sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Pássaros na nossa escola

No pátio dos fundos de nossa escola temos muitas árvores nativas, como murta, canela, araucárias e árvores frutíferas. Elas atraem uma grande quantidade de aves, principalmente na primavera. As fotos abaixo são de registros das últimas duas semanas!

Tucanos
Os tucanos são considerados as aves que mais avançam ao sul devido ao desmatamento.
Eles estão aparecendo  esporadicamente neste ano, nos anos anteriores apareciam com muita frequência, em bandos, infelizmente soubemos que muitos foram caçados para a retirada do bico, atitude selvagem e  ignorante. No ano passado foi realizada palestra para todos os estudantes das séries inicias quanto ao respeito com a fauna, principalmente as aves, ouvimos muitos relatos de atos de agressão às aves. Mas acreditamos que plantamos uma sementinha e que dará os frutos.









Outra postagem de tucanos em 2014:
https://marianinhaqueiroz.blogspot.com.br/2014/12/tucanos-visitando-nossa-escola.html
Sabiá-laranjeira

Os sabiás estão sempre no fundo da escola, nos galhos das árvores, no muro ou no chão procurando alimento, minhocas, larvas etc..


Pica-pau-dourado

Esse pica-pau é considerado raro, pois é encontrado em matas mais fechadas e está em extinção devido ao desmatamento. Este foi avistado na sexta-feira ao meio dia, gritos agudos chamaram a atenção e numa observação mais atenta o identificamos. O macho tem um "boné" vermelho vivo, que na fêmea é marrom.







Canário

Esses canários são bem comuns, adaptados a centros urbanos, o macho é amarelo enquanto a fêmea e os filhotes tem cores  mais discreta, em tons de cinza. Eles estão sempre nas árvores do fundo da escola e quando não há ninguém se arriscam pelo chão procurando alimento.





 Pica-pau-do-campo

Esse pica-pau é bem comum, adaptado aos centros urbanos arborizados, muitas vezes está ciscando no chão, mas hoje os alunos viram um casal procurando insetos e larvas na araucária que está secando nos fundos da escola. Foi muito interessando observar o casal, suas garras são adaptadas para escalar em troncos de árvores, mas também para andar de ré e voltar nos buracos da árvore onde possivelmente há fartura de larvas ou insetos.




 Quero-quero

Essa ave, símbolo dos pampas gaúchos é encontrada em todo o Brasil, até mesmo na Amazônia, onde é conhecido como Tetéu. Essa ave está sempre em alerta, avisando da aproximação das pessoas. Tem cuidados extremos com as ninhadas, adoram campos de futebol e na nossa cidade muitas vezes há notícias de mobilização em favor de protegê-los na época de reprodução ou nidificação. Por isso não devemos chegar perto quando percebemos ninhos, pois eles os defendem com voos rasantes atacando os possíveis ofensores.

Iniciativas positivas:

Nosso aluno João Vítor Martins Machado, 11 anos, do 5º B, conta que no ano anterior era aluno do Cristóvão de Mendoza e após um quero-quero ser morto a pedradas, bem como seu ninho destruído, fizeram uma campanha, com parceria dos professores e direção,  conscientizando todas as turmas  para a proteção dos quero-quero e de todas as aves. O colega Jaderson fez um desenho de quero-quero que foi transformado em camiseta. Com  doações conseguiram fazer 200 camisetas  que foram doadas ou vendidas!

Na Universidade de Caxias do Sul, certa vez encontramos uma placa perto da UCS TV com a placa "Cuidado! Ninho de quero-quero!" Atitude louvável de pessoas conscientes com a importância dos animais.

Em 2015 a cidade de São Paulo foi mobilizada com a campanha " Eu quero-quero proteção para a fauna que habita os parques" a favor de cuidados com as famílias de quero-quero durante corte de gramados nas áreas públicas e campos de futebol.










Mais postagens no nosso blog de Ciências:

http://cienciasmarianinha.blogspot.com.br/2017/02/aves-do-nosso-entorno.html

Professora Vera Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.