segunda-feira, 10 de abril de 2017

Movimento Família Mais Segura na Internet


Sexta-feira assistimos a palestra Ética e Segurança Digital movimento Família Mais Segura na Internet, com dra. Patricia Peck Pinheiro,  considerada a maior referência na questão do Direito digital.
 Devido a sua preocupação com a segurança digital da família brasileira principalmente das crianças, fundou o Instituto Istart, há mais de dez anos, que orienta as famílias e educadores sobre os riscos do mundo digital e da Internet.
 A escola tem a responsabilidade da segurança do aluno e de educar para a bom uso das ferramentas mediáticas. As famílias atualmente não conseguem ou não procuram controlar o uso das novas tecnologias. Há muitos casos de menores fazendo mau uso destas, como postando fotos sensuais, fotos sem autorização de outros, cópia de trabalhos escolares feitos na Internet, cyberbullying,  comunicando-se com estranhos etc. 
A média de idade para possuir um celular fora do Brasil  é de 12 anos, porém no Brasil a média desce para os 6 anos, celular não é brinquedo! Há vários casos que chegam na justiça envolvendo indenizações que poderiam ter sido evitados se os pais estivessem no controle do que seus filhos veem ou postam  na Internet. Muitos casos acontecem nas escolas causando problemas sérios  que acabam envolvendo o Conselho Tutelar e a Justiça. 

O conhecimento, a informação dentro do desenvolvimento tecnológico é característica da era que vivenciamos, porém deve ser norteado por valores éticos,  uso ético, seguro e legal das tecnologias. A formação de usuários digitalmente corretos é a missão do movimento Família Mais Segura na Internet em parceria com as escolas e a família.

 Lembramos que no nosso estado é Lei a proibição do  uso do celular em sala de aula.


LEI Nº 12.884, DE 03 DE JANEIRO DE 2008.


Art. 1º
- Fica proibida a utilização de aparelhos de telefonia celular dentro das salas de aula, nos estabelecimentos de ensino do Estado do Rio Grande do Sul.
Parágrafo único -
Os telefones celulares deverão se r mantidos desligados, enquanto as aulas estiverem sendo ministradas. 
 
Abaixo o link da Cartilha que possui duas partes, voltadas para os estudantes com orientações do uso seguro das ferramentas tecnológicas e a segunda parte dirigida aos educadores e família. 

http://www.mpdft.mp.br/portal/pdf/imprensa/cartilhas/Cartilha_Orientativa_Etica_Seguranca_Digital_MPDFT.pdf
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.