segunda-feira, 29 de junho de 2015

A Arte de Conviver


Como portar-se melhor em público, criar uma boa imagem sobre si, ter educação, elegância e respeito?
 
Regyna de Queiroz Gazzola respondeu a essas questões na quinta-feira, dia 25 com as turmas das séries finais do ensino fundamental, dando muitas dicas.
 A etiqueta social diz respeito a diversos aspectos da vida em sociedade: vestimentas, gestos, linguagem corporal e verbal, cumprimentos, etc., por isso também diz respeito a educação, elegância, cordialidade e respeito.

A etiqueta social diz respeito a diversos aspectos da vida em sociedade: vestimentas, gestos, linguagem corporal e verbal, cumprimentos, etc., por isso também diz respeito a educação, elegância, cordialidade e respeito.
Com uma mesa posta Regyna falou sobre elegância e discrição à mesa, explicando sobre a função dos talheres, pratos e copos. Sabemos que com a correria do dia a dia fazemos as refeições rápida e informalmente, as etiquetas acabam sendo deixadas de lado, mas com prática e treino, podemos incorporar tais atos de forma natural.
Dicas de Regyna:
Cuidar da higiene pessoal, banhos diários, escovação de dentes, roupas limpas.
Procurar cumprir a obrigação, ajudando em casa, obedecendo aos pais e fazendo os temas.
Procurar ser gentil com as pessoas, cumprimentando-as. 
Na hora de conversar com alguém olhar nos olhos da pessoa. 
Cuidar para não interromper quem está falando. É preciso deixar as pessoas concluírem suas frases, é muito importante saber ouvir as pessoas.
Não ser portador de fofocas, normalmente as pessoas que levam fofocas são pessoas invejosas, então devemos procurar sempre nos melhorar, fechando os ouvidos para as maldades.
Procurar falar bem, desenvolvemos nosso vocabulário com muita leitura, de jornais, livros etc.. Procurar estar a par do que está acontecendo no mundo.

Cuidar para não fazer perguntas indiscretas, como perguntar idade, quanto custou tal roupa, etc..

O celular deve ser desligado em locais como sala de aula, palestras, consultório médico, cinemas e teatros. Se atender em lugares públicos cuidar para não falar alto, procure ser discreto.

Regyna também reforçou a solidariedade, sabermos repartir, ajudar o outro.
“A solidariedade se aprende, se constrói desde a infância através de experiencias que temos uns com os outros. Ser solidário apenas consigo mesmo é ser solitário. (…) É importante ensinar as crianças a serem solidárias, a saberem repartir.”

GAZZOLA – Regyna de Queiroz - A Arte de Conviver – Editora Quatrilho – Caxias do Sul -RS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.