Iniciou hoje a prática de
meditação com todos os alunos da escola. A vice-diretora Lorena e a coordenadora Mariluci orientaram a meditação pelo som nos dois prédios da escola no turno da manhã. Nos outros dias, com alternância, a meditação pelo som vai ficar a cargo da bibliotecária Luciara e da Professora de informártica Vera, no turno da manhã. Porém os professores também vão trabalhar a meditação, tanto em sala de aula como em outros ambientes da escola.
Os alunos da tarde também estarão meditando, orientados pelo som pela professora bibliotecária Maria Rosângela e pela professora do LIE, Marli Conte. Os professores da tarde optaram, também por uso de músicas relaxantes na sala de aula, leituras ao ar livre, e meditação orientada pelas próprias professoras da sala de aula.
Essa prática faz parte da formação em que estamos participando quinzenalmente com Regina Migliori.
Consultora em Cultura de Paz da Unesco e presidente do Instituto Migliori, Regina trabalha com o desenvolvimento do ser humano, quanto a ética, valores e crescimento pessoal.
Nosso cérebro e as redes neurais
De forma geral, as práticas de meditação, chamadas de
mindfulness, consistem em prestar atenção de forma intencional no momento presente, sem julgamento. A atenção pode ser fortalecida com treino específico,
a meditação, metodologia inspirada em práticas milenares, que vem sendo estudada pelas neurociências.
Alguns pontos positivos da meditação:
- melhora a atenção e aprendizagem,
- diminui a impulsividade e hiperatividade
- fortalece a memória
- fortelece os níveis de sabedoria e felicidade.
Hoje em dia nos deparamos com grandes desafios, tanto ambientais como de conflitos humanos. O ideal de uma sociedade justa e igualitária deve ser trabalhado nas escolas com o intuito de diminuir a violência, preconceito, descomprometimento etc.. Almejamos um mundo melhor, por isso a Cultura de Paz está permeando nosso currículo este ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário