sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Uili Bergammin Oz


Hoje, dia 30 de agosto foi um dia muito especial para nossa escola , o escritor Uili Bergammin Oz palestrou para os alunos dos dois turnos.

Uili é nosso conhecido principalmente pelos livros A Mordaça e A Ilha Mágica, já esteve em nossa escola palestrando para os estudantes e coordenando rodas de leitura com os professores. 
A magia da Leitura, decoração letrada para recepcionar o escritor

Uili contou sobre sua infância, da carência de luz elétrica numa determinada época de sua vida e de como o encanto da leitura o transformou, e foi com Dom Quixote que o escritor entrou no mundo maravilhoso das letras. O Clássico de Miguel de Cervantes inspirou livros como A Ilha Mágica e As Novas Aventuras de Dom Quixote, mas Uili não parou por aí, foi conhecer um dos roteiros turísticos mais famosos da Espanha, a Rota Dom Quixote! Disso resultou, neste ano de 2018 a estreia do livro Dom Quixote de la Mancha, com tradução e adaptação juvenil.



Uili tem 18 livros publicados, e outros tantos esperando por publicação. Escritor renomado, com muitos prêmios literários. Trabalhou na Biblioteca Pública Municipal, onde popularizou as rodas de leitura. Vencedor de diversos prêmios literários, ministra palestra nas escolas além de oficinas literárias. Seus livros encantam jovens e adultos. Neste ano adotamos três títulos: A Estrela, Bisbilhoteca e  A Mordaça. 


A Estrela conta a história da menina Estela que nasceu numa mina de pedras brilhantes, sonhava ser astronauta, queria  subir muito alto e para isso estudou bastante para poder ver as estrelas brilhantes no céu! As maravilhosas ilustrações são de Ernani Carraro.


Bisbilhoteca é o primeiro livro infantil do escritor. Bisbilhoteca é a história de Ìcaro, um menino que não gostava de ler.  Essa história linda foi baseada no filho de Uili, Ícaro, que também não gostava de ler!

A Mordaça nos apresenta um quadro onde a tecnologia impera, Neo vive no mundo virtual, ignorando seu lado  humano, seu amigo Arcade tenta resgatá-lo. Tema muito presente hoje em dia, foi teatralizado com o Grupo Ueba em 2013. 


 Estudantes do 8º ano organizaram Chá Literário nas dependências da Biblioteca, onde receberam o escritor e tiveram momentos de bate-papo com Uili.





 Estudantes ouviram atentos, riram e se emocionaram, no final muitas perguntas

Alguns trabalhos dos alunos:













Site do escritor:

O escritor já esteve em nossa escola em outros anos, confira:

http://marianinhaqueiroz.blogspot.com/2013/06/uili-bergamin.html

http://liemarianinha.blogspot.com/2013/06/escritor-na-escola-uili-bergamin-2013.html

https://caxias.rs.gov.br/2013/11/escola-marianinha-de-queiroz-recebe-escritor-e-grupo-de-teatro
http://marianinhaqueiroz.blogspot.com/2013/09/oficina-roda-de-leitura-uili-bergamin.html

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Quiz Q.I. Fundação Marcopolo, Atlântida Serra


Dia 31 de agosto em nossa escola, acontecerá o Quiz Q.I. Fundação Marcopolo, Atlântida Serra. Evento que reunirá várias escolas em uma série de atividades que visam a testar conhecimentos gerais dos estudantes. E é com alegria que queremos conta que nossa escola será uma das participantes e quer convidar você a fazer parte desta festa.

Essa gincana é uma iniciativa da Atlântida Serra e da Fundação Marcopolo e visa testar os conhecimentos gerais dos estudantes. Apenas 20 instituições de ensino de cada categoria poderão participar.

Já temos em mãos, para o dia , duas provas relâmpagos e precisamos contar com a ajuda de vocês para ter sucesso nas mesmas.

TAREFA RELÂMPAGO

Tarefa: Desafio Social
Objetivo: Arrecadar materiais escolares novos ou em bom estado para uso.
Entrega: As doações devem ser entregues para a organização antes do início da etapa.
Pontuação: O formato é simples, quanto mais materiais arrecadar, mais irão pontuar. Se a equipe arrecadar 30 kg de materiais, esse total será multiplicado por 10. 

TAREFA TORCIDA

Tarefa: melhor torcida
Objetivo: Reunir a sua escola para torcer para sua equipe e ajuda-los a conquistar o prêmio de  vencedora da etapa de Caxias do Sul, máximo de 20 pessoas.
Pontuação: As três melhores torcidas pontuam gradualmente. 
Início: 13 horas no Ginásio da Escola. 

III Chá Literário - Uili Bergamin


A 3ª edição do Chá Literário de 2018 homenageia o escritor Uili Bergammin Oz. A MordaçaEstrela e Bisbilhoteca foram os livros escolhidos para leitura deste ano.

A terceira  edição do Chá Literário foi  organizada pela professora Magda de Português, a Bibliotecária Maria Rosângela e as duas turmas dos 8ºs anos. O principal objetivo desse evento literário é celebrar a apreciação literária e artística. Os estudantes dos 8ºs anos recepcionaram cada turma no horário de agendamento. A visitação com degustação e audição de textos dos livros de Uili Bergammin Oz acontece acompanhada de chá e biscoitos,  envolvendo toda a escola nos dois turnos. 




Entrada do  5º ano A 

 Quézia e Melissa, do 8º ano B falam sobre o escritor, animando o Chá




As turmas de 8ºs anos organizaram o Chá, onde é servido chá com bolachas enquanto conversam sobre os livros do escritor.

 5º ano B

Estudantes amordaçados lembrando "A Mordaça" 6º ano B


Para não esquecer:

 O Primeiro Chá Literário foi idealizado e organizado pela professora Selma Arendt com a turma do 8º ano B. Inspirado no chá inglês o principal objetivo foi fazer uma celebração entre as turmas para que todos vivenciem o hábito do chá inglês e conheçam um pouquinho de diversas obras de Shakespeare e Cervantes que completaram 400 anos em 2016, socializando a apreciação literária e artística. Estudantes violinistas faziam a recepção.
http://marianinhaqueiroz.blogspot.com/2016/04/primeiro-cha-literario.html

O Segundo Chá Literário aconteceu em 2017, foram homenageados  vários os poetas e escritores como Érico Veríssimo, Carlos Drumond de Andrade, Clarice Lispector , Moacir Scliar etc.. 
http://marianinhaqueiroz.blogspot.com/2017/04/ii-cha-literario.html

Lixo Extraordinário

Professora Ciências  Vânia Menegolla
Professora Arte Marlene Maciel

No dia 27 de agosto foi montada exposição Malala e Lixo Extraordinário  na  Galeria de Arte da Secretaria Municipal de Educação, esse espaço divulga trabalhos realizados pelos alunos das escolas municipais.
Na XI Mostra de Ciências e IX Mostra do Conhecimento na nossa escola o projeto foi apresentado, com teatro, conversa, reflexão e exposição de desenhos e fotografias.


Desenhos esboçados foram finalizados com material reciclado.

O projeto "Lixo Extradordinário" iniciou com a professora Amanda e continuou com a professora Marlene.

Documentário de Vick Muniz Lixo Extraordinário
Meio ambiente - lixo - coleta seletiva
Passeio Caminhos do Lixo
Coleta de lixo no pátio da escola em várias etapas. 
Desenho de rosto no açúcar
Fotografia facial.
Projeção da foto para ampliação na cartolina com lanterna de celular.
Produção artística - Colagem artística  do material separado 

A exposição foi apresentada na XI Mostra de Ciências e IX Mostra do Conhecimento em 20 de junho de 2018.

Lixo Extraordinário é um documentário do artista Vik Muniz com catadores no aterro sanitário Jardim Gramacho. Sete catadores participaram do projeto, sob orientação do artista criam obras de arte com lixo descartado, as obras foram produzidas de 2007 a 2008. O documentário impressiona pela história de vida dessas pessoas, que se transforma com essa parceria.

Momentos do Processo do trabalho:




segunda-feira, 27 de agosto de 2018

VII Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha (SECIMSEG)


Neste sábado, dia 25 de agosto aconteceu no bloco H da UCS o VII  Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha (SECIMSEG), com café, palestras, sessão plenária e exposição de pôsteres. O tema deste ano foi Tecnologias digitais na sala de aula.
Esse evento tem como objetivo discutir, refletir e possibilitar a troca de experiência e atualização dos professores de Educação Básica. Estiveram presentes, professores as escolas da região da serra gaúcha e acadêmicos dos cursos de licenciatura das áreas de Ciências, Física, Química, Biologia e Matemática. Estiveram presentes representantes da 4ª CRE, coordenadora Ivanete Miranda, da SMED, secretária da Educação Marina Matiello e Sintina Schmidt, assessora pedagógica de Informática Educativa, professores da UCS, Profº Odilon Junior,  Profª Neide Pessin, Profª Isolda Gianni de Lima entre outros.

Sessão plenária Tecnologias digitais na sala de aula

Um dos palestrantes foi Eduardo Wartchow, que apresentou a plataforma  de alfabetização financeira através de um game divertido: EduCoelho, criada por ele.

Nossa escola esteve presente com a participação da professora Vera Medeiros  na sessão de pôsteres, com o projeto “Oficina de Reciclagem de Papel na Escola: Uma Proposta de Sensibilização Ambiental”. 
Profª Ma Janete Maria Scopel e profª Vera Medeiros

 Os pôsteres apresentaram  relatos de experiências ou proposta de estratégia de ensino ou de um ambiente alternativo com potencial para a promoção da aprendizagem dos estudantes de Educação Básica, Técnica e Superior.


Matheus Schwantes, nosso conhecido na monitoria das visitas de estudo ao Museu de Ciências Naturais da UCS, apresentou " O Ensino de Evolução através de Uma estratégia Diferenciada", trabalho em que os 8ºs anos de nossa escola participaram em junho deste ano, numa oficina muito divertida juntamente com Fábio Costa: " Sobrevivendo em Novas Terras" . A professora Janete também apresentou projetos trabalhados no Museu e Aquário com nossos alunos. 


Agradecemos a equipe do Museu de Ciências Naturais da UCS, em especial a profª Janete Maria Scopel que nos convidou e possibilitou nossa participação no Simpósio.

II Olimpíadas Coloniais Marianinha

Aconteceu neste sábado, dia 25 de agosto de 2018 a Festa da Família. Iniciamos com o tradicional café compartilhado, com doces e salgados,  contribuição das família e da escola. Em seguida tivemos a segunda edição das Olimpíadas Coloniais, apesar da manhã chuvosa e fria, os que estiveram presentes puderam competir e se divertir de uma forma diferente.



 Café Compartilhado



II Olimpíadas Coloniais Marianinha




Corrida de cariola
Duplas devem cumprir um trajeto de 25 metros em menor tempo. O competidor que conduzir a cariola bebe um copo d'água e troca de lugar com o parceiro, no percurso de volta.



Corrida do Saco
O competidor percorre uma distância de 10 metros com um saco nas pernas













Os vencedores receberam medalhas:



Chute a gol
Participação da Educação Infantil ao 4º ano. Foram 5 chances para acertar o gol com uma bola de pano.




 Vencedores receberam medalhas:





Debulhar Milho
Os participantes, em duplas, devem descascar 10 espigas de milho e debulhar as espigas com máquina manual.








Vencedores




Mini 48
Educação Infantil ao 4º ano. Pais podiam auxiliar com 2 lances de bola.









Fazer bíguli
Fazer bíguli: três pessoas devem fazer a maior quantidade possível de bíguli  com máquina manual em dois minutos.




 Vencedores receberam medalhas


Agradecemos a toda a equipe diretiva, professores, comunidade e estudantes e em especial a equipe das Olimpíadas Coloniais.

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.