segunda-feira, 13 de março de 2017

NÃO É POR ROSAS MAS PELO DIREITO DAS MULHERES

Dentro das comemorações do dia da Mulher, no dia 08 de março tivemos movimentos de rua, caminhadas nas ruas centrais da cidade e no dia 09 de março, um evento conjunto no Teatro Murialdo. SINPRO, SINDISERV e Sindicato dos Bancários trouxeram para Caxias a filósofa, professora e doutora Márcia Tiburi, 

Num primeiro momento a Marcha das Mulheres contra  políticas neoliberais e perda dos direitos trabalhistas, subiu ao palco com tambores! Não há motivos para festejar o dia das mulheres, não queremos ser enfeite, mas lutamos por direitos e políticas públicas.  

Márcia tiburi abordou a história do feminismo, apresentando conceitos sobre educação, política, ética e poder. A história sempre foi contada pelo homem, o feminismo é uma grande desconstrução da história da humanidade, é essencial que a mulher reescreva essa história e ocupe  lugares chaves na sociedade, principalmente no meio político para que assim possamos ter esperança de um futuro melhor.


O que está em jogo atualmente é a construção de uma sociedade justa para todos, homens e mulheres, constituindo as mulheres como cidadãs, que participam da constituição política e do poder.


Tiburi cita vários filósofos, entre eles Simone de Beauvoir, filósofa e ativista política do século passado, que no livro “O Segundo Sexo” discorre sobre questões ainda atuais de reivindicações feministas. 

 Foram muitas as provocações da filósofa, que nos fizeram refletir, 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.