Professora Marivane Mascarello
Dia 26 de outubro os alunos do 4º ano B visitaram e tiveram aula no Museu Municipal de Caxias do Sul, dentro do projeto de Educação Patrimonial. O prédio do museu é da década de 1880, época em que não havia calçamento nas ruas, propriedade da família Morandi Otolini, a partir de 1894 foi a Intendência, a prefeitura. O museu foi instalado em 1975.
O museu possui um acervo de onze mil peças recebidas de doação. São objetos dos antigos habitantes indígenas e da imigração italiana que se instalou nessa região desde 1875. Podemos conhecer sobre as profissões, através das ferramentas e dos equipamentos de trabalho, marcenaria, carpintaria, ferreiro, funileiro, sapateiro, comerciante, farmacêutico, alfaiate... São 6 salas mostrando o acervo e um espaço para exposições provisórias.
Á direita resquícios dos índios que viveram nessa região, instrumentos de pedras, sambaquis, pedaços de cerâmica. Á esquerda, malas e baús, representação do Porto de Gênova na Itália de onde saíram os imigrantes para o Brasil.
O pilão, onde os grãos eram moídos
O famoso quadro pintado por Jorge Leitão de 1955, a pintura retrata os primeiros tempos dos imigrantes desbravando a nova terra, o corte das araucárias, a serraria, carro de boi, a moradia dividindo a cozinha do resto da casa devido ao perigo de incêndio... Uma bela obra para que nos leva a compreender o desafio que enfrentavam os primeiros imigrantes!
A sala da metalúrgica Abramo Eberle, evidenciando a vocação industrial da cidade
Momento para o lanche
O museu fica aberto à visitação de terça a sábado das 9 h da manhã às 5 horas da tarde.
Endereço? No centro, Rua Visconde de Pelotas, 586
email do Museu: museumunicipal@caxias.rs.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário