Os Círculos da Paz tem como objetivo fortalecer vínculos, estruturar princípios de convivência, favorecendo o diálogo, facilitando a compreensão das causas de conflitos, busca de soluções e respeito entre os participantes.
No círculo a fala e a escuta fazem parte do processo dentro do respeito com o outro. Já há alguns anos trabalhamos com essa experiência na escola, não apenas com turmas problemáticas, mas também Círculos de Aprendizagem, de Leitura, de Interação etc..
Alceu Valim é um dos voluntários dos Círculos de construção de Paz. Na sexta-feira, dia 18 de agosto tivemos essa experiencia com os professores do turno da manhã, monitorados pelo voluntário dos Círculos de construção de Paz Alceu Valim que atuou como facilitador. O principal objetivo foi reforçar a interação entre o grupo, pois este ano temos vários professores novos.
Objeto da palavra nas mãos do falante, os outros são os ouvintes
Objetos ao centro do círculo, escolhemos um objeto significativo, que simboliza o objeto da fala, enquanto esse objeto estiver com o falante este não pode ser interrompido.
O Circulo é inspirado nos povos indígenas da Austrália e Nova Zelândia, onde resolviam seus problemas num círculo de diálogo entre o clã, discutindo e tomando decisões coletivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário