quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Seminário Municipal de Educação

Nesta quarta-feira, dia 9 de outubro, foi o dia de nossa escola participar do Encontro Regional. O relato foi sobre Projeto Papel Reciclado, realizado pelas 8ªs séries,  inserido no projeto maior  Gentileza Sustentável.

Professoras Lorena Bachi Steffli e professora Gislaine apresentando cartazes da Mostra de Ciências e do Conhecimento do ano passado e deste ano.


Professora Lorena  relatando o processo da realização das sacolas retornáveis, projeto em parceria com a Fundação Marcopolo (2012)

Professora Gislaine explicando as etapas da elaboração do papel reciclado.

Projeto Gentileza Sustentável - Mostra de Ciências e Reciclagem Artesanal de Papel

Na EMEF Profª Marianinha Queiroz, o Projeto Gentileza Sustentável surgiu das necessidades de fomentar a pesquisa, a investigação e a produção científica, desenvolver a criatividade e a iniciativa pessoal e coletiva, promover gentileza e cultura de paz nas relações cotidianas, motivar a consciência ecológica nas pessoas da comunidade escola e apresentar, principalmente aos alunos de oitavas séries ( nonos anos), perspectivas de futuro e inserção no mundo do trabalho. Durante o ano letivo, além dos trabalhos desenvolvidos diariamente em sala de aula, acontece o Projeto Reciclagem Artesanal de Papel.  Os alunos foram a campo pesquisar custos, margem de lucro, preço final, materiais a serem utilizados, além do estudo de linha de produção, utilização e reciclagem de papel descartado na escola. O aprendizado da linha de produção, a divisão de trabalho e o trabalho em equipe foram cruciais para o desempenho adequado e o êxito do projeto. Tem  ocorrido significativa conscientização dos alunos na redução de produção de lixo, ganhos ambientais a curto prazo e longo prazo. A escolha de temas  a serem desenvolvidos, definição dos grupos, pesquisa bibliográfica e de campo, experimentos práticos, seminários, avaliação e autoavaliação proporcionaram momentos de imersão no projeto,  construção de conhecimento e convivência. Os professores orientam de forma transdisciplinar seus alunos, que apresentam suas produções à comunidade escolar no Mostra de Ciências, do Conhecimento e de Talentos, quando ocorre a culminância do Projeto Gentileza Sustentável.
 (Texto do caderno 14 - Seminário Municipal de Educação Conversações Pedagógicas - Resumo das Comunicações, página 53)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.