quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Projeto "Onde Estou?" - Segunda Etapa

Projeto "Onde Estou?" 
Atelier de Artes do Campus 8 da UCS

Os alunos do 4º ano B,  visitaram o Atelier de Artes do Campus 8 da UCS, onde conheceram a Mostra Acervo de Bruno Segalla, e participaram da oficina realizada pela ação educativa "Onde Estou?".
Foto Marivane Mascarello
 
Mais informações no blog do 4º ano:

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Neurociência e Educação

Dia 22 e 23 de agosto, sexta-feira à noite e sábado de manhã continuamos com a formação dos professores:  workshop com Regina Migliori.
Encontro no salão cedido pela empresa Marcopolo.

O treinamento de mindfulness (técnica de meditação, integração corpo-mente) melhora o desempenho e nossa capacidade em lidar com o estresse

Atualmente a escola tem nos conteúdos seu foco principal, a dimensão intelectual é a mais trabalhada, mas sabemos que o ser humano se compõe de outras dimensões, como a espiritual, biológica, social, mental etc..
Como trabalhar de forma harmônica visando a formação ética do ser humano?
Para isso é preciso subordinar o conhecimento aos valores humanos, sob pena do uso do conhecimento para a destruição. Os valores humanos são universais e estão na nossa essência. Somente trabalhando os valores humanos e a responsabilidade poderemos ter uma humanidade mais justa e igualitária. O adulto tem o papel chave, pois parte dele, principalmente professores e pais, internalizar e vivenciar valores éticos, só assim poderemos minimizar a violência, racismo, preconceito e discriminação nas escolas e formar adultos responsáveis.

 http://www.migliori.com.br/index.asp

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Exposição Encontros de Bruno Segalla

Os alunos do 4º ano B, da professora Marivane Mascarello, visitaram a Casa da Cultura ontem, dando início ao projeto Bruno Segalla.

A exposição Encontros de Bruno Segalla, está na Casa da Cultura até o dia 30 de agosto. Essa exposição mostra o conceito de interação contido nas obras do artista: entre mãe e filho, entre grupos de amigos, entre artistas que reverenciam sua produção. São obras de cinco artistas caxienses num diálogo com Bruno Segalla (falecido em 2001): Elisa zattera, Felix Bressan, Mario cladera, Mayta Fernanda Pasa e Rogério Baierle.


 
O Projeto tem ônibus próprio para transportar os alunos
Guias do Instituto

Alunos interagindo com lupas
Fotos: Marivane Mascarello

No Instituto Bruno Segalla encontra-se uma exposição permanente de esculturas em argila, gesso e bronze,  medalhas e alfinetes. O instituto promove oficinas e recebe visitas de escolas mediante agendamento.

No dia 13 de agosto os professores envolvidos no projeto "Onde Estou?" participaram de um encontro de formação e sensibilização no Campus 8. Nossa escola participou com a professora do 4º ano B Marivane Mascarello.
Foto do Instituto Bruno Segalla


video sobre a exposição:
https://www.youtube.com/watch?v=u0jIfJ3lhgg&feature=youtu.be 
 Site IBS:
http://ibsprogramaeducativo.org/

Coral - Nossa Senhora do Pedancino

Nosso coral infanto-juvenil participou da missa em homenagem ao dia de Nossa Senhora do Pedancino nesta segunda-feira, dia 18, às 19h30, na comunidade Nossa Senhora do Pedancino. Esse evento faz parte das comemorações dos  100 anos do lançamento da pedra fundamental da atual igreja.
 

                                        Coral participando da missa
Nossa Senhora do Pedancino
 

Aconteceram vários eventos neste mês de agosto, como o filó com música do Grupo Felice Persone de Forqueta, no dia 05 de agosto. Visita pastoral aos comunitários e tríduo à N. Sra do Pedancino. A festa da padroeira aconteceu no dia 14, com a bênção de placa comemorativa aos 100 anos com almoço e música do Grupo Felice Persone. E no dia 18, dia de Nossa Senhora do Pedancino, aconteceu a  missa com a participação de nossos alunos do coral.

Fotos: Creice Arsé
 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Dia do Estudante

Dia 11 de Agosto é um dia muito especial, dia do Estudante.
Mural realizado pela professora Maria Laureci


Estudante é aquele que se dedica aos estudos, tanto na escola formal, como o autodidata, que estuda por conta.
Esse dia teve origem quando da criação de cursos superiores no Brasil, em 1827, época de D. Pedro I, antes disso quem quisesse cursar nível superior precisava atravessar o oceano, isso mesmo, estudar na Europa. Então imaginem a importância do surgimento das faculdades no Brasil !
Parabéns a todos os estudantes!!

