quarta-feira, 10 de setembro de 2014

65 Anos de Marcopolo - Palestra

Hoje dia 10 de setembro recebemos a visita das historiadoras Ana e Alessandra que palestraram sobre os 65 anos da Empresa Marcopolo. A empresa foi fundada em 6 de agosto de 1949.


As historiadoras trabalham no Centro de documentação Memória Marcopolo. Esse Centro é o local onde são guardadas as fotografias que registram os momentos importantes da história da Marcopolo, como  fotografias e documentos.


O nome da Marcopolo era Nicola, com sede no centro da cidade. Na época eram apenas 15 funcionários. Atualmente a empresa possui mais de 20.000 mil colaboradores.

Os primeiros ôbibus eram feitos de madeira e demoravam cerca de 3 meses para ficarem prontos. As poltronas de madeira eram estofadas com algodão e revestidas com couro. Com o tempo a madeira foi dando lugar ao metal e aço.

Do centro da cidade a empresa foi transferida para o Bairro Planalto, onde é a matriz, mas com o crescimento acelerado, uma nova fábrica foi construída, desta vez em Ana Rech.

O primeiro ônibus vendido para fora do Brasil foi em 1961, para o Uruguai.

A empresa que se chamava Nicola, criou um ônibus chamado Marcopolo, lembrando o viajante veneziano Marcopolo, que viajou muitos anos conhecendo muitos lugares. Esse ônibus fez tanto sucesso que a  empresa acabou trocando seu nome por este.

Paulo Bellini, que está na empresa desde sua fundação, recebeu este ano  a Ordem do Mérito Industrial da CNI, a mais alta condecoração da indústria brasileira que reconhece as lideranças que contribuem para o crescimento do País e o bem-estar da sociedade. Sempre a frente de seu tempo, Bellini esteve no Japão em 1986 para aprender com os japoneses formas de diminuir o desperdício e melhorias no trabalho em equipe.

Atualmente a empresa possui fábricas em vários países como: Argentina, África do Sul, México, Colômbia, Índia, Egito e China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.