quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Família Real e a Independência

Professores: Arlete Maria Pasquali e Dinarte Paz
Turma: 8º ano A

Data: 12/12/2018
Professor Dinarte Paz apresenta o teatro 


Napoleão, imperador da França e inimigo da Inglaterra decreta o bloqueio Continental, os países europeus não poderiam comercializar com a potência inglesa, Portugal não aceitou o bloqueio e acabou vindo com toda a família real para o Brasil em 1808.

 Dom Pedro ( Brayan) e o principe regente Dom João, seu pai. 


 Carlota Joaquina, a esposa de D. João, de nacionalidade espanhola, era forte e voluntariosa.

Entrada da Rainha, Dona Maria I, considerada louca, quem governava era seu filho D. João

Príncipe-Regente, D. João, (estudante Lucas) foge para o Brasil quando sente a ameça de Napoleão Bonaparte, transferindo  a sede monárquica de Portugal para o Brasil. A história registra 15,7 mil pessoas, representavam 2% da população portuguesa em oito naus, três fragatas, três brigues e duas escunas para o transporte. Outros 4 navios naus da esquadra britânica acompanhavam a corte.


A viagem demorou 54 dias até Salvador. Foram recebidos com festas e ali permaneceram por mais de um mês.


dom João e Carlota Joaquina, sua esposa 

Em março de 1808 chegam ao Rio de Janeiro, decretada capital. Muitas casas foram solicitadas para receber os portugueses. Com a sede do governo português no Brasil, foi fundado o Jardim Botânico, a Biblioteca Real, a Academia de Belas Artes e a Imprensa Régia.
Dom João, já coroado, pois sua mãe havia falecido, volta para Portugal em 1821 deixando D. Pedro no comando do Brasil. Este proclama a Independência em 7 de setembro de 1822.
Dom Pedro, filho dos príncipes regentes, futuro imperador do Brasil, que em 7 de setembro de 1822 proclamará a independência do Brasil.
Foram muitos ensaios que possibilitaram a qualidade na atuação, trilha sonora, adereços, coreografias. Agradecemos aos estudantes e professores principalmente ao professor Dinarte e a professora Arlete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.