quinta-feira, 21 de maio de 2015

JOGOS ESCOLARES DE XADREZ

Aconteceu nesta terça-feira, dia 19 de maio,  a abertura das  competições de Xadrez e Xadrez Adaptado dos Jogos Escolares 2015, promovido pela SMEL,  Secretaria Municipal do Esporte e Lazer . A competição estão acontecendo no Salão de Festas do ginásio do SESI.
Nossa escola está participando das categorias Juvenil, Infantil e Mirim.

19/05/15 - 3ª feira - Juvenil
20/05/15 - 4ª feira - Infantil
21/05/15 - 5ª feira - Mirim


Equipe Juvenil participando na terça-feira Israel, 
Geofrank, Eduardo e Brenda do 9º ano

As premiações foram até o 20º lugar. Participaram 97 alunos de 23 escolas do naipe masculino. O Murialdo Caxias conquistou o primeiro lugar na categoria. 
No naipe feminino, foram inscritas 27 meninas, de 20 escolas, a vencedora foi o Colégio Galópolis.

No Xadrez Adaptado, a aluna campeã foi Aliene Miola e, no masculino, Cristiano Silveira. Ambos representaram a Escola Renato Del Mese.

Tanto no masculino quanto no feminino, foram premiados os classificados até o 20º lugar. 


visão geral do campeonato

No segundo dia competiram 161 meninos e 102 meninas. Devido a melhor pontuação, a Escola Caminho do Saber foi a vencedora do naipe masculino. No feminino, a Escola Pastorinhas conquistou o primeiro lugar.
Na premiação da categoria infantil, tivemos uma medalha com a aluna  Brenda V. Paula.


Equipe Infantil na quarta-feira, a professora Maria Rosangela Ribeiro acompanhou todas as equipes.



 Marcelo com a medalha e colegas participantes. Categoria Mirim

Hoje foi o último dia que a escola participou do Xadrez. Mais uma medalha e dessa vez foi o Marcelo que trouxe! Parabéns!



Relação dos ganhadores:
https://www.facebook.com/pages/Esporte-e-Lazer/594131970601490

terça-feira, 19 de maio de 2015

Conversações Pedagógicas - 2º Edição

Pauline Leidens, coordenadora do Programa Mais Educação esteve no dia 18 de maio, segunda à noite,  na Cerimônia de lançamento do caderno de notícias do Seminário de Educação Conversações Pedagógicas de 2014. 
Aconteceu na Biblioteca do Parque da Estação Férrea e reuniu mais de 100 pessoas. A secretária da educação Marléa R. Alves esteve no evento. 
O Coral da Escola Angelina Sassi Comandulli apresentou-se, seguido da entrega simbólica do caderno de notícias. No encontro, foi lançado o 3º Seminário Conversações Pedagógicas.




Site:

Postagem do Seminário:
http://marianinhaqueiroz.blogspot.com.br/2014/10/seminario-conversacoes-pedagogicas.html

Prática de Yoga

Nossos professores, direção e coordenadores  tiveram um momento especial na reunião pedagógica de segunda-feira à noite, dia 18 de maio de 2015. Tivemos um momento especial, na segunda parte da reunião,  onde fizemos exercícios de Yoga e algumas técnicas de meditação com a instrutora de yoga e coordenadora do Centro Mundo Yoga, Evelise Maria Pisani. Evelise propõe a meditação como um exercício físico e mental que deve ser praticado diariamente.
Praticamos exercícios corporais e técnicas de respiração, como  forma de tranquilizar a mente e os pensamentos. Neste mundo agitado, muitas vezes não vivemos o presente, por isso a importância de técnicas de interiorização que focam o aqui e agora. A meditação pode ser realizada em vários momentos do cotidiano, no ônibus, na sala de espera, caminhando, enfim, o tempo não pode ser uma desculpa para meditar!



Com o relaxamento e a meditação  podemos diminuir o estresse e ansiedade, reforçando a atenção, o foco no momento presente.

sábado, 16 de maio de 2015

Qualidade de vida

Palestra sobre Qualidade de Vida.

DATA: 07/05/2015 - quinta-feira

LOCAL: Escola Marianinha

Na noite de quinta feira, dia 07 de maio, através da parceria Fundação Marcopolo, SMEL e Escola Marianinha, foram oferecidos ás mães momentos ímpares, com palestra da Educadora Física da Smel  Neci Gasperim, que discorreu sobre a importância das atividades físicas para a manutenção da saúde das mulheres e sobre o quanto as mulheres, em especial as mães, precisam buscar a qualidade de vida, visando estar bem, para que todos ao seu redor assim estejam. Lembrando as mulheres de serem os pilares dos lares e que em tempos conturbados, devem buscar a serenidade e leveza, fazendo um contraponto a dureza das relações atuais.
Em seguida passou a professora à atividades de aquecimento, dança e coreografias, seguidas com alegria e dinamismo por todas as mães presentes. Após a Vice Diretora Lorena prestou uma homenagem às mães presentes, agradecendo-as e cumprimentando-as por dedicarem um pouco de tempo a si mesmas e por terem atendido o chamado da escola, emocionando as mães presentes. Em seguida foi servido bolo e chá, encerrando com alegria um encontro que promete se repetir, sendo este um pedido das mães presentes.   

Lorena Bachi Steffli

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Coordenadoria da Mulher - Palestra



Palestra Rede de Proteção à Mulher
Quando? 14 de maio
Onde?  Escola Marianinha Queiroz



Representantes da coordenadoria da Mulher: Jamile Mazzotti Marin, assistente social e a advogada Roseli Perusato, estiveram na nossa escola divulgando a Rede de Proteção à Mulher através da Coordenadoria da Mulher, no dia 14 de maio, quinta-feira. Representantes da Coordenadoria da Mulher já estiveram na escola na semana passada e nesta semana atenderam as turmas Acelerada, 8ºs e 9ºs anos. Iniciaram com um vídeo didático, mostrando como a cultura machista se perpetua no nosso cotidiano. Os alunos participaram fazendo perguntas e relatando casos. Todos  receberam a Cartilha da Mulher, que orienta e esclarece sobre a violência e a lei.
Os principais pontos da palestra foram: violência contra a mulher, violência doméstica, como denunciar os 5 tipos de violência contra a mulher, quem são os agressores, os tipos de prisão e a Lei Maria da Penha.
A Lei Maria da Penha, lei 11.340/06, ganhou esse nome em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, biofarmacêutica cearense que foi casada com o professor universitário Marco Antonio Herredia Viveros, que tentou assassiná-la por duas vezes. Essa lei foi um apelo de toda a sociedade indignada com a violência contra a mulher, essa lei tentou reduzir os altos índices de prática dos crimes de violência doméstica. Segundo o artigo 5º “ Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.” O dano moral envolve conduta como: calúnia, difamação ou injúria.
Outros assuntos abordado foram o Programa de Atendimento às vítimas de agressões recentes, o PRAVIVIS, instalado no Hospital Geral desde 2001, e a Casa Viva Raquel. A casa Viva Rachel, abrigo criado em 1999 para acolher mulheres e filhos em situação de violência doméstica.

Endereços e telefones da rede de proteção à mulher:

Coordenadoria da Mulher - Centro de referência para a mulher
Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
rua Alfredo Chaves 1333 - bairro Exposição
Fone (54) 3218 6000 - Ramal 6388 - 3218 6026
Aberto das 9:00h às 17:00 sem fechar ao meio-dia.

Delegacia para a Mulher
rua Dr. Montaury, 1387 - 1º andar centro
Fones (54) 3221 1357 - 3202 1921
Disque denúncia: 0800 517765

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Dia Saudável - SESI

A escola foi contemplada com uma tarde divertida no SESI - Dia Saudável, onde são oferecidas diversas oficinas envolvendo alimentação, música e outras atividades pedagógicas. Para que a escola participe será necessária a contratação de transporte particular, onde cada aluno precisará pagar o valor de R$ 5,00. Sendo assim, contamos com a colaboração dos pais para que possamos usufruir com nossos alunos desta tarde diferente.

