segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Concerto de Integração

 Concerto de Integração foi mais um evento com participação de nossos alunos através da Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo.

Crédito das fotos: Mariluci Martelo
O Concerto de Integração, com a participação da Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo e Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, realizou-se neste domingo, 15h30min, na Igreja Pio X, em Caxias do Sul.





Orquestra Jovem da Marcopolo interpreta Smoke in the Water
Um arranjo ousado do Maestro Ion Bressan para "Smoke on the Water" Deep Purple foi apresentado na Igreja Pio X de Caxias do Sul pela Orquestra Jovem da Marcopolo.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Noite Festiva: 120 anos Pão dos Pobres


Na noite do dia 19 de agosto, às 20 horas estivemos no Theatro São Pedro participando e prestigiando  o espetáculo Noite Festiva: 120 anos dos Pãos dos Pobres. Nossos alunos através da Orquestra Jovem da Fundação
Marcopolo chegaram à tarde para ensaio, estavam muito ansiosos e emocionados, tanto pelo local como pela participação da família Os Fagundes.

Placa comemorativa, homenagem à Fundação Pão dos Pobres na pessoa do Irmão Albano Thiele

 
                                 Noite Festiva: 120 anos Pão dos Pobres


Ion Bressan regeu nossa orquestra.  O maestro Telmo Jaconi regeu a  orquestra da fundação Pão dos Pobres : Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. Esta orquestra, com 30 músicos, apresentou canções populares do Brasil:  Mourão e Escorregando, com instrumentos de cordas, sopros e percussão.

A Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo,apresentou Maria Maria, Smoke on the Water e Céu, Sol Sul, Terra e Cor, com 70 músicos e a participação da cantora Tita Sachet. Na primeira parte as orquestras apresentaram-se individualmente, depois se uniram sob a regências de  Ion Bressan para tocar Homens de Preto, e com Telmo Jaconi, Aquarela do Brasil e Orfeu no Inferno.

A família Os Fagundes finalizaram o espetáculo  cantando Mercedita, Querência Amada e o Canto Alegretense.

Conforme o Pão dos Pobres, o evento é uma forma de agradecimento à comunidade, que tem contribuído com a instituição nesses 120 anos de história.

Grêmio Estudantil

Neste primeiro semestre nossos alunos se articularam em conjunto com o professor Délcio para as eleições do Grêmio Estudantil. A partir das lideranças de  cada turma foram realizadas círculos de aprendizagem a cerca do papel da liderança para mudanças em que todos participem.

O  principal objetivo do Grêmio Estudantil  é contribuir para aumentar a participação dos alunos na escola, favorecendo para que  tenham voz ativa e participem para uma escola de mais qualidade.

Dia do Estudante - 11 de agosto

O dia do estudante foi muito especial, os alunos do Grêmio estudantil distribuiram um caderno, doados pela Fundação Marcopolo, a cada estudante dos dois turnos.

Qual é a origem deste dia?

Em 11 de agosto de 1827, época do primeiro reinado no Brasil, o então Imperador D. Pedro I criou os dois primeiros cursos de ensino superior, a Faculdade de Direito em Olinda, Pernambuco e a Faculdade de Direito do 
Largo do São Francisco em São Paulo. A partir dai o ensino superior começou a ser consolidado no Brasil, visto que antes disso a formaçao superior só podia ser feita no exterior, beneficiando apenas a uma elite.

Em 1927, após cem anos do acontecido, houve uma homenagem e a sugestão de transformar essa data em Dia do Estudante, esse dia também é considerado o dia do advogado, devido as duas faculdades terem sido de Direito.
, sugeriu aos demais participantes que, na mesma data, fosse instituído o Dia do Estudante, já que, mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, as faculdades de Direito eram também ícones da história da educação brasileira.Nesse dia comemora-se também a criação da UNE - União Nacional dos Estudantes, acontecido em 1937.
Essa data é nacional, visto que no exterior é comemorada no dia 17 de novembro, devido a resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939. 

