quinta-feira, 23 de abril de 2015

"Neurociência e Educação- Saúde Mental" professor Dr. Luiz Antonio Corrêa

Dia 22 de abril, quarta-feira tivemos a palestra "Neurociência e Educação- Saúde Mental" com o professor Dr. Luiz Antonio Corrêa, no auditório da Empresa Marcopolo.




O Professor Dr. Luiz Antonio Corrêa, esclareceu sobre o cérebro humano, seu desenvolvimento e suas potencialidades, nos mostrando a relação entre o cérebro e a aprendizagem humana, buscando a reintegração pessoal social e escolar.



O professor Luiz inicia a palestra alertando para o fato de não termos mais qualidade de vida. A vida moderna, agitada, nos estimula demasiadamente, provocando ansiedade e depressão. Não estamos mais tendo tempo para viver em plenitude. Como resgatar o prazer de viver?
Hoje fala-se muito em qualidade de vida, em fazer a vida valer a pena, em valorizar o tempo. Pessoas felizes somam, ajudam, enquanto que as infelizes atrapalham. Nossas doenças são de ordem emocional, pessoas felizes não adoecem. 
Por que as pessoas felizes  não adoecem? Porque conseguem manter em alta seu sistema imunológico fortalecendo toda a sua estrutura física, mental e emocional.
 
Nossas crianças hoje são super estimuladas desde a gestação, com 45 dias já temos aprendizagem na vida uterina, por isso são mais inteligentes que as crianças do passado, porém pecamos na afetividade. As patologias estão sendo desencadeadas muito cedo, temos crianças deprimidas, bipolares, há um desencanto nas relações amorosas, pois pois há escassez de vínculos e afeto. Trabalhar o lado emocional do aluno e o vínculo afetivo é realmente importante para construirmos a aprendizagem. Quando um aluno se encanta com o professor, ele tem mais facilidade de aprender. Mas é necessário que o professor esteja bem consigo mesmo para encantar o aluno. 

Para isso é importante conhecer a si mesmo e ao outro. 



Palestra com participação de representantes da Secretaria da Educação, Fundação Marcopolo, Justiça Restaurativa, Escola  Ruben Bento Alves e Marianinha



Como neurocientista, Dr. Corrêa explicou sobre as partes do cérebro e seus neurotransmissores. Vários hormônios produzidos pelo cérebro são importantes para nosso equilibrio. A serotonina é um deles, considerado o hormônio da felicidade, pois seu equilibrio provoca alegria de viver, tolerância, auto-estima, paciência, bondade etc.. Sua escassez, ao contrário, provoca agressividade,  mau-humor, negatividade, tristeza, baixo-estima e consequentemente a depressão. 
Como reverter essa situação? 
Várias técnicas são possíveis. O mais comum é buscar ajuda nos antidepressivos, que normalizam os níveis de serotonina no organismo. Mas o problema não é só químico! Há outras alternativas, que não provocam efeitos colaterais, ou prejudicam a saúde:

Alimentação equilibrada, exercícios físicos, mais contato com a natureza, técnicas de relaxamento e meditação, passar a acreditar mais em si, fazer coisas que tenha prazer, que se sinta melhor, terapias, buscar realização profissional, ter mais confiança em si mesmo e na vida, procurar o bem estar, o contato humano, o abraço,  se importar com o outro. Podemos ser o sujeito de nossas vidas quando nos voltamos para dentro de nós mesmos e a partir daí olharmos para o outro.  (texto da professora Vera Medeiros) 

Professor Dr. Luiz Antonio Correa, é palestrante e presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia, Doutor em Psicologia, pedagogo, psicólogo, gestor em recursos humanos e professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.