quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Olimpíadas Marianinha 2016


No dia 24 de agosto celebramos em nossa escola o evento Olimpíadas Marianinha 2016!
Vivemos dias de glória do esporte, da saúde, da organização, planejamento, emoção e de patriotismo ímpares.
As Olimpíadas Rio 2016 foram concluídas com sucesso neste domingo e nós não poderíamos marcar esta passagem de outra forma, a não ser, tirar o máximo de proveito deste evento único em nosso país. 
Chamamos a atenção de que recebemos 206 países, suas autoridades e delegações e atletas. Foi a festa do esporte, pela primeira vez na América do Sul um país sedia as olimpíadas mundiais.
Foram lindos dias, em que os melhores atletas do mundo nos doaram o seu melhor, em prol de defender sua pátria e cidadania. Assistimos, com emoção, nossos atletas, mesmo com pouco incentivo incendiarem em emoção o nosso fragilizado pais, enchendo de orgulho e esperança o nosso coração brasileiríssimo!
Durante o período das Olimpíadas nossos estudantes conheceram a história das Olimpíadas e as modalidades de esporte, cientificando a todos, o significado e história desta festa do esporte. Hoje nosso evento pretende demonstrar algumas das modalidade esportivas menos conhecidas, na tentativa de valorizá-las para que elas despertem o conhecimento e a curiosidade de todos.

Abertura com Hino Nacional e homenagens

Lorena, vice-diretora comandou a celebração,  juntamente com a professora Luiziane que traduziu para o inglês todo o evento.
 Iniciamos a celebração, homenageando a professora Leda Dal Piaz Jaconi, com 25 anos de escola, Leda segura a bandeira de nossa escola, em conformidade com seu inigualável serviço prestado a esse estabelecimento de ensino, marcando matematicamente o coração dos nossos estudantes. Somos muito gratos à professora Leda.
Homenageamos também Sra. Olina Rosa Gil, que segura a Bandeira do Brasil,  funcionária que sempre se dedicou com carinho e atenção a todos, obrigada Tia Olina,  há 21 anos na nossa escola,

A bandeira do RS é segura pelo estudante destaque, presidente do Grêmio Estudantil, Maurício Moll, representando todos os estudantes de nossa escola. 

Também tivemos a entrada da tocha Olímpica, representando a união de todos os povos na celebração da paz e harmonia, tão necessárias para o progresso e evolução da humanidade. A tocha iniciou com uma estudante da educação infantil, representando todas as crianças, passando por vários estudantes até chegar à representação da pira.
Débora Vicenzi Vieira recebeu a tocha, representando a atenção as fragilidades humanas.
 Débora passou a tocha para Maria Vitória Santin Dama, estudante referencia nos estudos, atitudes e disponibilidade, representando o Novo Conselho Escolar.


 Caroline Fortuna Pereira, melhor desempenho nas Olimpíadas de Matemática e destaque da turma representando todos os estudantes destaque e superação da nossa escola. recebendo  a tocha.




 Isabela Garcia Siste, nossa estudante nº 1 nos esportes, levando o nome da nossa escola aos pódios onde quer que participe de competições. Obrigada Isabela.
 As modalidades esportivas foram escolhidas pelos professores organizadores Kátia, Rita e Juliano

Luta Greco-romana
6º ano A -Professor Juliano

A luta greco-romana foi recriada para resgatar os valores do esporte na Antiguidade com a proibição de ataques mais duros e golpes baixos.



Representação da luta  greco-romana

Remo

 O Remo despontou como esporte em 1828 com a primeira corrida em Oxford e Cambridge, realizada até hoje no rio Tâmisa.




JUDÔ
 6º ANO B - Professor Juliano

O esporte foi criado no Japão por volta de 1880 pelo professor universitário Jigoro Kano, inicialmente todos os atletas vestiam branco, atualmente um dos atletas veste azul para identificação. 


Badminton

O esporte nasceu na Ìndia durante a colonização inglesa. Foi batizado em 1800 em homenagem ao duque de Beaufort e seu palácio de campo "Badminton House".

GINÁSTICA RÍTMICA 
6ºS E 7ºS ANOS

O esporte tem influência das danças clássicas, do balé e das escolas de ginástica sueca, baseada em rotinas livres e alemã com o uso de aparelhos. 





CICLISMO BMX
7ºs Anos - professora Kátia

O bicycle motocross, ou BMX surgiu na década de 60, na Califórnia pegando carona na onda do motocross em todo o território norte-americano.



PÓLO AQUÁTICO
 7ºS E 8ºS ANOS  - Professora Kátia

Primeiro esporte coletivo a fazer parte dos Jogos, o pólo aquático estreou em Paris em 1900, apenas em disputa masculina. As mulheres só começaram a competir em 2000, em Sydney. 


HÓQUEI SOBRE A GRAMA
8ºS ANOS 

Registros históricos mostram que o esporte nasceu no antigo Egito, há 4 mil anos. É o único esporte olímpico em que todos os países já conquistaram medalhas. 



BOXE
8ºs anos - Professora Kátia

 Durante o Império Romano, lutadores usavam luvas com garras de metal, o que resultava na morte de um dos gladiadores. O esporte estreou em 1904, St Louis.


GOALBALL
7ºS E 8º anos - professora Kátia

Este esporte foi criado para reabilitação de veteranos de guerra, com deficiência visual, por isso jogam vendados. Em 2014 o Brasil ganhou o campeonato mundial na modalidade.


TIRO COM ARCO 
9º ANO A - professora Kátia

Atividade de caça e guerra no início da civilização, o tiro com arco ganhou popularidade como esporte a partir do século XVI nos torneios da Inglaterra.



SALTOS ORNAMENTAIS 
9º ANO A
Pinturas de 4000 anos atrás mostram povos babilônicos, caldeus e egípcios mergulhando de pontos elevados para buscar comida e tesouros no fundo do mar. 




Esgrima 
9º ano 

Originário dos combates de espada. Tornou-se esporte no século XV, quando os duelos eram sangrentos e muitas vezes fatais.




Nado Sincronizado
9º ano B

Apesar de ser uma das únicas modalidades só de mulheres, foram os homens que começaram a fazer acrobacias dentro d'água, no final do século XIX.



CANOAGEM 
Turma Acelerada - Professora Rita

As primeiras competições de canoagem com velocidade, datam da metade do século XIX.





Halterofilismo
turma Acelerada
O levantamento de peso olímpico é um desporto cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, numa barra em que são fixados pesos.



ENCERRAMENTO 
8ºS E 9ºS ANOS




Agradecemos aos professores de Educação Física: Kátia, Rita e Juliano pelo projeto, bem como o coordenador Tiago, professores e direção. 




Agradecemos também a Fundação Marcopolo que disponibilizou DJs,  datashow e som para o evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.