sexta-feira, 6 de julho de 2018

11 ª Mostra de Ciências e 9ª Mostra do Conhecimento

11 ª Mostra de Ciências e 9ª Mostra do Conhecimento

Data: 30 de junho 2018
Horário a visitação: 9 às 11 h
Tema: Valorização da Vida, o Eu, o Outro e o Mundo
Nossa Mostra deste ano, no dia 30, sábado de manhã, foi a culminância de todos os trabalhos, dentro do Projeto Valorização da Vida. A maioria dos trabalhos tiveram a parceria com o Aquário e o  Museu de Ciências Naturais da UCS.



No decorrer do primeiro e segundo trimestre os estudantes estiveram envolvidos no projeto Valorização da Vida, com o tema: o eu, o Outro e o Mundo. Conhecer a si mesmo, descobrir o que tem de melhor, fortalecer o que pode ser melhorado. Amar, cuidar e respeitar primeiramente a si mesmo é fundamental para posteriormente conhecer, respeitar e amar o outro. Este outro é o homem, o animal, a planta, a natureza, para convivermos em harmonia no mundo.

Agradecemos a Universidade de Caxias do Sul, em especial a bióloga Janete Maria Scopel e a equipe do Museu de Ciências Naturais e Aquário, pela oportunidade que nossos estudantes tiveram  de estar em um ambiente acadêmico, mas também lúdico, com atividades relacionadas com a vivência e conhecimento de cada um, perfazendo as aprendizagens da sala de aula. 
 Iniciamos com cantando o Hino Nacional e o Hino Riograndense



Apresentação de danças em homenagem aos países que participam da Copa do Mundo, com estudantes de diversas turmas sob coordenação da professora de Educação Física Rita de Cássia de Souza Bueno





Apresentaram-se também a Turma de Aceleração, coordenados pelo professor Dinarte e a estudante Quézia Borba Lucas, (8º ano B) com violão cantou "Que Amor é Esse" de Luma Elpídio.

5º Ano
Corpo Humano e Peixes
Os estudantes do 5º ano apresentaram maquetes sobre os sistemas do corpo humano em papel machê. Apresentaram também o projeto Peixes com Arte e Tecnomídias, onde pesquisaram sobre os peixes e utilizaram o atelier da Reciclagem de Papel para confeccionar peixes com a técnica de papelagem. O resultado foi muito maravilhoso, encantando a todos que estiveram presentes. 

Equipe do Museu de Ciências Naturais da UCS esteve presente e levaram uma pirarara feita de papel doada pelos estudantes do 5º ano.

 Peixe palhaço, tomato, sargento, yellow tang, etc.. grande variedade, com explicação dos estudantes da turma.
Fox face, peixe marinho

Explicação sobre os peixes, as pinturas correspondiam aos peixes vistos no aquário. Biólogos da UCS, Felipe, Valéria e Janete.

 2º ano da manhã com trabalhos realizados em sala de aula,  Arte e Tecnomídias


 Aquários de gel, criatividade nas aulas de Arte

Desenho dos peixes, coloridos no xeros  e desenhados de observação


5º ano A Doação de Órgãos

Os estudantes do 5º ano B pesquisaram sobre doação de órgãos e  aprenderam  a importância de conscientizar as pessoas de que esse ato pode salvar vidas. No dia da Amostra explicaram sobre quais órgãos podem ser doados e distribuíram material informativo sobre a doação de órgãos. 
você sabia que em nossa cidade temos o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos desde 2014? Comemora-se dia 9 de junho, neste dia ocorre ações na cidade para divulgar a importância da doação!

Os estudantes caracterizados com camisetas, distribuíram folderes, e explicaram sobre doação de órgãos  para os visitantes da amostra.

Qualquer pessoa pode doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea e parte do pulmão. Pode-se também ser doador falecido se houver autorização em documento pela família, rins, coração, pulmão, fígado, pâncreas, tecidos, pele, ossos e córnea.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Turma de Aceleração
Produziram vídeos, história da Escola, maquetes, curiosidades  dos países da copa e nas aulas de Arte construíram matrioskas.



