sexta-feira, 29 de abril de 2016

Primeiro Chá Literário




Continuando com a Semana Literária, nesta quarta-feira e quinta-feira, após o recreio tivemos o Primeiro Chá Literário organizado pela professora Selma Arendt e a turma do 8º ano B com a visitação de todas as turmas do turno da manhã.

Inspirado no chá inglês, que no seu país de origem acontece às 17 horas, o principal objetivo foi fazer uma celebração entre as turmas para que todos vivenciem o hábito do chá inglês e conheçam um pouquinho de diversas obras de Shakespeare, socializando a apreciação literária e artística.

A recepção contou com um anfitrião vestido a rigor e música ao vivo.
Cada turma visitou num horário específico, entrando aos poucos pelas mãos do anfitrião Marcelo. Os violinistas, Davi e Carlos, tocavam "A Time for Us" enquanto foi servido chá inglês, bolos e biscoitos. Pequenos grupos ao redor da mesa contavam aos convidados histórias de  Shakespeare. O famoso texto O Menestrel foi recitado pelas alunas Júlia e Júlia.

 Após os convidados puderam visitar a exposição com as produções literárias de diversas turmas, levando para casa um soneto de Shakespeare.


Recepção: Violinistas, Davi e Carlos e o  anfitrião Marcelo


Professoras Sandra Kury, Pauline Leidens, Selma Arendt e a  equipe da turma 8º B
"A Time for Us" tema de amor de Romeu e Julieta
Pequenos grupos contavam histórias para os convidados


 Grupos de estudantes recontaram as historias de Romeu e Julieta, Cleópatra e Marco Antônio e Sonhos de Uma Noite de Verão.



Professora Selma



Pequenos convidados : Educação Infantil


Participação dos professores

 Recitação do poema O Menestrel pelas alunas Julia e Julia orientadas pela professora Pauline Leidens
  As professoras de Língua Portuguesa, Sandra Kury e Raquel, trabalharam a releitura e produção de poemas com as turmas do 6ºs, 7 ºs, 8ºs e 9ºs anos.


 A professora Marlene trabalhou a releitura artística das obras literárias do autor homenageado



A professora Selma Arendt,  mentora do Chá Literário e o buffet de Sonetos de William Shakespeare


Para a diretora Mariluci e a vice-diretora Lorena, este evento foi um grande sucesso, e com certeza  é apenas a primeira edição.

Agradecemos a todos que colaboraram em especial a mentora do projeto, Selma Arendt, o coordenador Tiago Scopel, a professora de Língua Portuguesa  Sandra Kury, a professora da biblioteca Pauline Leidens e as professoras Marlene Maciel,  Gislaine  Studzinski, Raquel dos Santos, Rosângela Sogari e todos os alunos, equipe diretiva  e professores que participaram de alguma forma.


terça-feira, 26 de abril de 2016

Semana Literária-2016

Este ano a Semana Literária, além de trabalhar diversos escritores e poetas nacionais,  tem o foco em dois grandes escritores que completam 400 anos. Miguel de Cervantes e Willian Shakespeare morreram há 400 anos, ambos em abril de 1616.

Escritores nacionais também foram trabalhados, principalmente Monteiro Lobato  com as séries iniciais.



 Educação Infantil trabalhou o escritor Monteiro Lobato. Exposição de personagens de Monteiro Lobato feito com materiais reciclados Educação infantil B









Cartaz elaborado pela turma 5º ano B convidando para a Semana Literária


Caricaturas de Monteiro Lobato lembrando o dia 18 de abril, dia do Livro Infantil, data do nascimento do escritor 5º ano B

 Livreiro Tiago da Livraria Clássica na Feira do Livro montada no salão da escola



O espanhol Miguel de Cervantes (1547- 1616),através do romance  "Dom Quixote",  ajudou a forjar o gênero narrativo e criou um dos personagens mais complexos da literatura o Fidalgo Dom Quixote.

O inglês William Shakespeare (1564 - 1616), poeta, dramaturgo e ator é considerado o maior dramaturgo do mundo. Escritor de Romeu e Julieta e de tantas comédias e tragédias como Otelo, Hamlet, Macbeth e Rei Lear mostrando personagens cheios de mazelas e virtudes, 

O brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948), grande escritor brasileiro criou os famosos personagens do Sítio do Pica-Pau-Amarelo, que encantam as crianças por diversas gerações.

Segunda-feira e terça-feira teremos a Feira do Livro em que os alunos poderão adquirir livros por preços baixo. Na quarta-feira e quinta-feira, após o recreio teremos o Chá Literário organizado pela professora Selma e a turma do 8º ano B com a participação de todas as turmas.
Na sexta-feira, dia 29/04, teremos Cinema Literário com 3 salas de cinema:
Gnomeu e Julieta (6º ano), Shakespeare Apaixonado (7º e 8º anos) e Romeu e Julieta (Acelerada e 9º ano).

