quarta-feira, 23 de maio de 2018

Museu de Ciencias Naturais - 6ºs anos



PROJETO O MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS VAI À ESCOLA
Museu de Ciências Naturais

AQUARIUM UCS CONHECER PARA PRESERVAR

 6ºano A - Professora Vânia Regina Adami Menegolla - dia 17 de maio
 6ºano B -  Professora : Juline Bartelli - dia 16 de maio

Plantas PANC

Os 6ºs anos também visitaram o Museu de Ciências Naturais e o Aquário, nos dias 16 e 17 de maio. O tema do passeio de estudos foi as plantas PANC, plantas não convencionais com valor nutritivo.
Tiveram orientação da professora doutora Valdirene Sartori, da UCS, do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Agricultura Sustentável.


PANC é a sigla em português para Plantas Alimentícias Não Convencionais, como exemplo a serralha, ora-pro-nobis, o coração ou umbigo da bananeira, caruru, beldroega, capuchinha etc...

Um grande número de plantas que ignoramos na alimentação  são comestíveis e possuem valor nutritivo.
Na oficina conheceram a urtiga, aquela planta que causa queimadura na pele,  ela tem grande valor nutricional,  é   fonte de minerais como o fosfato, ferro, betacaroteno e cálcio, além de  vitaminas A, C e E.


Pizza especial, com folhas de urtiga!

Os estudantes experimentaram uma receita com urtiga. Segundo a professora Juline Bartelli, que acompanhou o 6º ano B, deve-se colher a urtiga com luvas para evitar alergias e ferver por 15 minutos, para a substancia urtigante ser eliminada. Após usá-la refogada com cebolinha, salsa e outros conforme a preferência. Fazer a massa da pizza, colocar o molho, queijo e por cima o refogado de urtiga.
Os estudantes experimentaram com o patê de grão-de-bico.

 folhas de capuchinha enriquecem o patê de grão de bico

Patê: grão de bico cozido e amassado com temperos verdes e a folha verde da capuchinha.
 A capuchinha não enfeita só jardim, ela tem uso medicinal, toda ela é comestível,  serve para tratar infecção urinária, acne, alergias na pele, caspa, eczema,  falta de apetite,  insônia, problemas digestivos entre outros






Dentro do projeto os estudantes também conheceram o Museu de Ciências Naturais e o Aquarium da UCS com orientação do biólogo Fábio Costa.

 Museu de Ciências Naturais



No museu conheceram os principais biomas do nosso estado Campo,  Mata de Araucária, Litoral, Mata Atlântica e através de dioramas os estudantes puderam ver exemplos de vegetação e animais característicos de cada ecossistema. As características dos animais, como cor, tamanho e forma do bico e das pernas atendem a sua adaptação a cada bioma.
Fábio salientou a importância de conhecer para preservar.

 Aquário

Cada aquário representa um pedacinho do ambiente natural. Os estudantes viram um aquário marinho, formado com corais onde pode-se ver o peixe-palhaço personagem de Procurando Nemo. O aquário de água doce comporta 30 mil litros de água, podendo ter peixes maiores, como a pirarara, que possui bigodes como sensores, jundiás, carpa kói, peixe asiático panga etc..
Vimos cascudos nos aquários de água doce, ele tem uma função muito importante, pois se alimenta com os restos das comidas dos peixes. Outro importante para a higiene dos aquários é o  caramujo, que  também cumprem a função de limpeza, pois se alimentam da matéria orgânica, como as fezes dos peixes.


  Fábio Costa orientou a visita no Aquário



Credito das fotos acima: Vânia Regina Adami Menegolla

As fotos abaixo foram cedidas pela estudante Kemily Grandi do 6º B:

Aquário de água doce com peixe maiores como jundiás, carpa kói, peixe asiático panga, pirarara etc..



Pirarara


 Panga, acará, carpa Kói,



  Cascudo com sua boca ventral prefere o fundo do aquário

 Aquário Marinho

 Aquário marinho - corais e peixes pequenos


 Pequeno peixe marinho, donzela

 Yeloow tang e corais

 Credito das fotos: Kemily Grandi
 Museu de Ciências Naturais da UCS
Aquário da UCS:

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RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.