6º Ano - Plantas Panc



Arte 
Estudantes recriaram seus rostos com a técnica de Vik Muniz. Assistiram "Lixo Extraordinário" e desde o início do ano coletam lixo na escola para a elaboração desse trabalho. Fotografia, desenho e colagem.




9º ano - desenhos
Estudantes do 9º ano revelam-se na arte do desenho, expondo seus trabalhos na Mostra.





9º ano Terrário
Técnica aprendida nas visitas de estudo no Museu de Ciências Naturais. 
 Nesse ecossistema em miniatura  ocorre vários ciclos, como o ciclo da água, a condensação da água  evapora e volta para o micro ambiente; a ação de decompositores, como os fungos e bactérias que fazem a reciclagem dos nutrientes no ambiente. Também pode ser notado o ciclo do carbono, onde as plantas, na decomposição orgânica,  na fotossíntese  consomem a glicose durante o processo de respiração, emitindo  CO2, renovando o carbono no ambiente. Esse micro ambiente pode durar muitos anos, não necessitando renovar a água.


Estudantes capricharam nos terrários aprensentados



7º Ano - Herbário
Os estudantes fotografaram as árvores da escola e com ajuda do biólogo Felipe, identificaram a maioria das árvores nativas da escola. Pesquisa, nome científico e fizeram também a pintura de algumas placas para fixarem na árvore identificada, posteriormente publicaremos a relação numerada da identificação das árvores nativas de nossa escola. 





 8º ano 

Os 8ºs anos pesquisaram sobre os países da Copa do Mundo. Pesquisaram principais receitas e seus ingredientes. Pesquisaram preços no mercado e trabalharam com a regra de 3 para  adaptar os preços às receitas. 

Sistemas do Corpo Humano



 Apresentação teatro - Malala
8ºs anos

O livro Malala foi lido com as turmas do 8º ano e surgiu ideia de homenagear essa  menina paquistanesa que lutou pelo direito das mulheres.  Malala Yousafzai, aos 17 anos ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 2014. 
Pela sua luta pelos direitos das meninas estudarem, foi considera uma ameça contra o Islã e em  outubro de 2012, quando voltava da escola, foi atingida na cabeça com um tiro à queima-roupa.  Essa passagem de sua vida foi teatralizada pelos alunos do 8º ano.








                                                         Trabalhos de arte - Malala



 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Instalação Corredor da 2ª Guerra Mundial


Professora Arlete Maria Pasquali  – 2ª Guerra Mundial
Professora Laiana Bittencourt Cardoso  – Anne Frank
 
Instalação Corredor da Segunda Guerra
“ Hitler era a reencarnação de Deus” , essa frase e outras, chocava quem entrava na instalação “Corredor da 2º Guerra”. Barulhos de tiros , bomba, alarme de evacuação e figurantes feridos assustavam quem passava pelo corredor. Na mostra enfermeiras e soldados trajados de época convidavam as pessoas para conhecer o corredor, que apesar de assustador terminava numa sala decorada com cartas de guerra, e cartas para Anne Frank, representações de Hitler e representação da história de Anne Frank. Ao fundo vídeo com imagens reais da 2º Guerra.

Esse trabalho foi realizado pelos 9ºs anos na disciplina de História, onde estudaram sobre a 2ª Guerra  e na Português, onde leram o diário de Anne Frank.  A instalação foi montada por uma equipe que usando TNT preto e cartazes com frases relacionadas a guerra. Duas enfermeiras e quatro guardas, personagem de Hitler e de Anne Frank conversavam com os visitantes.

Foi um trabalho de muita dedicação que mostrou as consequências horríveis a que o preconceito pode chegar, cravado no horror da guerra!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Coast play
Fernanda Pacheco e Ana Paula Rodrigues orientaram os visitantes na Mostra, vestidas de Mário e Luigi, personagens do Jogo Mario.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Visitas ilustres - Professoras biólogas do Museu de Ciências Naturais da Ucs, Janete, Valéria e o curador do Herbário Felipe Gonzati, rodeados pela professora Vera e diretora Mariluci

 Agradecemos a equipe do Museu de Ciências Naturais e Aquário que estiveram prestigiando a nossa Mostra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.