terça-feira, 28 de março de 2017

Campanha da Fraternidade 2017 - Biomas Brasileiros e Defesa da Vida

Religião
Professora Elaine Mascarello
9º ano A e B



9º ano A


9º ano B - Pesquisa sobre os biomas

A professora Elaine está usando o material da campanha da fraternidade deste ano  para trabalhar com os estudantes do 9º ano sobre os Biomas Brasileiros, sua importância e conservação. No LIE estão pesquisando sobre os biomas e elaborando apresentações sobre os mesmos.

A Campanha da Fraternidade  sempre aborda temas atuais, em que toda a população é convidada a ver, julgar e agir. O tema deste ano, 2017,  é desafiador : Biomas brasileiros e defesa da vida.

Lema: Cultivar e guardar a criação (Gn 2.15)


Louvado seja, ó Senhor, pela mãe terra,
que nos acolhe, nos alegra e dá o pão (cf. LS, n.1)
Queremos ser os teus parceiros na tarefa
de “cultivar e bem guardar a criação. (trecho do hino da campanha deste ano)

 
A campanha sempre começa na quarta-feira de cinzas e dura o ano todo. Há muito material para ser trabalhado com os estudante como o texto-base, vídeos,   música, cartazes e desenhos.

Nossa região pertence ao Bioma Mata Atlântica, Floresta Ombrófila Mista, floresta de pinheiros, araucária, considerado um dos mais raros e em perigo de extinção. A campanha da Fraternidade deste ano nos alerta para a proteção dos biomas, ver, julgar e agir! 

Nosso país tem muitos compromissos com convenções internacionais de proteção ao meio ambiente.

O Brasil entrou no acordo de Paris para conter o aquecimento global, a promessa do Brasil é zerar o desmatamento até 2030 e recuperar 12 milhões de hectares de floresta! Temos também o compromisso da Meta 12 de Aichi (Convenção do Japão) em que nosso país se comprometeu  adotar medidas preventivas contra extinção das espécies até 2020. Acreditamos que todos os estados e prefeituras devam também entrar nesta sintonia!  
Porém o que a realidade nos mostra são as grandes falhas em proteger  as florestas e matas, os grandes empreendimentos imobiliários principalmente na nossa cidade, não encontram obstáculos para seus projetos, infelizmente  as leis de preservação ambiental só funcionam  bem quando se trata dos pequenos.
Ver, julgar e agir nos diz a Campanha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.