Paralelamente a semana Literária teremos as seguintes atividades:
- Biblioteca ficará aberta durante o recreio;
- Leitura em voz alta, pelos professores no início das aulas de trechos de clássicos e poemas e após o recreio 15 minutos de leitura silenciosa a partir do material disponibilizado nas sacolas de leitura.
- Contação de histórias para Educação Infantil com alunos do 7º ano e 9º ano.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Passeio pelo bairro - 3º anos

No dia 14 de abril de 2016, quinta-feira à tarde as turmas do 3º ano, da professora Ludmila e Luiza fizeram um passeio pelo bairro, bem como a Unidade Básica de Saúde,  UBS. O principal objetivo é conhecer o bairro onde a escola está situada, bem como perceber as mudanças ocorridas no bairro e no meio ambiente.





terça-feira, 12 de abril de 2016

Aula no Sábado - Sementes de Gratidão


Projeto Gentileza Sustentável
Tema deste ano:

Ofereça sustentabilidade a si e ao planeta, seja bondoso com o próximo, com seu corpo e sua mente. Viva mais feliz e gentilmente.


Sementes de Gratidão

Dentro do Projeto Gentileza Sustentável tivemos ações, neste sábado reforçando os principais objetivos do projeto.

No salão tivemos palestra da mentora do projeto Gentileza Sustentável, Lorena Steffli, vice-diretora desta gestão. Lorena iniciou explanando sobre a origem do Projeto, contou sobre o Profeta Gentileza que criou o lema gentileza gera gentileza (vide abaixo). Falou sobre sustentabilidade e a missão de cada um nesse grande projeto.


Sustentabilidade 
foi o segundo ponto abordado na palestra.

Sustentabilidade é um termo bem em moda, quem nunca ouviu essa palavra? Mas na hora de explicar ficamos confusos. Esse termo está relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agressão ao meio ambiente, isto é, ao uso consciente e racional dos recursos naturais sem extingui-los, para não prejudicar as próximas gerações e o próprio planeta.

Esse momento também foi muito precioso para divulgar e reforçar a Mostra de Ciências e do Conhecimento. A mostra é a culminância do nosso projeto, onde os estudantes vão mostrar e divulgar o que aprenderam de forma inteligente. Resgatamos um vídeo feito pelos alunos do 9º ano em 2014 com a história da Mostra. (vide abaixo)





 


A mostra é realizada na escola desde 2008, no começo com o nome de Mostra de Ciências e a partir de 2010 também como Mostra do Conhecimento, envolvendo não só trabalhos científicos mas todas as áreas do conhecimento.



Quem foi o Profeta Gentileza?

Há 9 anos nossa escola tem a frase “ gentileza gera gentileza “ como pilastra de nosso Projeto Gentileza Sustentável. Mas afinal de onde se originou essa frase?

José Datrino, empresário, teve premonições de um grande incêndio num circo, realmente aconteceu em 17/12/1961, o Gran Circus Norte-Americano foi destruido por um grande incêncido matando centenas de crianças em Niterói. José Datrino mudou-se para o local, morou no local por alguns anos, conforto aos familiares e amigos das vítimas. Ele foi uma figura marcante nas ruas do Rio de Janeiro na década de 80, onde pregava e pintava nas pilastras do viaduto palavras de gentilezaCom cabelos e barbas longos saía as ruas, vestindo uma bata branca, chamado o Profeta Gentileza, pregava e distribuia flores às pessoas no viaduto da Avenida Brasil no Rio de Janeiro. Muitas pessoas fugiam dele, acreditando ser um louco. Foram 35 anos de pregação. Ele escreveu do seu jeito, nas 55 pilastras do viaduto do Gasômetro, palavras como: Gentileza Gera Gentileza e AMORR com 2 erres. Sua obra de grafismos foi coberta com tinta em 1996,após sua morte pela prefeitura, mas foram recuperados e transformados em patrimônio artístico cultural do Rio de Janeiro. Músicos como Gonzaguinha e Marisa Monte homenagearam o profeta com canções reforçando suas palavras.


Cinema com Pipoca

Após a palestra e vídeo, os estudantes saborearam pipoca ao assistirem o filme “O Presente” (The ultimate gift, 2007), baseado no livro de Jim Stovall. O filme conta a história do avô bilionário que deixa 12 tarefas para o neto herdeiro como desafio para provar seu valor e ter direito à herança, nessa trajetória ocorrem muitas mudanças no íntimo do personagem principal, num enredo que nos faz refletir sobre nossa missão na vida.



