terça-feira, 19 de junho de 2018

Evolução dos seres vivos

Turma 8º ano B
 Professora Magda
Data: 19 de junho  

Hoje, dia 19 de junho a turma do 8º ano B esteve na UCS, dentro do projeto Museu de Ciências Naturais vai à Escola, os estudantes conheceram o Museu de Ciências Naturais e o Aquarium, depois tiveram uma atividade que gostaram muito, abaixo o relato do biólogo Fábio Moura da Costa que os orientou.
“Nada em biologia faz sentido exceto à luz da evolução”, assim disse o biólogo Dobzhansky em seu artigo de 1964, sobre a importância da teoria evolutiva no entendimento das ciências naturais.

Hoje, com o auxílio da Coleção Didática de Zoologia do Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul, foi feita uma oficina sobre conceitos evolutivos e da seleção natural. Observamos os diferentes animais, suas classificações e conversamos sobre suas adaptações para que sobrevivam em seus habitats.

Foram trabalhados os conceitos de variabilidade de características dentro dos grupos animais, o meio ambiente e a disputa por recursos como mecanismos essenciais na evolução, e principalmente, desmistificar a teoria evolutiva como uma “escada”, com seres mais evoluídos e menos evoluídos, que precisam “mudar seus corpos” para alcançar um objetivo.

A atividade foi para mostrar que todos os seres vivos estão no topo de sua evolução! Dentro da teoria evolutiva, todos os seres vivos são um capítulo vivo de uma história que acontece há milhares de anos e ainda continuará enquanto existir vida.

No fim, para fechar de forma divertida a oficina, a turma foi convidada para lanchar alguns petiscos, até o momento em que a comida terminou e os estudantes foram divididos em três grupos. Cada grupo foi levado a uma sala onde teve que passar por provas e usar a criatividade para conseguir novos lanches. Ao final destas provas, foi explicado que cada grupo passou por um processo parecido com a especiação, onde com a mudança de recursos e do ambiente, novas características são colocadas a prova, onde alguns conseguiram alcançar o objetivo enquanto outros não, passando assim pelo processo de seleção natural!

Biólogo Fábio Moura" 
Bacharel em Ciências Biológicas, UFSM.
Museu de Ciências Naturais de Caxias do Sul, MUC

Confira algumas fotos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.