segunda-feira, 10 de julho de 2017

10ª Mostra de Ciências E 8ª Mostra do Conhecimento - Alquimia do Óleo

Neste sábado na nossa Mostra de Ciência e do Conhecimento a comunidade escolar teve a oportunidade de conhecer o Projeto Alquimia do Óleo, da ONG S.A.A. Bio, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A parceria da SEMMA com o Projeto Alquimia do Óleo tem duração de 2 anos, está encerrando no final deste ano. O projeto atendeu muitas escolas e eventos, 12 mil alunos já conheceram o projeto. Silvio Souza, criador do projeto fez duas palestras de educação ambiental e mostrou como realiza a transformação do óleo usado de cozinha em biodiesel na sua miniusina montada num furgão.


O biodiesel tem uma importância fundamental na substituição do diesel, que polui a atmosfera, além de ser um recurso renovável que não polui, enquanto que o petróleo tem limites, não é renovável.

Óleo de Cozinha, bem como os óleos de origem vegetal, são matérias-primas para fabricação do biodiesel. Por isso a importância do recolhimento do óleo usado. O óleo não pode ser jogado no ralo da pia e nem na natureza, pois danifica encanamentos e é um grande poluidor do meio ambiente. Se jogado na natureza polui os lençóis freáticos. Na superfície apodrece e solta metano, perigoso na atmosfera. Segundo Silvio, apesar de todas as campanhas de coleta de óleo usado, na nossa cidade, de 500 mil habitantes, foram coletados, nos contêineres seletivos (amarelo), apenas 48.555 litros em 2016. Para nossa cidade é muito pouco, noventa por cento da população de Caxias larga o óleo no esgoto, entupindo encanamentos e causando alagamento. Largando na pia, o óleo vai para a caixa de gordura, quando tiver chuva forte vai ocorrer alagamento, pois no esgoto tem muito lixo, causando também a proliferação de ratos e baratas, que se alimentam desse lixo. Silvio alertou que 1 litro de óleo usado jogado na natureza contamina 1 milhão de litros de água.

Silvio lembrou que a água é gratuita, porém temos que pagar por ela, pois a poluímos, e o custo maior é o tratamento para transformá-la novamente em água limpa. A dessalinizar da água do mar, que seria uma solução, infelizmente é de alto custo,  tornaria a água caríssima, então esta não é uma solução viável.

Veículos e industrias também são grandes poluidores do ar, causando doenças respiratórias, como bronquite, renite e asma. A poluição do ar mata mais do que a gripe H1N1. O uso do biodiesel no lugar do diesel diminuiria essa poluição. A emissão de gases poluentes também provocam chuva ácida. A chuva ácida provoca muitos danos, corrói lataria de carros, e corroe concreto, prédios, plantações e até bronze, pois vemos isso na nossa cidade o Monumento ao Imigrante já sofreu desgaste do bronze devido a chuva ácida.

A poluição da atmosfera também provoca o aquecimento global e o efeito estufa. O efeito estufa é normal, porém  a poluição da atmosfera agrava o efeito estufa. Silvio alertou sobre o derretimento dos gelos dos polos, lembrando as Ilhas Marshal, bem como outras ilhas vão sumir em 50 anos.






Muitas vezes a solução está dentro de cada um. Boa vontade e consciência ambiental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.