sexta-feira, 13 de março de 2015

Neurociencia, Educação em Valores Humanos e Meditação - Solenidade de Cooperação



               No dia 12 de março estiveram presentes na nossa escola autoridades para a assinatura do termo de cooperação para continuação do projeto Neurociência, Educação em Valores Humanos e Meditação.

              A solenidade aconteceu às 18 horas na Escola Marianinha. Estiveram presentes as autoridades e colaboradores: Secretária Municipal da Educação Marléa Alves; Diretor da Fundação Marcopolo, Jader Alberto Peter; Creice Santiago Arse, analista de responsabilidade social da Fundação Marcopolo; Presidente da Fundação Caxias, Paulo Poletto; Migliori Consultoria, representada pela Regina de Fátima Migliori; Diretor da Secretaria de Segurança, José Francisco Barden da Rosa e a coordenadora do Programa Mais Educação da SMED Andréia Souza. 

              Estiveram presentes também familiares da nossa patrona, a filha de  Marianinha Queiroz, Marília e a neta Denise.  Foram recebidos pela nossa diretora  Mariluci Martello, vice-diretoras Lorena Bachi Steffli e Elisabete Comin, representantes do CPM, coordenadores, professores,  pais e alunos.



Apresentação do Protocolo de assinatura do Termo de Cooperação por Creice Arsé, analista de responsabilidade social da Fundação Marcopolo

 Assinatura do Termo de Cooperação pelas autoridades presentes






Paulo Poletto,  Jader Alberto Peter, Marléa Alves e Regina Migliori

        A Assembleia de pais aconteceu às 19 horas. Regina Migliori apresentou o projeto Educação em Valores aos pais, ressaltando os desafios e os resultados já alcançados.  

Regina Migliori expondo o projeto Educação em Valores
      



Denise, representando a família Marianinha Queiroz


Equipe diretiva, Lorena, vice-diretora da manhã, Mariluci, diretora e Elisabete vice-diretora da tarde



                        

                           Alceu Valin de Lima mediador do projeto

Apresentação dos professores do turno da manhã

Apresentação das coordenadoras, Ely Cássia,manhã; Juleide da tarde e Pauline do Programa Mais Educação

Ivani Orlandi e Juleide, presidente do CPM e Juleide do Conselho Escolar

       A EMEF profª Marianinha Queiroz vem implantando há três anos a Cultura de Paz e a Comunicação Não Violenta, com postura acolhedora e conciliadora, obtendo muito sucesso em sua abordagem ao longo dos anos.
          Através do Sr. Alceu Valin de Lima conhecemos o trabalho do Dr. Leoberto Brancher da Justiça Restaurativa, que nos desafiou a participar de um projeto piloto sobre Neurociencia, Educação em Valores Humanos e Meditação ministrado pela professora Regina Migliori, do Instituto Migliori de São Paulo.
        Para execução deste projeto a Fundação Marcopolo, que já atua na escola há 6 anos, foi convidada a participar, auxiliando nos recursos financeiros e na realização dos workshops.
       Desta forma, SMED, Escola Marianinha, Fundação Caxias, Fundação Marcopolo e Justiça Restaurativa iniciaram um marco junto a Educação de nossa cidade, trazendo a meditação para junto das salas de aula.

        O projeto iniciou em 2014, fomentando atividades e ações de resgate dos valores humanos e desenvolvimento de cultura de paz na educação com a integração desses valores aos currículos escolares e projetos político-pedagógicos, por meio da promoção de práticas transformadoras a partir de vivências e técnicas que possibilitam a formação do caráter pelo despertar dos valores humanos.
         O projeto objetiva ainda a mobilização de todos os setores da sociedade para empregar disposição pessoal e institucioanl nas causas que envolvem comportamento de crianças e adolescentes, prioritariamente a inclusão das práticas centradas em valores, desenvolvimento humano e cultura de paz.
     A formação resultou em muto êxito na atuação dos professores, repercutindo diretamente em sala de aula e nos programas da escola. Os conflitos reduziram-se drasticamente e a formação passou a fazer parte do cotidiano escolar, com resultados ainda incomensuráveis, pela sua grandeza, sendo adotada como permanente nas ações escolares, com acompanhamento e inclusão no Projeto Gentileza Sustentável, projeto que norteia todas as ações pedagógicas da Escola Marianinha Queiroz.

Para Saber Mais:

Neurociência: Instituto Migliori:
http://www.migliori.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.