segunda-feira, 18 de junho de 2018

Roteiro Caminhos do Lixo

Turmas: 6 ano A e Acelerada
Professoras  Eliane Baldissera e Vera Medeiros.

Data: Dia 18 junho de 2018.
Na manhã desta segunda-feira o 6º ano A e a TA, fizeram o passeio de estudo Caminhos do Lixo. Fomos recebidos na sede da empresa Codeca pela guia, estagiária de Comunicação,  Karen Boldrin. No espaço da Codeca conhecemos a parte administrativa, CTG, frota, oficina, administrativo da capina, almoxarifado, chapeação, área da manutenção dos contêineres, lavagem dos containers e o Ecoponto, na entrada.
Karen explicou sobre o  sobre o descarte correto dos resíduos orgânicos e seletivos,  conscientizando sobre práticas responsáveis quando ao lixo, colocar no container correto, amarelo é do reciclado e verde do orgânico. "Ainda hoje as pessoas erram o container, colocando orgânicos no seletivo e vice-versa."
O recolhimento do lixo seletivo iniciou na nossa cidade em 1991.  Em 2007 foi implantado a coleta automatizada do lixo orgânico, com 500 contêineres no centro, e após mais 500 para coleta do lixo seletivo, na cor amarela.
Os resíduos orgânicos são encaminhados para o aterro sanitário do município - CTR Rincão das Flores e os resíduos seletivos são entregues nas associações de recicladores do município.
Vandalismo 
Karen alertou sobre os cuidados com o patrimônio público, pois muitos contêineres são danificados o que causa transtorno e prejuízo ao município.
Varreção
Segundo Karen a varreção da cidade é  realizado por equipes  composta por cerca de 18 varredores, essas pessoas trabalham de segunda-feira à sábado, deixando nossa cidade  mais limpa.
Ecoponto:
O  ecoponto, existe desde 2012, na entrada da sede da Codeca. Ali as pessoas trazem objetos como móveis, eletroeletrônicos, sofás, armários, cadeiras, camas, colchões, equipamentos de telefonia etc.. que estejam em bom estado para doação, e famílias que querem reutilizar podem levá-los. Segundo Karen há lista de espera principalmente para móveis usados, esperando que sejam doados ao Ecoponto. O lado positivo desta iniciativa é o correto descarte, pois antes disso esses objetos eram jogados em terrenos baldios poluindo o ambiente.

Visita a Associação de Recicladores














Associação de Recicladores:
Há 13 associações de Recicladores na nossa cidade,  com cerca de 360 associados, a renda depende  do volume de negócios  e fica com as próprias associações e seus associados.   Na associação eles fazem a triagem dos resíduos seletivos, como: metal, papel, vidro e plástico. O material  é separado, classificado e pesado para ser vendido como matéria-prima às indústrias que o utilizam. Karen explicou que são recolhidos cerca de 90 toneladas de lixo seletivo diariamente. Conhecemos a reciclado do bairro Serrano, considerada a mais bem equipada da região. La vimos o pessoal separando o lixo nas esteiras. Infelizmente muita gente coloca lixo orgânico no container do seletivo, dando mais trabalho, pois deve ser separado e reenviado ao aterro. Por isso a importância do descarte no contêiner certo.
Cuidados com vidros e seringas:
 Karen salientou os cuidados que devemos ter com vidros quebrados e seringas, causadores de acidentes com os coletores de lixo. Seringas devem ser entregue em locais de coleta ou com agulha em rolha para não causar nenhum acidente e vidros quebrados devem ser bem protegidos em caixas para não causarem acidentes.

 Óleo de cozinha: O óleo de cozinha na natureza causa muito estrago, pois é muito poluente, por isso deve ser colocado em garrafas pet no seletivo, que depois será colocado em tonéis e enviado para a fabricação do biodiesel.
 Pilhas devem ser entregue em postos de coleta, não devem ser descartadas em lixo comum.

Nosso último destino foi o Aterro Cidade Nova, desativado há mais de 7 anos,
ali também é a estação de transbordo, onde caminhões maiores são carregados com o lixo para o aterro de Rincão das Flores.  São cerca de 120  toneladas de lixo orgânico que é destinado ao aterro de Rincão das Flores. Neste aterro antigo o solo, todo coberto com grama, ainda cede e o gás metano é queimado diariamente.














 Em 2016 e 2017 Caxias foi considerada a cidade mais limpa do RS e a 5º do Brasil. Maringá, Niterói, Santos e Rio de Janeiro estão a nossa frente.

Site da Codeca:

http://www.codeca.com.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.