segunda-feira, 28 de maio de 2018

PROJETO O MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS VAI À ESCOLA 7º ano B

PROJETO O MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS VAI À ESCOLA

Museu de Ciências Naturais


AQUARIUM UCS CONHECER PARA PRESERVAR


Turma 7º ano B
Professoras: Maria Rosângela Ribeiro e Vera Elenita Medeiros

Data: 22 de maio de 2018 

Tema: Herbário Virtual

Fomos recebidos no Museu pela coordenadora Janete Maria Scopel e estagiária Maria Isabel. Iniciamos pela sala de exposição do Museu de Ciências Naturais, onde conhecemos os  principais biomas do RS e a importância de preservá-los. Foi salientado a importância de conhecer a fauna e a flora para poder preservá-las. Na sala de exposições podemos ver  dioramas representativos dos ecossistemas do RS, Restinga, mata atlântica, mata de araucárias e pampa , bem como fósseis, rochas e animais taxidermizados.




 Professora Vera fazendo as anotações para o blog









Botânica - Visita ao Herbário

O Herbário da UCS foi fundado em 1983, sendo a 4ª maior coleção do RS. Fomos guiados pela acadêmica Fernanda do Curso de Ciências Biológicas.
Conhecemos a  Botânica, local onde são guardadas as espécies botânicas destinadas a estudo e pesquisa. As plantas após secas são afixadas em cartolina.  Na coleção há exemplares da flora regional da região dos Campos de Cima da Serra, da Mata de Araucária e da Vegetação Litorânea do Rio Grande do Sul, e também da flora das outras regiões do Brasil e de outras partes do mundo. Fazem parte fungos, musgos, samambaias, gimnospermas, (plantas que não possuem flores e frutos) e angiospermas ( possuem flores e frutos) e  coleções históricas da flora regional. As coleções tem nomes, como a de frutos e sementes, carpoteca; de amostras de madeira, xiloteca; e lâminas com grãos de pólen, palinoteca. A UCS também possui a coleção virtual, já digitalizada.

Acadêmica Fernanda nos recebe 

 Espaço onde são guardadas as coleções

  É a 4º maior coleção do RS.

 Na coleção há exemplares da flora regional e também da flora das outras regiões do Brasil e de outras partes do mundo. Fungos, musgos, samambaias, gimnospermas e angiospermas e  coleções históricas da flora regional.



Coleção antiga adquirida pelo Museu

Mini Herbário Virtual

Após os estudantes foram orientados quanto a elaboração do mini herbário virtual.  Os 7ºs anos vão elaborar um mini herbário virtual com as árvores da nossa escola. As árvores, a maioria nativas, vão ser fotografadas e enviadas ao herbário, onde farão a identificação. 

Aquário

A última parte da visita foi o Aquário.  Fomos guiados pelo acadêmico Matheus Schwantes que nos explicou que um aquário é um pedacinho do ambiente natural. O aquário de água doce comporta 30 mil litros de água, podendo ter peixes maiores, como a pirarara, que possui bigodes como sensores, jundiás, carpa kói, peixe asiático panga etc..



Aquário de água doce com os maiores peixes do aquário

.

Teia da vida
Matheus explica o enorme painel teia da vida, onde vemos o ambiente marinho interligado, como tudo na natureza, o painel mostra os peixes numa rede de interação uns com os outros, desde os plânctons, a base da cadeia alimentar, um componente fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos pois são alimento para peixes, baleias e tubarões. Os plânctons captam gás carbônico da atmosfera  produzem oxigênio, responsável pelo fitoplâncton, considerada a principal fonte de oxigênio para a atmosfera do planeta. E esse equilíbrio está sofrendo grande perigo com a poluição do mar.

Crédito das fotos: Maria Rosângela Ribeiro


Homenagem:
Quando falamos do herbário não podemos deixar de falar do professor Ronaldo Wasun, falecido em 2014,  fundador do Herbário da UCS,  doutor em Biologia Ambiental pela Universidad de León (Espanha) que deixou um legado de cinco mil amostras de plantas coletadas por ele.O professor Ronaldo Wasum sempre foi um grande incentivador da valorização da Botânica, dos Herbários e Museus. Acreditava muito na ciência e na educação na transformação da sociedade. Orientou  o trabalho de educação ambiental   voltados a conservação da biodiversidade, e conscientização de crianças e jovens, além da formação de professores. Em 2007, com a revitalização do Jardim Botânico de Caxias do Sul (Cactário, Jardim de Linneaus..), o professor Wasun esteve em nossa escola divulgando e fazendo a formação  para os professores e após os passeios de estudo com todos os alunos da escola  no Jardim Botânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.