segunda-feira, 4 de junho de 2018

Evolução dos Seres Vivos - 8º ano A

PROJETO O MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS VAI À ESCOLA

Museu de Ciências Naturais e Aquarium UCS

Turma 8º ano A
 Professora Vânia Regina Adami Menegolla
Data: 24 de maio de 2018 
Instrutores: Fábio Costa e  Matheus Schwantes

No passeio de estudos do 8º ano A, conheceram a Evolução dos Seres Vivos em especial o reino Animalia. O biólogo Fábio e o acadêmico Matheus fizeram uma explanação iniciando pelos invertebrados e seguiram até os vertebrados.
Esquema da Evolução


A adaptação dos seres vivos  é o resultado do processo de seleção natural,  a capacidade que um ser vivo tem de sobreviver e se reproduzir no ambiente em que vive.

Os bicos das aves são um exemplo dessa adaptação, suas formas diferentes estão relacionadas a maneira como se alimentam no habitat em que vivem.
 Animais taxidermizados no próprio museu




Prática para vivenciar a teoria da seleção natural












 Estudantes experimentaram alimentos diversos pensando na facilidade ou dificuldade que cada animal tem de comê-lo. Por exemplo o bico do tucano que devido a sua forma consegue capturar alimentos como frutas e sementes e pegar insetos e filhotes de outras aves no ninho, ou o bico da arara-azul que consegue abrir castanhas e nozes.




A teoria da seleção natural foi desenvolvida por Charles Darwin. Segundo ele, a sobrevivência de uma espécie num determinado meio está diretamente relacionada a adaptação de seu organismo a este meio, com maiores chances de sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.