O que é o Dia Saudável?
São eventos promovidos pelo SESI em suas instalações com a proposta de ocupação dos espaços de cultura, esporte e lazer dos Centros de Atividades e dos Centros Esportivos.
As atividades proporcionam a participação, não só das escolas, mas  dos trabalhadores da indústria, seus dependentes e a comunidade em geral.
Os espaços do SESI possuem estruturas para práticas saudáveis, contemplando ações de integração familiar, estimulando que as pessoas utilizem os locais abertos pelo SESI com atividades planejadas e seguras.
http://www.sesirs.org.br/pt-br/dia-saud%C3%A1vel-no-sesi

terça-feira, 12 de maio de 2015

Homenagem às mães - turno da tarde

Foi um grande sucesso a homenagem às mães no turno da tarde, realizada no dia 08 de maio, sexta-feira. Iniciamos  às 17 horas com uma grande presença de mães.
As mães foram homenageadas com teatro e música. O 5º ano A apresentou o teatro "Fases da Vida" organizado pela professora de Arte Simone Soares Turchetto.
Os 1ºs anos da professora Luciane e Claudia encenaram um teatro sobre as mães. No final todos cantaram "Cuida de Mim" às mamães que se emocionavam com a homenagem calorosa de seus filhos.



Apresentação do primeiro ano

Alunos do 1º ano da professora Luciane e Claudia
Teatro "Fases da Vida" , 5º ano



 Plateia atenta
 "Fases da vida"





 Cuida de Mim





 

Todos em um só vóz "Cuida de Mim" emocionou as mães

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Jogos Escolares 2015

Os Jogos escolares promovido pela prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), com mais de 90 escolas em 18 modalidades diferentes, tem como principal objetivo estimular a prática esportiva nas escolas públicas.
Eduardo Luz - largada dos 250m
As provas iniciaram na  terça-feira, dia 05 de maio no Complexo Esportivo do Sesi, onde está sendo realizada a modalidade de atletismo. Sexta-feira, dia 08 de maio foi a vez da  competição entre os alunos com deficiências, nas provas de arremesso, corrida e salto.
Nossos alunos acompanhados pela professora de Educação Física Maria Rosângela trouxeram muitas medalhas. Parabéns a todos!


Abaixo a relação dos vencedores:
Mirim - 2º lugar em arremesso de pelota: Rafaela Dutra Arnt

Professora de Educação Física Maria Rosângela e Rafaela


Infantil - Eduardo Luz - 4º lugar em salto em altura
                                     4º lugar revezamento 4x100
                                     2º lugar na corrida de 250 m



Isabela Garcia Sisti - 1º lugar em corrida de 1000 m


Filipe José Orlandi - 4º lugar corrida de revezamento 4x100
Gabriel Rodrigues Bueno - 4º lugar corrida de revezamento 4x100
Alan Urbano Suzin - 4º lugar corrida de revezamento 4x100
Eduardo Luz - 4º lugar corrida de refezamento 4 x 100

 Filipe, Alan, Eduardo e Gabriel, equipe do 4º lugar  corrida de revezamento 4 x 100


Eduardo, Filipe, Gabriel e Alan preparando-se para a corrida

Carlos Daniel Freitas Chaves - 1000 m 4º lugar

 Carlos e Eduardo
 

Estamos na expectativa para o Atletismo da categoria Juvenil para o dia 13 de maio.

Ideias sustentáveis

Dentro de nosso projeto Gentileza Sustentável, sempre nos preocupamos com ações que provoquem mudanças de hábito e promovam a sustentabilidade. Estávamos com um estoque grande de garrafas de suco de uva servidos na pré-janta. A professora de Arte, Marlene Maciel,  usou a criatividade, dando uma nova utilidade às garrafas que iam para o lixo. Elas foram transformadas em lindos vasos com diversas técnicas: Pintura, colagem de tecido, barbante, etc. Os artistas foram  os alunos do 6º ao 9º ano, que aproveitaram o dia das Mães para presentearem suas mães com o produto feito por eles. Todos saíram ganhando,  evitando o desperdício.







