sexta-feira, 31 de março de 2017

O Mundo que Temos o Mundo que Queremos

Professora Marineci de Quadros Nunes da Silva
5º ano B
Religião: O mundo que temos o mundo que queremos

Através da música Depende de Nós  os alunos foram desafiados a expressar seus desejos de um mundo melhor. Foi trabalhado o respeito, solidariedade e ações diárias para mudar o mundo.
Criaram cartazes que fixaram pelos corredores da escola.






Dia Mundial da Água

No dia 22 de março comemoramos o dia mundial da ÁGUA. Um dos recursos mais importantes para nossa sobrevivência no planeta. Esse dia foi criado pela ONU. Trabalhamos a importância da água e formas de utilizá-la com consciência. 
As turmas do 6º ano mostraram trabalhos sobre a água nos corredores da escola.







Jogos Boole

Professora Marineci de Quadros Nunes da Silva
5º ano B

Os jogos boole apresentam histórias que se criam através do raciocínio  lógico. Os jogos Boole foram apresentados em Congresso na Grécia em 1988 e atualmente são usados nas escolas para desenvolver o raciocínio por meio de histórias lógicas.

Nesta sexta a turma do 5º B concentrou-se com as cartinhas e as histórias dos Jogos Boole.





Caixa de Memória - 6º ano


Caixa de Memória
Professor Ronaldo Cardoso
6º ano A e B

As duas turmas do 6º ano apresentaram caixas de memória, a partir de suas histórias.
Esse trabalho visa  conhecer as fontes históricas. O professor Ronaldo partiu do  poema  Caixa de Saudade, da poetisa Sandra Falcone, através de leituras,  conversa e reflexão eles foram desafiados a criar suas caixas, que receberam materiais importantes da vida de cada um. Reflexão sobre o tempo, memória e fontes históricas.

Em várias etapas criaram sua própria caixa com suas memórias, através da coleta de lembranças em forma de objetos reconstituindo um inventário afetivo.





Outras turmas puderam visitar e conhecer um pouquinho da história de cada um.





terça-feira, 28 de março de 2017

Campanha da Fraternidade 2017 - Biomas Brasileiros e Defesa da Vida

Religião
Professora Elaine Mascarello
9º ano A e B



9º ano A


9º ano B - Pesquisa sobre os biomas

A professora Elaine está usando o material da campanha da fraternidade deste ano  para trabalhar com os estudantes do 9º ano sobre os Biomas Brasileiros, sua importância e conservação. No LIE estão pesquisando sobre os biomas e elaborando apresentações sobre os mesmos.

A Campanha da Fraternidade  sempre aborda temas atuais, em que toda a população é convidada a ver, julgar e agir. O tema deste ano, 2017,  é desafiador : Biomas brasileiros e defesa da vida.

Lema: Cultivar e guardar a criação (Gn 2.15)


Louvado seja, ó Senhor, pela mãe terra,
que nos acolhe, nos alegra e dá o pão (cf. LS, n.1)
Queremos ser os teus parceiros na tarefa
de “cultivar e bem guardar a criação. (trecho do hino da campanha deste ano)

 
A campanha sempre começa na quarta-feira de cinzas e dura o ano todo. Há muito material para ser trabalhado com os estudante como o texto-base, vídeos,   música, cartazes e desenhos.

Nossa região pertence ao Bioma Mata Atlântica, Floresta Ombrófila Mista, floresta de pinheiros, araucária, considerado um dos mais raros e em perigo de extinção. A campanha da Fraternidade deste ano nos alerta para a proteção dos biomas, ver, julgar e agir! 

Nosso país tem muitos compromissos com convenções internacionais de proteção ao meio ambiente.

O Brasil entrou no acordo de Paris para conter o aquecimento global, a promessa do Brasil é zerar o desmatamento até 2030 e recuperar 12 milhões de hectares de floresta! Temos também o compromisso da Meta 12 de Aichi (Convenção do Japão) em que nosso país se comprometeu  adotar medidas preventivas contra extinção das espécies até 2020. Acreditamos que todos os estados e prefeituras devam também entrar nesta sintonia!  
Porém o que a realidade nos mostra são as grandes falhas em proteger  as florestas e matas, os grandes empreendimentos imobiliários principalmente na nossa cidade, não encontram obstáculos para seus projetos, infelizmente  as leis de preservação ambiental só funcionam  bem quando se trata dos pequenos.
Ver, julgar e agir nos diz a Campanha!

segunda-feira, 27 de março de 2017

Bússola Artesanal

6º Ano
Geografia
Professor Ronaldo


Os estudantes do 6º ano construíram bússolas artesanais utilizando agulha, prato fundo, ímã de geladeira e  rolha. Sob orientações do professor Ronaldo, magnetizaram a agulha e em seguida colocaram sobre a rolha que submersa na água, com livre movimento,  aponta para o norte magnético da terra. Com o norte marcado, eles determinaram os outros pontos. Esse fenômeno acontece devido a grande quantidade de ferro derretido no interior da terra, que funciona como ímã atraindo a agulha magnetizada. Assim a bússola serve como uma importante ferramenta de orientação geográfica.





 Turma que participou do projeto - 6º B


Professor Ronaldo orientando os estudantes do 6º A!



quinta-feira, 23 de março de 2017

Reunião de Pais

Nos dias 16 e 17 de março tivemos as primeiras reunião de pais de 2017.
Dia 16 conversamos com os pais do turno da manhã, e no dia 17 com os pais do turno da tarde.

Os pais assistiram a um vídeo emocionante que mostra o papel dos pais na transformação dos filhos.  Mãos talentosas,  conta a historia de um menino pobre que sempre levou uma vida desmotivada, pois tirava notas baixas e não tinha perspectivas de um grande futuro. Sua mãe tem um papel importante para a sua transformação, nunca perdeu a fé no seu filho, insistiu para que ele seguisse as oportunidades,  ajudou-o a expandir sua imaginação, sua inteligência e, acima de tudo, sua crença em si mesmo. Essa fé o levou a perseguir seu sonho de tornar-se um neurocirurgião, que se realizou, tornando-se um  neurocirurgião de fama mundial.

  Nos surpreendemos com o vídeo, pois nos dias atuais a vida está cada vez mais corrida, são tantos afazeres e compromissos! Os pais não tem tempo de ficar com seus filhos e descobrir suas necessidades reais. Os pais vivem na angústia de buscarem sua realização profissional fora de casa e convivem com  a culpa de ter pouco tempo com os filhos, essa culpa é minimizada com a satisfação das necessidades consumistas dos filhos, causando confusão entre relações humanas e transações comerciais! Trabalhamos demais para pagar coisas que nem sempre são necessárias!
Não podemos esquecer que passamos a maior parte desta vida como adultos,  infância e adolescência são etapas  breves da vida, mas importantíssima para  o desenvolvimento integral do ser humano, que envolve o amadurecimento biológico, psíquico e cognitivo. Ser mãe, pai ou responsável  envolve muitos desafios!

 A parceria com a Fundação Marcopolo, através de reformas e projetos,  foi lembrada. Diretora Mariluci reforçou os benefícios dessa parceria, que neste ano resultou no novo piso da escola e nas câmaras pelos corredores e pátio!



 Vice Lorena explanou sobre os projetos da Escola


Coordenadora Juleide, atualmente coordenadora dos dois turnos explicou sobre a mudança na avaliação, de nota para menção. 

Representantes do Conselho de Pais e Mestres, Luciara e Ivani, 

Apresentação dos professores presentes - turno da manhã


Para finalizar,  mais emoção para os pais e responsáveis presentes, o vídeo motivacional " O Boletim do Pai". Foi um grande alerta!
A avaliação dos pais pelo filho gera muitas controvérsias, os pais foram desafiados a serem avaliados pelos filhos, através de um boletim de desempenho de bom pai!

Após a reunião os pais puderam conversar com os professores de seus filhos.

Que fique um alerta a todos nós que temos filhos, vamos conversar, brincar, ler, estudar, desenhar com eles, são esses pequenos momentos de atenção que firmarão o futuro emocional de nossos filhos e nosso também! 

segunda-feira, 13 de março de 2017

Palestra Max Haetinger



Avaliando nesta era, competências, multimeios, mapas conceituais e autoavaliação

Sexta-feira e sábado de manhã tivemos a honra de ter em nossa escola o professor Max Haetinger, com grande experiência na área da educação, foram momentos enriquecedores para nossa prática pedagógica! Esse evento foi possibilitado pela Fundação Marcopolo, Projeto Escolas,  através da analista de responsabilidade social da empresa, Creice Arse, que esteve conosco durante os dois encontros.









 Grupos de atividades, segurando o balão, confiança no outro


Várias atividades foram feitas para dinamizar o grupo

Um pouquinho sobre o professor Dr. Max Haetinger

O professor Max Haetinger, é gaúcho. Formado em Educação Física, Economia e Artes Cênicas. Pós-graduação em Informática na Educação, Psicopedagogia e Técnicas de Expressão Criadora. É doutorando em Ciências da Educação na Universidade do Porto em Portugal. Autor de vários livros na área da educação e formação de professores. Suas palestras referem-se a processos de ensino-aprendizagem, aprendizagem lúdica, jogos e dinâmicas na educação, criatividade, redes de aprendizagem, educação cooperativa, motivação, trabalho em equipe etc... Enfim foi uma grande honra tê-lo na nossa escola palestrando nesses dois momentos.



No final só alegria, obrigada professor Max!


Principais livros publicados:

Criatividade - Criando Arte e Comportamento (1998); 
Informática na Educação - Um olhar criativo (2003);
O Universo Criativo da Criança na Educação (2005);
Professora, não entendi – Contribuições para uma prática mais competente (2007)
Ih! Errei! Contribuições para uma prática mais competente (2007);
Prof. Max em Revista (2010);
Aprendizagem Criativa: educadores motivados para enfrentar os desafios do novo século - educação a distância, redes de aprendizagem, criatividade e motivação (2012).
O Universo Criativo da Criança: a revolução na sala de aula (2013).
Entusiasmados com a metodologia e percepção que o professor Max tem da educação professores, gestores e monitores da Rede Municipal de Ensino aprenderam, de maneira lúdica, os desafios da educação contemporânea.

NÃO É POR ROSAS MAS PELO DIREITO DAS MULHERES

Dentro das comemorações do dia da Mulher, no dia 08 de março tivemos movimentos de rua, caminhadas nas ruas centrais da cidade e no dia 09 de março, um evento conjunto no Teatro Murialdo. SINPRO, SINDISERV e Sindicato dos Bancários trouxeram para Caxias a filósofa, professora e doutora Márcia Tiburi, 

Num primeiro momento a Marcha das Mulheres contra  políticas neoliberais e perda dos direitos trabalhistas, subiu ao palco com tambores! Não há motivos para festejar o dia das mulheres, não queremos ser enfeite, mas lutamos por direitos e políticas públicas.  

Márcia tiburi abordou a história do feminismo, apresentando conceitos sobre educação, política, ética e poder. A história sempre foi contada pelo homem, o feminismo é uma grande desconstrução da história da humanidade, é essencial que a mulher reescreva essa história e ocupe  lugares chaves na sociedade, principalmente no meio político para que assim possamos ter esperança de um futuro melhor.


O que está em jogo atualmente é a construção de uma sociedade justa para todos, homens e mulheres, constituindo as mulheres como cidadãs, que participam da constituição política e do poder.


Tiburi cita vários filósofos, entre eles Simone de Beauvoir, filósofa e ativista política do século passado, que no livro “O Segundo Sexo” discorre sobre questões ainda atuais de reivindicações feministas. 

 Foram muitas as provocações da filósofa, que nos fizeram refletir, 


quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia Internacional da Mulher

Hoje as professoras mulheres foram homenageadas pelos alunos do 5º ano A, com mensagem, pela equipe diretiva, social da escola e pela   Fundação Marcopolo através de Creice Arsé, presenteando cada professora com uma rosa!

O setor social esbanjou criatividade com o  tema escolhido: a pimentinha "Mulher bem resolvida é igual a pimenta, nem todo mundo gosta e são poucos que aguentam!"  Tacos mexicanos apimentados foram servidos com sanduiches! Vasinhos de pimenta foram distribuídos a todos os professores!
.
Mulher, professora, mãe, avó, amiga,  conselheira.. enfim tantas... trazendo beleza e luz para nossos dias! Mulher múltipla que carrega paixão, amor, ideais, que luta e ama incondicionalmente! Mulher que apesar do cansaço da  dupla jornada, tem tempo para acolher, se arrumar, se perfumar, pois é a própria vida que manifesta a vida, cheia de mistérios e encantos! Mulheres mil, amadas, adoradas, sempre!!

Que sua força, amor e perseverança caminhe ao nosso  lado! Feliz dia da mulher a todas representantes dessa força!!!!













RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.