terça-feira, 25 de outubro de 2016

Palestra aos professores - Psicóloga Kátia dos Santos

Nesta sexta-feira, nas reuniões pedagógicas dos dois turnos tivemos a presença da psicóloga  Kátia dos Santos que palestrou sobre os desafios da docência frente aos estudantes, nativos digitais.

A Escola Marianinha está atenta às necessidades de adequações pedagógicas e metodológicas, visando contemplar as novas demandas para fazer frente aos inusitados cérebros dos nossos estudantes, devido ao uso intenso das tecnologias.
Levando esta preocupação constante da gestão escolar à Fundação Marcopolo, através da sua Analista de Responsabilidade Social, Creice Arse, a mesma buscou uma profissional no mercado, alinhada às nossas necessidades. 
Trouxe para uma reflexão, a Psicóloga Kátia dos Santos, Coordenadora da Universidade Corporativa do Centro Universitário Uniftec, que abordou as metodologias ainda usadas, frente a atratividade das tecnologias, que absorvem a atenção dos aprendizes, deixando os estudos e aprendizagens para último plano, quando ainda enquadradas assim...







A Psicóloga orientou aos professores de que este novo perfil cerebral, em plena transformação, não se sente atraído pelas aulas expositivas, quando se torna um mero ouvinte e a sua única atribuição é copiar, responder atividades propostas ou preencher folhas em cópias iguais a todos, como se todos tivessem habilidades e competências iguais. 
​Sugeriu ela, a busca pelo protagonismo dos estudantes, que agirão quando desafiados e se tornarem responsabilizados a busca do seu conhecimento e sua qualificação. Também desafiou os educadores a buscarem novas metodologias, adequando-se as novas necessidades, tornando-se um mediador, sem abrir mão dos seus saberes e de usar esporadicamente aulas expositivas, para a orientação dos estudantes. 
A profissional enalteceu profundamente, o essencial trabalho dos educadores que sempre desempenharam papel insubstituível na sociedade, mas que hoje, com as atribulações das famílias em busca da subsistência, a escola e os educadores são os protagonistas principais da evolução da sociedade. 
Com o foco voltado para o sucesso da conclusão deste ano letivo, mas já com o olhar voltado as mudanças na avaliação para o próximo ano, que por definição do novo Regimento, passa a ser por menção, já estamos com o olhar atento voltado para fazer frente aos novos desafios.


Vice-diretora Lorena Bachi Steffli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.