Cartões utilizando colagem acompanhavam as garrafas

Selecionamos dois sites de reutilização de garrafas de vidro: http://www.boleidesign.com/blog/2015/1/28/garrafas-mei-faa-a-sua
http://www.ehow.com.br/reutilizar-garrafas-suco-uva-como_120361/

Concurso Minha Mãe é uma Estrela

Parabéns aos ganhadores do concurso "Minha mãe é uma estrela porque..."

Os ganhadores foram Brayan Bittencourt Rosa do 5º ano A e Nicolas Pereira Oliveira do 2º ano A.

"Minha mãe é uma estrela porque sempre que preciso ela me ajuda, ela volta do trabalho cansada e  dolorida e ainda não consegue descansar, mas eu sei que ela é uma estrela, porque seu brilho, amor e dedicação me ajudam a crescer!"
Brayan Bittencourt Rosa

"Minha mãe é uma estrela porque tenho certeza que ela veio do céu, mandada por uma luz maior, para iluminar nossas vidas e nossos caminhos".
Nícolas Pereira Oliveira

10ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Parabéns a nossa aluna Lilian Fernanda Pedroso do 9º ano pela menção honrosa na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2014

domingo, 10 de maio de 2015

Dia das Mães - 2015



Neste sábado, dia 09  de maio, as mães de nossa comunidade foram homenageadas com Missa na Igreja São Cristóvão, com apresentação do Coro e dos alunos de nossa escola. 

Participação do Coro Infanto-Juvenil,  regido pela maestrina Rosmari Venturini.


Alunos da tarde subiram ao palco e homenagearam as mães 

                        Após a missa a homenagem continuou no salão paroquial, onde a Orquestra já estava organizada com repertório especial para o dia das Mães

  Regência do Maestro Luiz Carlos Zeni Jr
 Naipe dos metais composto por trompetes, trombones e trompa
 Naipe das cordas: violino, viola , violoncelo e contrabaixo
 Naipe das madeiras: clarinete, flauta e oboé
 O concerto contou com a participação da cantora caxiense Tita Sachet
Solo do professor clarinetista  Elisier Palhano Leme
Naipe da percussão


Foto da direção e professores com a Orquestra

Homenagear as mães é sempre muito emocionante, mais ainda é assistir a Orquestra Jovem  formada pela maioria de nossos alunos. É  um momento muito rico e emocionante. A orquestra é formada por  alunos de nossa escola,  da Escola Municipal Ruben Bento Alves e também da rede estadual. 

A direção agradece a todos que tornaram possível esse evento, em especial a coordenação da Orquestra Jovem Marcopolo, Claudia Bressan,  maestrina Rosmari Venturini. Maestro Luiz Carlos Zeni Jr, professores do Projeto Mais Música, representante da Fundação Marcopolo Bruna Restelato, a comunidade de São Cristóvão, aos professores e  alunos!!

O Projeto Mais Música, criado em 2008, oferece prática de instrumentos para  crianças desde os 11 anos, jovens e adultos, gratuitamente. O projeto busca fazer da música um instrumento de educação, sociabilidade e construção da cidadania. Atualmente há três orquestras: Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul,  Orquestra Jovem do Programa Florescer e Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo, na qual participam nossos alunos.  Em duas aulas semanais os alunos recebem formação musical de teoria e instrumento e ensaios de naipe e orquestra. Os professores músicos tocam na orquestra também. Claudia Giovana Bressan é a coordenadora geral do projeto. Os professores são: Carlos Zinani e Rodrigo Maciel (violino), Emerson Aguiar (viola), Fábio Chagas (violoncelo), André Henz e Felipe Valente (Contrabaixo), Luis Carlos Zeni Jr. (regente e flauta transversal), Elisier Palhano Leme (clarinete), Mauro Marcelo Verza e Antonio Roberto de Jesus Filho (metais), Edemur Pereira (percussão) e Federico Trindade e Reginaldo Devens Araldi (teoria e prática musical).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Mais_M%C3%BAsica

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.