segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Festa da Família em Homenagem aos Pais

Festa da Família em Homenagem aos Pais

No dia 27 de agosto, sábado nossa escola vibrou de emoção juntamente com os familiares da comunidade escolar, os pais foram homenageados com lanche partilhado, palestra e várias oficinas de integração.

Com muita alegria as famílias foram recepcionadas pela direção:


Diretora Mariluci e vice Lorena  recepcionam as famílias na quadra 




Lanche partilhado, cada família trouxe um prato de alimento compartilhando com todos

Palestra Vinculação Segura

Após o lanche os pais foram convidados a assistir a palestra Vinculação Segura, ministrada pela psicóloga Pâmela Lopes Monteiro. Pâmela demonstrou através da pesquisa de vários estudiosos a importância dos laços afetivos entre pais e filhos. 


Sua palestra baseou-se na teoria do apego, através do qual  os bebês precisam desenvolver relacionamento com um cuidador, representando a figura de apego como uma base segura para explorar o mundo e voltar a eles sempre que for necessário.  Essa teoria foi formulada por John Bowlby após a Segunda Guerra Mundial.
Pâmela também apresentou as pesquisas da psicóloga do desenvolvimento Mary Ainsworth que também reforçou as ideias de Bowlby, classificando diversos padrões de apego, como o apego seguro, o inseguro-evitativo e o inseguro-ambivalente.
É muito importante a reação dos pais nesse período em que se desenvolve os padrões de apego, levando a modelos internos que guiarão os relacionamentos pela vida futura.
A palestrante exemplificou o comportamento dos pais em relação as iniciativas de exploração da criança, os que acompanham e incentivam vão ter filhos seguros enquanto os pais críticos e severos terão filhos inseguros, o que vai refletir na vida futura.
A teoria do apego é considerada uma abordagem importante para a compreensão do desenvolvimento social da criança. Essa teoria forma a base de novas terapias e seus conceitos tem sido usados em políticas sociais e de amparo a crianças apoiando-a nos primeiros relacionamentos sociais. 
OFICINAS

Enquanto acontecia a palestra os estudantes  distribuíram-se pelas diversas oficinas oferecidas:

Atividades na quadra:

Chute ao gol, arremessos, pular corda, chicote queimado foram algumas das atividades esportivas que aconteceram na quadra durante a palestra com os familiares.

Oficina criando com madeira

Professora Marlene e Luciane  orientaram o trabalho com o entrelaçamento de fios nos pregos firmados em pedaços de madeira. 





Oficina de Reciclagem

Orientados pela professora Vera, Simone, Raquel e o ex-aluno Dieferson. Os pais conheceram a oficina e como funciona. 
A oficina de reciclagem atende aos estudantes do último ano do ensino fundamental, dividida em três grupos em turno contrário. A partir do papel descartado nas salas de aula e recolhido semanalmente, são fabricados papel reciclado e objetos diversos, com a técnica de papietagem. 




Estudantes Luana e Vitória demonstrando as técnicas aprendidas na oficina



X-Box

Tatiana e Rosana coordenaram a oficina de X-box na Biblioteca.





Pingue-pongue

Professoras Luiziane e Luciara, inaugurando as mesas novas de pingue-pongue.




Xadrez

As professoras Marivane e Raquel orientaram a oficina de Xadrez



Jogos de Mesa

Luiza e Sandra coordenaram os jogos de mesa



Parquinho

O parquinho, espaço lúdico que atrai os pequenos para muita diversão




Jogos na Informática

Orientados pelas professoras Letícia e Ludimila



No final da palestra, na quadra de esportes, ocorreram várias atividades esportivas envolvendo pais e filhos.
MEDITAÇÃO

A homenagem final aconteceu no Salão da Escola, com meditação orientada pelas professoras Gislaine, Pauline e Selma. 





" O pai representa a lei, o limite de até onde é possível ir e este teste é constantemente feito, portanto é extremamente importante um pai atento, presente, ciente de que quando o filho (a) vem contar algo, ele busca uma palavra, um aprendizado, portanto estejamos atentos sempre!
(...)
Para o peso da responsabilidade de ser exemplo, referencia, lembrando sempre que discursos entram por um ouvido e saem pelo outro, mas que os exemplos marcam, ficam para sempre e serão repetidos pela vida afora.
(...)
Obrigada pais ou quem o representa pela sua forte presença em nossa escola hoje. Seus filhos jamais esquecerão estes momentos.
Recebam nosso carinho e gratidão pela marcante presença hoje e sempre. Muito Obrigada."
Equipe Diretiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.