quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Dia do Estudante - 11 de agosto

O dia do estudante foi muito especial, os alunos do Grêmio estudantil distribuiram um caderno, doados pela Fundação Marcopolo, a cada estudante dos dois turnos.

Qual é a origem deste dia?

Em 11 de agosto de 1827, época do primeiro reinado no Brasil, o então Imperador D. Pedro I criou os dois primeiros cursos de ensino superior, a Faculdade de Direito em Olinda, Pernambuco e a Faculdade de Direito do 
Largo do São Francisco em São Paulo. A partir dai o ensino superior começou a ser consolidado no Brasil, visto que antes disso a formaçao superior só podia ser feita no exterior, beneficiando apenas a uma elite.

Em 1927, após cem anos do acontecido, houve uma homenagem e a sugestão de transformar essa data em Dia do Estudante, esse dia também é considerado o dia do advogado, devido as duas faculdades terem sido de Direito.
, sugeriu aos demais participantes que, na mesma data, fosse instituído o Dia do Estudante, já que, mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, as faculdades de Direito eram também ícones da história da educação brasileira.Nesse dia comemora-se também a criação da UNE - União Nacional dos Estudantes, acontecido em 1937.
Essa data é nacional, visto que no exterior é comemorada no dia 17 de novembro, devido a resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.