segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Passeio de Estudos - 8ºs anos


14 de novembro passeio de estudos 8ºs Anos

Os 8ºs anos fizeram passeio de estudo pela cidade, acompanhados pelas professoras Arlete Pasquali, Marlene Maciel e Eliane Baldissera.

O passeio iniciou com visita à Igreja de São Pelegrino, apesar de não terem guia, as professoras deram conta da explanação.

Igreja de São Pelegrino tem sua  história  vinculada a origem de Caxias do Sul e aos primórdios da imigração italiana. É um ponto turístico, onde se destaca a arte de Aldo Locatelli, com obra-prima e a réplica da escultura Pietá.
Essa igreja foi declarada Patrimônio Cultural do Estado em 2000. 

 Aldo Locatelli inicia as pinturas da Igreja em 1951, o Mural Santa Ceia tem 90 metros quadrados, murais cobrem o teto da igreja  ilustrando a Criação do Cosmo, a Criação da Mulher, a Expulsão do Paraíso e o Juízo Final. 

As portas de bronze da igreja são outra obra-prima, criadas pelo italiano de Belluno, Augusto Murer   ilustram cenas da imigração. foram 14 anos de trabalho, desde o início da obra em 1969, pois vieram da Itália em forma de moldes de gesso necessitando de fundição em bronze, que foi realizada aqui na cidade pela  Siderúrgica Tomé Ltda, São cerca de  7 toneladas o peso das portas e sua movimentação é feita através de motores elétricos. 

A réplica da Pietà de Michelangelo foi doada pelo Papa Paulo VI em 1975 em comemoração aos 100 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Desde 1984 , no lado oposto, foi instalado um fac-símile do Santo Sudário, presente de Roma.







 Professora Eliane Baldissera 

 A réplica da Pietá







A pintura dos anjos na lateral (Misericórdias Corporais) é do italino Emílio Sessa (1913-1990), um dos pintores decorativos de Locatelli.

Catedral de Caxias do Sul


Localizada no centro da cidade na Praça Dante Alighieri, é sede da Diocese de Caxias do Sul, dedicada a Santa Teresa, em homenagem dos imigrantes italianos à imperatriz Dona Teresa, esposa de Dom Pedro II, imperador do Brasil na época da imigração.


Na catedral uma guia forneceu informações importantes quanto a sua história e o acervo. Apesar de ser o principal templo católico da cidade, essa igreja não é tombada.
 Os alunos também visitaram a  exposição Retratos da Alma, na Casa da Cultura,  onde foram  recebidos pela curadora.
Outro local foi o Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, onde conheceram com um guia os espaços e acervo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.