sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Passeio de estudos

Os estudantes dos 4ºs anos das professoras Marivane e Patrícia, fizeram um passeio de estudos por alguns pontos turísticos de Caxias do Sul. Monumento ao Imigrante, Casa de Pedra e mundo de rolhas nos pavilhões da Festa da Uva. 



Monumento Nacional ao Imigrante: 


O monumento está localizado na BR 116, oferecendo uma bela vista da cidade. A escultura de  Antonio Carangi, representa os imigrantes italianos que chegaram nessa região foi inaugurado em 1954 durante a Festa da Uva pelo presidente Getúlio Vargas. A escultura tem 4, 5 metros, de bronze. Na parte de baixo os estudantes puderam ver a exposição que conta sobre a contribuição das mulheres no progresso da cidade, é o  Museu do Imigrante.



Museu Ambiência Casa de Pedra




Os estudantes conheceram o museu da Casa de Pedra,  moradia de pedra com parreiral e forno na parte externa, conheceram como viviam os imigrantes nos primórdios da imigração.
 Havia muita pedra na região, o que favoreceu a construção das casas. Essa casa foi moradia de Giuseppe Lucchese, no final do século XIX,  na  9ª Légua de Caxias. O assentamento das pedras era com barro e a madeira era de pinho.  Foi moradia, abatedouro de suínos, armazém, ferraria e outros. Os bairros  São José e Santa Catarina surgiram e a casa de pedra continuou ali. No centenário da imigração, em 1974 a casa foi adquirida pela prefeitura onde foi instalado o Museu,  inaugurado em 14 de fevereiro de 1975, durante a Festa da Uva. 


 Dentro da casa pode-se ver os móveis e utensílios usados na época. O fogão era encravado na pedra onde cozinhavam polenta,  massa e pão
 mesa sempre tinha muitos lugares, pois as mulheres tinham muitos filhos. Eram católicos fervorosos, percebemos isso nos quadros e  santos católicos de devoção. No andar de cima há um quarto com  móveis.








Cidade de Rolhas

A Cidade de Rolhas foi criada pela família de Antonio Molin, em Ana Rech, atualmente é  uma atração do Parque de Eventos. A mini cidade  foi construída com 45 mil rolhas. Essa obra de arte estava em exposição na casa da família desde 2005 apresentada como Presépios de Ana Rech. 









Informações nos sites:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.