quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Festa Campeira 2017

Continuando com a segunda postagem da Festa Campeira

                                           
Diretora Mariluci e apresentadoras da Festa: professoras Luiza e Aline

Dança da Chula

A dança da chula surgiu como um desafio entre os peões, com esta dança que exige muita concentração, eles impressionavam suas prendas e resolviam suas desavenças.
João Vítor da turma 6º B e seu irmão Marcos Vinícius do 1º ano fizeram um show desta dança. O trovador Donizete abrilhantou este momento:








 Poesia da Prenda Camila Strasser 

Camila Strasser do 4º ano retratou em seus versos o universo gaúcho, carregado de bravuras e conquistas, contando sobre os brinquedos e brincadeiras de nossas crianças.



Nicolas Oliveira do 4º ano acompanhou com seu talento de gaiteiro



 Quando ronca uma cordeona num fandango lá no rincão,
 e de vereda o salão enche de pares dançando
 já tem alguém comentando que a festança vai ser baita, 
Nem nota que atrás da gaita tem um gaiteiro tocando...
Profissão de gaiteiro pouca gente reconhece;
 é depois que a noite aparece que chega o seu momento, 
fazendo acompanhamento até pra pelear de mango; 
chegando ao fim do fandango, alguns desfazem o seu talento.
 e para aqueles que pensam que é fácil ser gaiteiro,
 lhes digo meus companheiros, do fundo do coração;
 para exercer a função tem que gostar de verdade, ter calma paciência a vontade e mais pura vocação.. (...) (autor Edson Paim de Vargas e Aldemir dos Santos)

 Rubens Rodrigues dos Santos, cantor e Danniel Rodrigues, gaiteiro (7ºB) apresentaram as músicas Bota Nova e Festa do Morro Feio.



CTG Marianinha Queiroz:

Nossa escola se orgulha de ser uma das poucas instituições de ensino  que ainda preservam o seu CTG. Atualmente contamos com ajuda  voluntária de nossos estudantes e ex-alunos que sob a supervisão da professora Rita ensaiam semanalmente. Abaixo algumas fotos da apresentação na nossa festa campeira:





Brincadeiras da Festa Campeira










terça-feira, 26 de setembro de 2017

Festa Campeira 2017


Neste sábado tivemos a Festa Campeira na nossa escola, a comunidade pode assistir a várias apresentações, se divertir com as brincadeiras e provar a gostosa comida campeira.

A cultura de nosso estado foi marcada profundamente pela maneira como se deu a ocupação dessas terras, com guerras, batalhas e a exploração do gado bovino que trazido pelos padres jesuítas, multiplicou-se, solto em nosso pampas. Nosso povo se formou com um intenso sentimento nativista, que se traduz pelo amor a terra  e a tudo que se refere aos usos e costumes da vida campeira. Diz-se por aqui que o gaúcho tem duas pátrias: A Grande e a Pequena!

Nossa escola tem como missão reviver estes valores, fomentando em nossos estudantes o amor às tradições, legado de nossos ancestrais. Gaúchos e gaúchas de todas as querências se fazem presentes, ao longo dos anos em nossa Festa Campeira, provando que um povo que tanto lutou por liberdade não pode deixar preso seu orgulho de ser gaúcho.

Iniciamos com o Coral Vozes do Sul


Esse coral, formado por voluntários iniciou em 1994, como um coral de músicas gauchescas formado por alunos da Academia Tryanon. O coral se tornou independente e passou a se chamar Grupo de Canto Vozes do Sul, apresentando-se em várias atividades sociais como missas crioulas, rodeios etc.
O coral é presidido por Gentil Zanatta e regido pela maestrina Maristela Cordeiro, são em torno de 25 integrantes contando com cantores e músicos. Nos orgulhamos também de ter entre os cantores nossa querida ex-diretora Luiza Dal Piaz e nossa querida ex-professora Noêmia Bassanesi.




Declamação da Prendinha Ingrid Munhoz


CTG Imigrantes e Tradição

O amor à esta terra e o apego a tudo que se refere ao nosso chão, determinaram entre nós o surgimento de uma forma, única no mundo, de culto às tradições, os nossos Centros de tradições Gaúchas, os CTGs. Desde 1935, o primeiro surgido, muitas outras entidades vem semeando a nossa tradição.  O CTG Imigrantes e Tradição, sediado em Ana Rech, também esteve presente representados pela invernada veterana e mirim. Destacamos a participação de nossa professora Tais Grifante na invernada veterana. 






CTG MARCO DA TRADIÇÃO

O CTG Marco da Tradição, da Empresa Marcopolo também apresentou-se na nossa escola. Este CTG foi composto em 1986 por colaboradores através da Associação dos Funcionários da Marcopolo. O CTG conta com Departamento Artístico, Cultural e Campeiro, são aproximadamente 400 integrantes entre colaboradores e familiares. O atual patrão é Gilberto Corsso e no departamento campeiro, Jonilto Everson dos Santos de Quadros.











AGUARDEM MAIS FOTOS

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Conhecendo o Bairro

Ciências Humanas
 3ºs anos da tarde
Professoras: Raquel e Tatiana
Data: 01/09/17

Com o intuito de vivenciar a aprendizagem acerca do bairro, os estudantes do 3º ano realizaram um passeio pelas redondezas da escola, identificaram suas residências, bairros e assistiram uma palestra na UBS Eldorado sobre higiene e saúde. O passeio de estudos culminou com um piquenique na praça central de Ana Rech, onde se divertiram muito.


Palestra na UBS Eldorado




 Crédito das fotos: Professora Raquel

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Semana da Pátria

Bom feriado a todos!


Arte na Moda

Professora Marilene Maciel
8ºs anos
Os estudantes do 8º ano foram convidados a criar roupas com referencia na arte. Há muito a moda imita a arte, entre tantos estilistas da moda,Yves Saint Laurent criou roupas inspiradas em artistas, como o vestido tubinho inspirado em Mondrian. Os estudantes pesquisaram essas tendências em diversas épocas e botaram a mão na massa, criando roupas com inspiração na arte.

Picasso, Van Gogh, Mondrian, Matisse, Frida Khalo foram alguns artistas estudados.


O desafio foi criar com influencia do artista escolhido. Abaixo algumas fotos das exposições :






RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.