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Dia dos Pais


Neste sábado, dia 08 de agosto,  tivemos uma manhã de confraternização com os pais.
 No primeiro momento os pais e seus filhos foram recebidos no refeitório pelos professores e direção, cada família trouxe um prato de doce ou salgado para ser partilhado. Além das guloseimas, doces e salgadas, saboreamos suco de uva, chá e café. 
 Pais e filhos lotaram o refeitório
 Momento de confraternizar






Depois os pais se reuniram no salão para uma palestra com o diretor executivo da Empresa Volare, Milton Susin e seus filhos foram para a quadra de esporte com as professoras de Educação Física.

Diretora Mariluci e vices Lorena e Elisabete apresentando o palestrante com Bruna da Fundação Marcopolo

Palestrante Milton Susin, diretor da empresa Volare

Palestra Milton Susin
Milton Susin encantou a todos contando um pouco de sua vida, falando de valores, de sentido de viver, de felicidade... trouxe vários brindes que foi distribuindo aos pais que acertavam perguntas que ele fazia. Cada pai que chegava após o início da palestra era acolhido com um sorriso e cumprimento pelo palestrante. Rompemos o limite do tempo para ouvi-lo mais um pouquinho, principalmente quando falou da crise econômica e do Brasil. Todos saíram aliviados, sentindo que valeu a pena ter saído de casa para acompanhar o filho até a escola.

Após a palestra os pais e seus filhos puderam participar de várias oficinas:
Atividade na quadra com os pais

Biblioteca: Movimento com o XBox


Tivemos também oficinas de Xadrez, no LIE e no espaço da Reciclagem de papel. 

No espaço da Reciclagem de Papel,  puderam ver a máquina de fazer papel reciclado e  fazer um papel reciclado manual, já que a máquina  ainda não está em funcionamento.

 A Reciclagem de Papel é direcionada aos alunos do 9º ano, uma vez por semana, em turno contrário os alunos produzem papel e objetos com os resíduos de papel das salas de aula.
 A sala foi reformada para melhor atender aos alunos

 Oficina no Laboratório de Informática Educativa:

  Os filhos puderam mostrar a sala de informática, seus trabalhos e os jogos educativos


No final da manhã todos se reuniram no salão, onde fizeram uma meditação coordenada pela professora Gislaine. Foi muito emocionante, pois o filho ficou em frente ao pai, inspirando, expirando,  tocando suas mãos ou seu coração, conforme orientações. Foi um momento de muita emoção, lágrimas rolaram pelo rosto dos pais emocionados, no final abraços!






Nossa gratidão ao sr. Milton Santos por destinar seu tempo e saber aos pais e professores deste estabelecimento de ensino. Sua abordagem repercutiu positivamente entre as famílias, sendo que vários pais relataram terem se surpreendido com sua fala clara, pertinente e amplamente produtiva para as suas vivências diárias. 
Alguns relatos chamam a atenção por enfatizar que sua palestra provocou reflexões, oportunizando diálogos em família e amigos. Chamou a atenção também sua humildade e simplicidade, além do foco e condução da sua fala. Todos sentiram-se acolhidos e muito a vontade para participar da atividade.
Agradecemos pela sua presença e contribuição à nossa escola em data tão importante.
Agradecemos a todos os pais, professores, funcionários  e familiares

Vice-diretora Lorena 

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Apŕesentação da Orquestra Jovem no dia do Colaborador

O dia do Colaborador, dia 6 de agosto, aniversário da empresa Marcopolo, levou até os funcionários do núcleo de Ana Rech e do Bairro Planalto cultura através da música!
Nossos alunos que participam da Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo apresentaram-se na unidade de Ana Rech em dois momentos, ao meio-dia e à noite. O Coro Infanto Juvenil apresentou-se na unidade do Bairro Planalto.





Maestrina do Coral e grupo de flautas Rosmari Venturini


 Foram momentos muito significativos, revelando os talentos de nossos jovens e valorizando os colaboradores da empresa.

Regência do Maestro Luiz Carlos Zeni JR.


Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo - Teatro São Pedro - Porto Alegre

Concerto: Noite Festiva: 120 Anos O Pão dos Pobres (RS)
com participação da Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo

DATAS: 19 de Agosto às 20 horas (quarta-feira)

LOCAL : Theatro São Pedro - palco principal

Dia 19 de agosto, quarta-feira às 20 horas a Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo estará se apresentando no Teatro São Pedro em  Porto Alegre no concerto: Noite Festiva: 120 anos O Pão dos Pobres

O concerto inicia com Canções Populares do Brasil da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul com instrumentos de cordas, sopros e percussão. Depois o espetáculo continua com a presença de nossos alunos da Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo, que apresentarão  as músicas Maria Maria, Smoke on the Water e Céu, Sol Sul, Terra e Cor.
As duas orquestras tocarão juntas  Homens de Preto, com Telmo Jaconi, Aquarela do Brasil e Orfeu no Inferno  sob a regência do maestro Ion Bressan. O encerramento terá a participação da família Os Fagundes cantando Mercedita, Querência Amada e o Canto Alegretense.

O que Fundação O Pão dos Pobres?

A Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio foi fundada em 1895 pelo cônego José Marcelino de Souza Bittencourt, para amparar viúvas e órfãos, cujos pais lutaram na Revolução Federalista entre os anos de 1892 e 1894. Hoje, a entidade é administrada pelos Irmãos Lassalistas e atende a cerca de 1,7 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em quatro projetos socioeducativos, incluindo oficinas profissionalizantes, cursos e acolhimento institucional.
A Noite Festiva é uma forma de agradecimento à comunidade, que tem contribuído com a instituição nesses 120 anos de história. “Tudo o que realizamos é mérito de todos nossos apoiadores, que com suas doações, possibilitam a construção de um projeto de vida para nossas crianças e nossos jovens. Com essa ajuda, elas recebem muito mais que o pão integral, mas também o pão social e o pão espiritual”, afirma o diretor geral da Fundação, Irmão Albano Thiele.

http://www.teatrosaopedro.com.br/eventos/noite-festiva-120-anos-o-pao-dos-pobres/

http://www.rs.gov.br/conteudo/221676/fundacao-o-pao-dos-pobres-comemora-120-anos-de-existencia

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Orquestra Jovem e Coro Infanto Juvenil- Apresentação no dia 6 de agosto

Dia 6 de agosto é um dia muito especial, pois é o aniversário da empresa Marcopolo. Neste dia acontecerá o “Dia do Colaborador”. Haverá atrações e refeição comemorativa nos restaurantes da empresa, prestigiando assim todas as profissões  que fazem parte da Marcopolo. Estaremos presente, através de nossos alunos músicos e cantores que participam da Orquestra Jovem e do Coro Infanto Juvenil, do Projeto Escolas da Fundação Marcopolo. Haverá apresentações da Orquestra e do Coro  nas unidades de Ana Rech e do Planalto.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Homenagem aos Pais


Convidamos a todos os pais e familiares a participarem da integração na Escola em homenagem ao Dia dos Pais neste sábado, dia 08 de agosto, das 9:00 às 11:30 h.
A partir das 9 horas da manhã iniciaremos a festividade com um café da manhã partilhado. Após teremos atividades interessantes e divertidas entre pais e filhos.
Aguardamos a sua presença!
Murais da escola também homenageiam o Dia dos Pais

Pai, dizem que o amor é caro, e por sua culpa estou no SPC!
S de sentir sua falta
P de quanto é precioso para mim e
C porque você mora no meu coração!
(Colaboração do professor Ronaldo Cardoso)

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Bom retorno - Segundo Semestre de 2015

Nesta segunda-feira, dia 03 de agosto retornamos das férias de inverno.
O segundo semestre é decisivo nesta jornada de estudos.  Esperamos que todos possam superar suas dificuldades para vencer nessa trajetória da aprendizagem, com alegria e esforço, pois sabemos que as conquistas são temperadas com muita dedicação  e responsabilidade.
Bom retorno a todos, alunos e professores!

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.