O projeto de educação ambiental Alquimia do óleo foi lançado em fevereiro de 2016 pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SEMMA. O principal objetivo é esclarecer e conscientizar sobre maneiras corretas de descartar o óleo de cozinha usado sem jogá-lo no meio ambiente. A empresa contratada para ministrar o projeto, SAS Bio apresentará 800 palestras na comunidade caxiense durante 2 anos, iniciando com as escolas municipais neste ano.
A palestra educativa envolveu a atenção dos estudantes de nossa escola no dia 28 de setembro. Os alunos assistiram a demonstração prática do funcionamento de uma miniusina, numa unidade móvel itinerante, ( uma van ) em que podemos ver o processo de transformação do óleo em biodiesel, combustível que abastece a van, onde está instalada essa miniusina. Através de música e brincadeiras sentimos nossa responsabilidade em relação ao ambiente em que vivemos.
O óleo de cozinha prejudica muito o meio ambiente se for jogado na pia, caindo na rede de esgoto podendo se espalhar nos rios causando sérios danos ao ambiente aquático ou se for jogado no solo impermeabiliza o mesmo, libera gás metano que agrava o efeito estufa.
Muitos alunos comentaram que descartam o óleo corretamente, colocando em garrafas pet para serem recolhidas pela CODECA. Mas uma minoria ainda coloca pelo ralo da pia, foram orientados a conversar com os pais sobre a maneira correta de descarte do óleo sem agredir o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário