terça-feira, 19 de junho de 2018

Roteiro Caminhos do Lixo

Turmas: 6 ano B
Professora: Vera Medeiros.

Data: Dia 19 junho de 2018.


Nesta manhã de terça-feira o 6º ano B realizou o passeio de estudo Roteiro Caminhos do Lixo.



Os estudantes conheceram a  sede da empresa Codeca, toda arborizada, com vários espaços verdes, com instrumentos de academia num parque para os funcionários. 
A guia Karen, estagiária de Comunicação explicou todo o trajeto dos caminhos do lixo na nossa cidade. 
Na sede da Codeca há vários espaços, CTG,  parte administrativa, oficina e chapeação própria para a frota,  almoxarifado, área da manutenção dos contêineres.
 Posto de Combustível para a frota


A sede é bem arborizada, com instrumentos de academia para os funcionários

Os contêineres sofrem muito vandalismo, Karen salientou o que muitos são incendiados, principalmente os amarelos, que são infláveis, muitas vezes uma bituca de cigarro jogada dentro do seletivo causa incêndio causando prejuízos.
Oficina para concerto dos contêineres


Na entrada há um  Ecoponto, criado em 2012, onde pode-se deixar móveis, utensílios e outros objetos para reuso. Muitas pessoas ficam na fila de espera que chegue alguma geladeira, fogão ou outro móvel, então, se você tiver algo assim que não usa, doe para o ecoponto. 
Fomos visitar uma Associação de Recicladores, próxima à Escola Estadual Victorio Webber, no bairro Serrano. Nessa recicladora, os associados trabalham selecionando os materiais que vão ser vendidos como matéria prima para industrias que o utilizam, como  metal, papel, vidro e plástico. A renda é dividida entre os associados. 







O associado Sr. Veronez contou que acidentou-se com um vidro quebrado recentemente, por isso a importância de embalar bem vidros quebrados. Seu Veronez também alertou para o recolhimento do óleo de cozinha em garrafas pet, muitas vezes a garrafa não está bem fechada e vaza óleo, contaminando tudo. 
 Karen explica sobre o óleo de cozinha
 Seu Veronez explicando aos estudantes sobre os cuidados com o lixo


Os alunos fizeram muitas perguntas para a guia Karen, como a quantia de lixo recolhido diariamente, são cerca de  90 toneladas de lixo seletivo e 140 de lixo orgânico. 

  Aterro Sanitário São Giácomo

Continuamos o passeio de estudos até o antigo Aterro Sanitário São Giácomo, que foi fechado em 2010. Hoje é uma área ainda sendo cuidada, apesar de gramada, o solo está cedendo, devido ao lixo abaixo da terra. Acredita-se quem em 20 anos poderá ser uma área de lazer, mas não poderá ter construções em cima. O gás metano ainda sai, sendo necessário sua queima diária.  Hoje o local é chamado de estação de transbordo,pois os  caminhões que recolhem o lixo da cidade, o descarregam ali para carretas maiores que o levam para o aterro de Rincão das Flores. Essas carretas maiores podem carregar até 25 toneladas de lixo, segundo Karen são 4 carretas por dia que vão para o novo aterro. 


o gás metano precisa ser queimado, pois a tecnologia para sua coleta e uso ainda não é viável


área onde os caminhões depositam o lixo da cidade 


guia Karen e a turma do sexto ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.