quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Meditação

Iniciou hoje a prática de meditação com todos os alunos da escola. A vice-diretora Lorena e a coordenadora Mariluci orientaram  a meditação pelo som nos dois prédios da escola no turno da manhã. Nos outros dias, com alternância,  a meditação pelo som vai ficar a cargo da bibliotecária Luciara e da Professora de informártica Vera, no turno da manhã. Porém os professores também vão trabalhar a meditação, tanto em sala de aula como em outros ambientes da escola.

Os alunos da tarde também  estarão meditando, orientados pelo som pela professora bibliotecária Maria Rosângela e pela professora do LIE, Marli Conte. Os professores da tarde optaram, também por uso de músicas relaxantes na sala de aula, leituras ao ar livre, e meditação orientada pelas próprias professoras da sala de aula.

Essa prática faz parte da formação em que  estamos participando quinzenalmente com Regina Migliori.  Consultora em Cultura de Paz da Unesco e presidente do Instituto Migliori, Regina  trabalha com o desenvolvimento do ser humano, quanto a ética, valores e crescimento pessoal.          

Nosso cérebro e as redes neurais



De forma geral, as práticas de meditação, chamadas de mindfulness,  consistem em prestar atenção de forma intencional no momento presente, sem julgamento. A atenção pode ser fortalecida com treino específico, a meditação, metodologia inspirada em práticas milenares, que vem sendo estudada pelas neurociências.
Alguns pontos positivos da meditação:
  • melhora a atenção e aprendizagem,
  • diminui a impulsividade e hiperatividade
  • fortalece a memória
  • fortelece os níveis de sabedoria e felicidade.
 Hoje em dia nos deparamos com grandes desafios, tanto ambientais como de conflitos humanos. O ideal de uma sociedade justa e igualitária deve ser trabalhado nas escolas com o intuito de diminuir a violência, preconceito, descomprometimento etc.. Almejamos um mundo melhor, por isso a Cultura de Paz está permeando nosso currículo este ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.