terça-feira, 7 de agosto de 2018

I Encontro Municipal de Combate aos Crimes de Internet na Infância e Juventude

No dia 06 de agosto de 2018, nos três turnos,  foi realizado o  I Encontro Municipal de Combate aos Crimes de Internet na Infância e Juventude, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul com a participação das escolas municipais, estudantes e profissionais da área e parceria do Procon e da Escola do Legislativo. O 1º Encontro faz parte das atividades da Semana de conscientização e da Exploração Infantil e Combate aos Crimes de Internet, no mês de agosto, iniciativa de Alexandre Corso, que faz parte do movimento Família Mais Segura na Internet e organizado pelas assessoras pedagógicas de Informática Educativa da Smed.

No evento foi lançado o concurso de cartazes sobre autoexposição digital na juventude,  para os estudantes da rede municipal, que segue até dia 14 de setembro.

Houve apresentação de projetos de Internet Segura por várias escolas, com depoimentos de alunos e professores.
No evento a Escola Prefeito Luciano Corsetti e Santo Antonio receberam Certificado Escola Digital Segura, uma grande conquista, pois foram as primeiras escolas públicas do Brasil a receberem esse selo do Instituto iStart.

Representantes da Escola Luciano Corsetti 

O Instituto iStart  tem a missão de levar mais educação em Ética e Segurança Digital para as famílias, atuam junto às escolas na formação de professores e estudantes para enfrentarem com ética e responsabilidade aos desafios da Sociedade Digital. Alexandre Corso é um dos voluntários do Instituto, já esteve em nossa escola em várias oportunidades palestrando sobre segurança na Internet.





Assistimos ao vídeo da   Dra. Patricia Peck Pinheiro,  a maior referência na questão do Direito digital, criadora do Instituto iStart, movimento Família Mais Segura na Internet.

"O problema não é o uso do celular ou das redes. O problema é o uso por crianças sem a supervisão dos pais ou responsáveis”, destacou.


Após as apresentações das escolas ouvimos o promotor de justiça do Estado, Júlio Alfredo de Almeida, que falou sobre a campanha
 “Quando uma imagem vira pesadelo”, promovida pelo Ministério Público Estadual. O promotor esclareceu sobre os riscos do compartilhamento de imagens, contou casos de crimes virtuais.

As famílias não controlam o uso das novas tecnologias. Há muitos casos de menores fazendo mau uso destas, como postando fotos sensuais, fotos sem autorização de outros, cópia de trabalhos escolares feitos na Internet, cyberbullying,  comunicando-se com estranhos etc.  As famílias e a  escola tem a responsabilidade da segurança dos jovens e de educar dentro de valores éticos e seguros  para a bom uso das ferramentas mediáticas.
A média de idade para possuir um celular fora do Brasil  é de 12 anos, porém no Brasil a média desce para os 6 anos, esquecemos que celular não é brinquedo! Há vários casos que chegam na justiça envolvendo indenizações que poderiam ter sido evitados se os pais estivessem no controle do que seus filhos veem ou postam  na Internet. Muitos casos acontecem nas escolas causando problemas sérios  que acabam envolvendo o Conselho Tutelar e a Justiça. 







Mostra de trabalhos apresentados durante o encontro. 

Abaixo Vídeo da Campanha: “Quando uma imagem vira pesadelo”


Site Família mais Segura na Internet, com muito material educativo:

http://www.familiamaissegura.com.br/
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PDF da Cartilha Ética e Segurança Digital:

http://www.familiamaissegura.com.br/wp-content/uploads/2014/01/Cartilha-Orientativa.pdf
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Palestra da Dra.Patricia em abril de 2017:
https://marianinhaqueiroz.blogspot.com/2017/04/movimento-familia-mais-segura-na.html

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
vídeos educativos
http://www.familiamaissegura.com.br/videos/

Um comentário:

  1. Que bom ver que a Escola Marianinha continua participando dos eventes sobre segurança digital.
    Todos por uma sociedade digital mais ética, segura e legal.
    Abraços.

    ResponderExcluir

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.