quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Círculos de Construção de Paz foram uma realidade na nossa Escola

 Neste ano os Círculos de Construção de Paz foram uma realidade na nossa Escola.

Essas práticas favorecem o diálogo, facilitando a compreensão das causas de conflitos e a busca de soluções dentro da segurança do círculo e do respeito entre os participantes.  No espaço circular a fala e a escuta são muito importantes, cada um tem sua vez dentro do respeito de todos.
 Tivemos várias experiências não apenas com turmas problemáticas, mas também Círculos de Aprendizagem, de Leitura, etc..
Abaixo relatamos as últimas experiências

Dando continuidade a ações preventivas, estas vinculadas à CIPAVE, no dia 11 de novembro realizou-se pela Central de Prática Restaurativa da Infância e  Juventude, através dos facilitadores de Justiça Restaurativa Délcio Cruz Jr. e Marinês B. Silva, um pós-círculo com o 8º ano B. O principal objetivo foi o fortalecimento de vínculos e estruturação de princípios de convivência. 

Alusivo ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher (25/11), realizou-se um Círculo de Construção de Paz com a Turma Acelerada para realização de reflexões e conhecimento da Cartilha "Fale Sem Medo",  distribuida pela Coordenadoria da Mulher ( Secretaria Municipal de Proteção e Segurança Social), resultando em mais uma ação preventiva.

 No dia 30 de novembro foi realizado um pós- círculo de Construção de Paz com a turma do 4º ano B da professora Luiza, tal ação foi desenvolvida pela Central de Práticas Restaurativas da Infância e Juventude, desta vez com a presença do facilitador Adilson Correa, além de Délcio Cruz Júnior. O principal objetivo foi acompanhar as combinações no Círculo realizado anteriormente, que visava o fortalecimentos dos princípios de convivência.





Dentro das experiências ocorridas na nossa escola, concluimos que os círculos foram muito positivos, os envolvidos sempre sentiram-se satisfeitos, houve mudanças qualitativas de comportamento, mais tolerância com o outro. Sabemos que  sempre haverá algum tipo de dificuldade, mas a semente foi plantada. Agradecemos aos parceiros da Justiça Restaurativa, principalmente ao professor Délcio, que favoreceu essas práticas na nossa escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.