Municipal de Educação, um representante de Grêmio Estudantil, um representante da Secretaria Municipal da Educação, um representante da Procuradoria Geral do Município, um representante da Secretaria de Recursos Humanos e Logística e um representante dos diretores, que não esteja concorrendo.

Toda comunidade escolar (pais, alunos, funcionários e professores) tiveram direito a voto.

Este ano são 71 escolas da rede municipal que realizaram o processo eleitoral. A posse das equipes diretivas eleitas acontece no dia 14 de dezembro e o mandato compreende o período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2014.

Na nossa escola as eleições transcorreram tranquilas.
A chapa 2 foi a ganhadora.

Parabéns a nova equipe!!!!
Direção: Professora Luiza 
Vice-manhã: Professora Lorena
Vice-tarde: Professora Míriam

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Halloween

Halloween

Conversa sobre bruxas leva muita gente a pensar em Halloween. Pois saiba que o Dia das Bruxas não é criação dos Estados Unidos. A festa é muito antiga, tendo sua origem na Irlanda celta, onde, por volta do século cinco antes da nossa era, o ano terminava em 31 de outubro.

O feriado de Ano Novo era chamado Samhain. Acreditava-se que, nesse dia, os mortos voltavam à Terra.. Querendo expulsa-los, os camponeses apagavam o fogo em suas casas, tornando-as pouco acolhedoras, vestindo-se como seres maléficos e faziam ruídos terríveis.

Os romanos que ocuparam o território celta no século um da nossa era integraram o Samhain às celebrações em honra de Pomona, a deusa dos pomares e colheitas. Mais tarde, quando o mundo romano se tornou cristão, os festejos se ligaram ao Dia de Todos os Santos, em Inglês All Hollows Day , cuja véspera – All Hollows Eve, de onde vem o termo Halloween – era o dia em que os mortos e as bruxas ficavam à solta.

O hábito de pedir doces de casa em casa, que vemos nos filmes americanos, vem quando os jovens percorriam a cidade pedindo dinheiro e bolos. Em troca, prometiam rezar pelas almas dos mortos. O costume de se vingar dos que se negassem a contribuir – as travessuras - provavelmente surgiu na mesma época.

No Brasil, nunca tivemos a tradição do Halloween, mas, há alguns anos, escolas e cursos de inglês começaram a comemorar a data, principalmente com festas à fantasia. Muita gente torce o nariz, dizendo que isso é coisa de americano, mas, como vimos, a festa vem de muito mais longe. Da mesma cultura que começou, há tantos séculos, a comemorar o Natal em dezembro, junto com a festa celta do solstício de Inverno.
fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças/ outubro 2011




Também nós da da Escola Municipal Profª Marianinha Queiroz estamos conectados com esta troca de cultura que o mundo globalizado nos trouxe. Emprestamos nosso formato de Carnaval a outros países, por exemplo, e enriquecemos nossas aulas e nos divertimos com as brincadeiras de Halloween.

Professora de Língua Inglesa: Eli Cássia Gubert

Chapas Eleições Direção

Apresentação das chapas para eleição de direção

Nestes 50 anos, é a segunda vez que temos duas chapas concorrendo a direção da nossa escola.
No dia 18 de novembro, das 9h às 20, pais, alunos e professores vão decidir quem vencerá por eleição direta.
As duas chapas



Chapa1 - Professora Vera (vice tarde), Professor Paulo (diretor) e Andréa (vice manhã)




Chapa 2 : Professoras: Lorena (vice manhã), Luiza (direção) e Míriam (vice tarde)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Saiu no Pioneiro

Título da reportagem do Pioneiro "Ex-alunas de Marianinha Queiroz lembram de professora exigente e gentil- Escola que leva o nome da professora completa 50 anos" traz depoimentos de nossa ex-diretora Luci Dal Piaz Nunes e da professora Janete Scopel. Lembranças de nossa patrona.

Professoras Janete e Luci, lembranças boas de Marianinha

Vale a pena conferir clique no link:          Clique RBS - Pioneiro


Saiu no Pioneiro

Nossa festa de 50 anos repercutiu em toda a cidade. As filhas da nossa patrona: Mariazinha de Queiroz Casara, Regyna de Queroz Gazzola e Marília de Queiroz Fochesato, estiveram presente e foram homenageadas.
Na Vila Marianinha, casa de nossa patrona, mora Marília de Queiroz Fochesato, filha mais nova de Marianinha Queiroz,
Fachada da casa é de 1930


Homenagem: Medalhas dos 50 anos e uma pintura representando a professora  Marianinha entre flores.


Confira a reportagem do Pioneiro.


Saiu no Portal da Educação:

 http://educacao.caxias.rs.gov.br/mod/forum/discuss.php?d=142

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Festa de Comemoração dos 50 Anos da Escola



No dia 28 de outubro aconteceu a Festa da Escola Marianinha alusiva aos 50 anos. A festa foi realizada na nova cancha de Esportes.
Foram homenageadas várias pessoas de gestões anteriores, como direções, representantes das CPMs e ex-alunos, pessoas que de alguma forma contribuiram para o crescimento de nossa escola.

Também esteve presente o Secretário de Educação e asessoria da SMED e as filhas de nossa patrona Marianinha Queiroz.

O Diretor Paulo Santos destacou a importância de preservar nossa história de forma positiva, sem saudosismos, mas de forma dinâmica, pensando no futuro, numa educação com qualidade, fundamentada na cidadania.

JORNALISTA POR UM DIA

Projeto Conhecendo a Comunidade
Série: 7ª série
Trabalho integrado com Português, Biblioteca e Informática.
Professora Míriam e Professora Mariluci

Os alunos foram a campo observar o entorno da Escola. Com máquinas digitais e celulares flagraram aspectos críticos da comunidade e aspectos positivos. Os alunos elaboraram artigos sobre os assuntos pautados. Foi um projeto onde foram escolhidos os melhores textos para enviar ao concurso Jornalista por um dia.
Pontos negativos: Ruas sem acostamento
Lixos em lugares indevidos
Desleixo com a natureza lixo jogado em qualquer lugar

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.