quinta-feira, 29 de março de 2018

Experiência: Criando uma bússula

Geografia
Professor: Ronaldo Cardoso
6º ano
As turmas de 6º ano aprenderam como construir uma bússula de forma simples.
Esse instrumento é tradicionalmente usado para orientação, numa explicação simples é uma agulha que aponta para o Norte. Com a utilização de um imã, uma agulha, uma rolha de cortiça, fita adesiva e um prato com  água podemos experienciar como a bússola funciona.

A rolha se mexe livremente, sem nenhuma direção, mas ao esfregar a agulha no imã, a agulha fica magnetizada e apontará na direção norte.













sexta-feira, 23 de março de 2018

Caixa de Memória - 6º ano B

Caixa de Memória
6º ano B
Professor Ronaldo Cardoso

Nesta quinta-feira foi a vez do 6º ano B apresentar sua caixa de memória. O que cada um gostaria de guardar numa caixa para ter para sempre? Por quê? Como seria essa caixa? 
As caixas foram elaboradas para guardarem  objetos que representam a história de vida de cada um. Exploraram o conceito de memória como elemento constitutivo das histórias de vida individuais e da história coletiva do grupo.




















Nesse trabalho foi despertado a curiosidade, a imaginação e a capacidade expressiva e criativa dos alunos.  Estes elementos simbólicos foram expostos na sala de aula para visitação criando assim momentos de troca afetiva, em que aprenderam a ouvir,  respeitar e se emocionar uns com os outros. 

Engenharia Solidária

Os estudantes do 5º ano A iniciaram uma campanha de recolhimento de tampinhas de garrafas. O estudante Vicente Fredo trouxe uma caixa de coleta distribuída pela UCS e trouxe a ideia de recolher para a Engenharia Solidária. O representante da turma João e Vicente passaram nas salas explicando a iniciativa. Essa campanha beneficia ONGs que trabalham com a causa canina.





Os voluntários da Engenharia Solidária recolhem as tampinhas, que são levadas para um pequeno depósito, onde voluntários separam as tampinhas de algum outro resíduo que possa estar junto e as embalam em grandes sacos. São entregues a uma recicladora que compra as tampinhas. Ao final de cada mês o dinheiro arrecadado  é depositado diretamente na conta das ONGs, como a PAC - Proteção Animal Caxias.
As tampinhas são um resíduo (polipropileno) de pouco volume e valor relativamente alto.

Tampinhas que podem ser doadas: refrigerantes, água mineral, sucos, leites, isotônicos, iogurtes, remédios, produtos de higiene e produtos de limpeza. O ponto de coleta fica na recepção junto ao aquário.


https://www.ucs.br/site/eventos/ii-seminario-de-tecnologia-inovacao-e-desenvolvimento-social/engenharia-solidaria/

quarta-feira, 21 de março de 2018

Ensinando pelo Tato

5º ano B
Professora Sônia 

A falta da visão dificulta as funções motoras, o desenvolvimento perceptivo do deficiente visual se realiza através das experiências sensório-motoras vividas. 
É muito importante os sentidos, principalmente o tato, no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual.
 A professora do 5º ano B, Sônia está sempre buscando atividades diferenciadas para Alice. Recursos didáticos táteis favorecem muito o processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisso os coleguinhas de Alice foram desafiados a trazerem atividades em que Alice tenha experiencia sensorial. Assim Alice aprendeu como enrolar o papel para fazer cestinhos a partir desses rolinhos.
 Com os rolinhos de jornal foi construído um pote para Alice guardar a massinha de modelar.


O colega Christopher Ferreira aprendeu com o pai e ensinou Alice.



A interação com os colegas foi grande, pois Alice também aprendeu a fazer aviãozinho de papel e barquinho de papel



Caixa de Memória

Caixa de Memória
6º ano A
Professor Ronaldo Cardoso

Cada um tem uma história, a história é feita de personagens como nós de carne e osso.  Todos somos sujeitos históricos, todos nós temos nossas próprias histórias. Os estudantes dos 6ºs anos foram desafiados a construírem suas caixas de memórias. O que você gostaria de guardar numa caixa para ter para sempre? Por quê? Como seria essa caixa? Por quê?
 Cada estudante criou sua caixa e  buscou objetos que representam sua história de vida ou de aspectos relevantes de suas vidas. Assim exploraram o conceito de memória como elemento constitutivo das histórias de vida individuais e da história coletiva do grupo.
Nesse trabalho foi despertado a curiosidade, a imaginação e a capacidade expressiva e criativa dos alunos.  Estes elementos simbólicos foram expostos na sala de aula para visitação criando assim momentos de troca afetiva, em que aprenderam a ouvir,  respeitar e se emocionar uns com os outros. 










 Visitação dos 5ºs anos  na mostra:




RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.