Dicas de como estudar:

Essas dicas foram tiradas do site:
http://canaldoensino.com.br/blog/5-dicas-de-como-estudar-em-casa

1 – Rotina
Estabeleça horários fixos. Dormir e comer em horas diferentes no dia a dia, por exemplo, dificulta a ambientação do corpo e prejudica o rendimento. É preciso ainda cuidar do sono: ele restaura as sinapses, elo transmissor entre os neurônios, e melhora o funcionamento do cérebro. Oito horas de descanso é o ideal.
2 – Ambiente
O ambiente de estudo precisa seguir padrões. Como o cérebro não foca duas coisas ao mesmo tempo, simplicidade e silêncio ajudam na concentração. Boa luminosidade diminui a sonolência. Mas o tiro pode sair pela culatra de noite. Luz excessiva inibe a produção de melatonina, o hormônio do descanso, e pode causar insônia.
3 – Respeite os limites
A concentração diminui a cada 50 minutos de estudos consecutivos. Recomenda-se, assim, parar 10 minutos por hora. Vale tomar água, olhar a paisagem – qualquer coisa que permita descanso. E tem mais: o córtex pré-frontal, responsável pelo raciocínio, alcança potência máxima às 11h. É o momento ideal para estudar o assunto mais importante do dia.
4 – Pratique
Fazer exercícios práticos ajuda a testar o aprendizado. Outra alternativa é escrever com o fluxo da consciência. Após terminar o estudo diário, redija por 5 minutos o que vier à cabeça sobre o tema, sem se preocupar com a lógica e a pontuação. O resultado ainda pode servir como resumo nas vésperas de provas.
5 – Divirta-se
Não exagere. O stress esgota a atividade dos neurônios, causa problemas na transmissão e faz com que as sinapses não ocorram adequadamente. Nada como se divertir de vez em quando. Cinema, shows, jantares, bares, namoros ajudam a relaxar e são, sim, muito bem-vindos aos fins de semana.



Mais dicas:
http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/13-dicas-se-concentrar-hora-estudos-682308.shtml

Workshop Neurociência - Formação dos Professores

Nos dias 08 e 09 de agosto, iniciaram os workshops sobre Neurociência na sede da Fundação Marcopolo, dando início a uma série de encontros de formação, na linha da neurociência, orientados por Regina Migliori,  do Instituto Migliori de São Paulo.
Regina Migliori: "Há necessidade de construir parâmetros éticos para uma cultura de paz que garanta nossa sobrevivência como espécie".


Essa formação faz parte de um Projeto Piloto, na rede Municipal, de capacitação em parceria com o Instituto Migliori de São Paulo. Participaram do encontro o Dr. Leoberto Brancher, mentor do projeto, Juiz de Direito, que implanta com sucesso a Justiça Restaurativa, através da Cultura de Paz, representantes da Justiça Restaurativa, Creice Pellin Santiago, analista de Responsabilidade Social da Fundação Marcopolo, que promoveu o encontro, nossos professores e representantes da SMED,
Não há paz sem inteligência, sem criatividade, sem competência e sem uma atitude ética na vida. A mudança de formas de pensar e agir determinarão as condições de sobrevivência da humanidade.


 Criado em 1992, o Instituto Migliori "é uma empresa de consultoria estratégica dedicada a despertar e aperfeiçoar a prática do potencial ético existente na identidade das pessoas, organizações e comunidades, capacitando-as a praticar de forma benéfica aquilo que verdadeiramente são, mantendo esta prática com vitalidade, competência, responsabilidade e compartilhamento de resultados benéficos".
http://www.migliori.com.br/index.asp

Livros indicados:


Neurociências e Educação

80 páginas de fácil leitura desvendando a trama entre nosso mundo interno e a realidade externa, apresentando nosso cérebro e suas inter-relações com nossos pensamentos, sentimentos e ações.  Apresenta o conhecimento neurocientífico e suas interfaces com o processo educativo, visando o desenvolvimento dos níveis de excelência das pessoas.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Orquestra e Coral nos 65 anos da Empresa Marcopolo

Nesta terça-feira, nossos alunos integrantes da Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo e do Coral, apresentaram-se na Catedral de Caxias do Sul em homenagem aos 65 anos da Empresa Marcopolo.



  Diretor Belini cumprimentando o Maestro


 Coral
 Diretor Belini





Fotos de Luiza Dal Piaz e Maria Portela

Histórico da Empresa Marcopolo:

A Empresa Marcopolo foi fundada em 6 de agosto de 1949,  com o nome de Nicola & Cia Ltda. Foi uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias para ônibus, construídas em madeira. Com o avanço da tecnologia no setor de automóveis, a empresa começou a utilizar estruturas de aço em 1952, alavancando um crescimento rápido. Em 1974 passou a chamar-se Marcopolo S/A Carrocerias e Ônibus, completando neste ano 65 anos.


Marcopolo, atualmente é uma multinacional brasileira, com filiais em diversas regiões do mundo.  Pedro Paulo Belini, é o presidente da empresa.

A unidade de Ana Rech foi inaugurada em 20 de Fevereiro de 1981, na Festa da Uva, com a presença do presidente da República na época, João Figueiredo. 

Segundo Semestre

Nesta segunda-feira, dia 04 de agosto retornamos das férias de inverno.

Todos sejam bem-vindos a esse segundo semestre do nosso ano letivo. Bom estudos a todos!!!


Mural de boas-vindas da professora Sandra!

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.