sexta-feira, 15 de maio de 2015

Coordenadoria da Mulher - Palestra



Palestra Rede de Proteção à Mulher
Quando? 14 de maio
Onde?  Escola Marianinha Queiroz



Representantes da coordenadoria da Mulher: Jamile Mazzotti Marin, assistente social e a advogada Roseli Perusato, estiveram na nossa escola divulgando a Rede de Proteção à Mulher através da Coordenadoria da Mulher, no dia 14 de maio, quinta-feira. Representantes da Coordenadoria da Mulher já estiveram na escola na semana passada e nesta semana atenderam as turmas Acelerada, 8ºs e 9ºs anos. Iniciaram com um vídeo didático, mostrando como a cultura machista se perpetua no nosso cotidiano. Os alunos participaram fazendo perguntas e relatando casos. Todos  receberam a Cartilha da Mulher, que orienta e esclarece sobre a violência e a lei.
Os principais pontos da palestra foram: violência contra a mulher, violência doméstica, como denunciar os 5 tipos de violência contra a mulher, quem são os agressores, os tipos de prisão e a Lei Maria da Penha.
A Lei Maria da Penha, lei 11.340/06, ganhou esse nome em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, biofarmacêutica cearense que foi casada com o professor universitário Marco Antonio Herredia Viveros, que tentou assassiná-la por duas vezes. Essa lei foi um apelo de toda a sociedade indignada com a violência contra a mulher, essa lei tentou reduzir os altos índices de prática dos crimes de violência doméstica. Segundo o artigo 5º “ Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.” O dano moral envolve conduta como: calúnia, difamação ou injúria.
Outros assuntos abordado foram o Programa de Atendimento às vítimas de agressões recentes, o PRAVIVIS, instalado no Hospital Geral desde 2001, e a Casa Viva Raquel. A casa Viva Rachel, abrigo criado em 1999 para acolher mulheres e filhos em situação de violência doméstica.

Endereços e telefones da rede de proteção à mulher:

Coordenadoria da Mulher - Centro de referência para a mulher
Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
rua Alfredo Chaves 1333 - bairro Exposição
Fone (54) 3218 6000 - Ramal 6388 - 3218 6026
Aberto das 9:00h às 17:00 sem fechar ao meio-dia.

Delegacia para a Mulher
rua Dr. Montaury, 1387 - 1º andar centro
Fones (54) 3221 1357 - 3202 1921
Disque denúncia: 0800 517765

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.