Monumento Nacional ao Imigrante:
O monumento está localizado na BR 116, oferecendo uma bela vista da cidade. A escultura de Antonio Carangi, representa os imigrantes italianos que chegaram nessa região foi inaugurado em 1954 durante a Festa da Uva pelo presidente Getúlio Vargas. A escultura tem 4, 5 metros, de bronze. Na parte de baixo os estudantes puderam ver a exposição que conta sobre a contribuição das mulheres no progresso da cidade, é o Museu do Imigrante.
Museu Ambiência Casa de Pedra
Os estudantes conheceram o museu da Casa de Pedra, moradia de pedra com parreiral e forno na parte externa, conheceram como viviam os imigrantes nos primórdios da imigração.
Havia muita pedra na região, o que favoreceu a construção das casas. Essa casa foi moradia de Giuseppe Lucchese, no final do século XIX, na 9ª Légua de Caxias. O assentamento das pedras era com barro e a madeira era de pinho. Foi moradia, abatedouro de suínos, armazém, ferraria e outros. Os bairros São José e Santa Catarina surgiram e a casa de pedra continuou ali. No centenário da imigração, em 1974 a casa foi adquirida pela prefeitura onde foi instalado o Museu, inaugurado em 14 de fevereiro de 1975, durante a Festa da Uva.
Dentro da casa pode-se ver os móveis e utensílios usados na época. O fogão era encravado na pedra onde cozinhavam polenta, massa e pão
A mesa sempre tinha muitos lugares, pois as mulheres tinham muitos filhos. Eram católicos fervorosos, percebemos isso nos quadros e santos católicos de devoção. No andar de cima há um quarto com móveis.
Cidade de Rolhas
A Cidade de Rolhas foi criada pela família de Antonio Molin, em Ana Rech, atualmente é uma atração do Parque de Eventos. A mini cidade foi construída com 45 mil rolhas. Essa obra de arte estava em exposição na casa da família desde 2005 apresentada como Presépios de Ana Rech.
Informações nos sites:
Nenhum comentário:
Postar um comentário