Sementes de Gratidão

Finalizamos a manhã com o plantio de nove mudas de azaléias brancas. Cada turma ficou responsável pelo plantio de uma muda num ritual diferente, pois foi jogado primeiro as sementinhas de gratidão, isto é, os bilhetinhos escritos diariamente no final da manhã, em agradecimento. Cada turma escrevia seu agradecimento num papel depositado numa pet decorada para este fim.
 




Concentrados e firmados nesses agradecimentos os estudantes plantaram a azaléia branca por cima, reforçando para que essas sementinhas se desenvolvam alastrando o sentimento de gratidão por tudo que temos.



quinta-feira, 7 de abril de 2016

Campanha do Litro d´Água.

       
     A Secretaria Municipal da Educação está convidando a todos para  participar da Campanha do Litro d´Água.

             Programe-se para poupar um litro de água por dia, ou deixar de gastar o litro que não precisa,que não faz falta.

Dicas:

             *No seu banho abra um pouco menos o chuveiro e termine 1 minuto antes.
             *Ao escovar os dentes, escove com a torneira fechada.
            *Ao lavar as mãos não lave o sabonete. Ensaboe as mãos com a torneira fechada.
           *Se cortar a barba (ou em depilação) com lâmina, faça com a torneira fechada.
           *Ao molhar as plantas, use apenas o necessário.
           *Não lave a calçada. A chuva faz isso para você.
         
  Incentive sua família. Você estará prestando um enorme benefício ao Meio Ambiente, às pessoas em geral e, o mais importante, a você mesmo. Você não gasta e ainda lucra com isso.

           É só um litro por dia, o que poderá significar milhões de litros/dia. Pense e faça. O lucro é seu.
          
 Divulgue. Diga-nos e diremos ao mundo. A Natureza agradece.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Início dos Jogos Escolares 2016 -Minirrústica


 No último domingo, dia 03 de abril aconteceu a Minirrústica e Mini PCDs, marcando o inicio dos Jogos Escolares 2016. A Minirrústica é promovida pela Secretaria do Esporte e Lazer da Prefeitura de Caxias do Sul.
No evento participaram mais de 1,4 mil alunos com a participação de 32 escolas. Cada categoria premiou os dez primeiros vencedores.

Marianinha Queiroz - Alunos e professores com a bandeira da escola

Nossa escola também participou do evento, e ganhou  duas premiações, primeiro lugar, 2.300 metros, juvenil feminino e oitavo lugar, 2.300 metros, juvenil masculino, respectivamente Isabela e Eduardo.

Isabela Garcia Sisti, com mais uma vitória para sua coleção! 9º ano


                                       Eduardo da Silva da Luz, 9º ano






                  
JUVENIL FEMININO (2300 METROS)
1º Isabela Garcia Sisti




JUVENIL MASCULINO (2300 METROS)
8º Eduardo da Silva da Luz 



Ontem, dia 05 iniciaram os jogos de futebol, competiu a primeira categoria , a mirim feminino.

Os jogos vão continuar no mês de abril com a próxima final no dia 11 no Enxutão.

Agradecemos aos alunos que se esforçaram para a vencer e aos professores Katia Ramos, Rita Bueno, Giuliano e a diretora Mariluci que acompanharam e incentivaram os participantes.  

Para saber mais:
https://www.caxias.rs.gov.br/esporte_lazer/noticias_ler.php?codigo=38396

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Caixa de Memória


História - Fontes Históricas - 6ºs anos
Professor Ronaldo


Com o objetivo de conhecer as fontes históricas, a partir do poema  Caixa de Saudade, da poetisa Sandra Falcone os estudantes do 6º ano criaram caixas de memória, onde foram coletados materiais importantes da vida de cada um. Foi refletido sobre o tempo, memória e fontes históricas. Em várias etapas criaram sua própria caixa com suas memórias, através da coleta de lembranças em forma de objetos reconstituindo um inventário afetivo.

 No dia 29 e 31  de março os estudantes das duas turmas de  6ºs anos apresentaram suas caixas de memória. Fotografias, peças de roupas de bebê, cartas, livros, brinquedos antigos, figurinhas, medalhas, primeiro celular, etc.. foram organizados nas caixas decoradas para esse fim.

visita da turma de Educação Infantil

Compartilharam com as turminhas da Educação Infantil, professores e equipe diretiva, que visitaram a exposição e ouviram os relatos de cada um.
Respeito e valorização da trajetória de vida, foram objetivos trabalhados  pelo professor Ronaldo Cardoso de História.
 Cada caixa revelou a riqueza da história de vida de cada um

Cada caixa recuperou lembranças da memória de cada um, uma oportunidade de rever sua própria história de vida.

Para ver mais fotos entre no blog do 6º ano.
http://escolamarianinha53.blogspot.com.br/


RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.