9 º s anos
Neste ano comemoramos o centenário da arte moderna no Brasil contado a partir da exposição individual de Anita Malfatti. Essa exposição foi realizada em São Paulo, entre 12 de dezembro de 1917 e 11 de janeiro de 1918. Anita havia recém chegada da Europa, trazia uma proposta diferente da arte tradicional. Apresentou 53 obras entre pinturas, gravuras e desenhos com deformações anatômicas e colorido não naturalista, provocando um escândalo na época. Não se tinha ideia de que mudaria para sempre o curso da história da arte no Brasil, foi um marco sinalizando novos tempos na arte, foi a percursora da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922.
As turmas do 9º ano estudaram e pesquisaram o Modernismo brasileiro. O foco da pesquisa foram os artistas da Semana da Arte Moderna complementando com artista contemporâneos que tiveram influencia do Modernismo.
Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Victor Brecheret, Carlos Drummond, Décio Pignatari, Di Cavalcanti, Arnaldo Antunes, Érico Veríssimo, Ferreira Gulart, Graciliano Ramos, Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Villa-Lobos, Jorge Amado e Manuel Bandeira são alguns dos personagens escolhidos para estudo.
Os grupos apresentaram no LIE os trabalhos de artistas, escritores e poetas
Nenhum comentário:
Postar um comentário