quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Presépio


 No Natal comemoramos o nascimento de Jesus, o  presépio é uma das representações mais singelas desse nascimento que se deu de forma simples e humilde, num estábulo ao lado de animais e pastores com a visita de reis magos.
A ideia dessa representação, presépio, foi criada por São Francisco de Assis em 1223. Nessa época os dramas litúrgicos estavam proibidos pela igreja, mas Francisco de Assis pediu a autorização para encenar o nascimento com pastores e animais, lembrando ao povo a natividade e o amor a Jesus. Após a morte de São Francisco os frades continuaram a representar o presépio utilizando imagens.
Há vários anos montamos o presépio para participar do Encanto de Natal de Ana Rech. Desde 2014 criamos presépios na oficina de papel reciclado.

Esse ano voltamos a participar do Encanto de Natal de Ana Rech, a convite da SAMAR,  a  associação de bairros mais antiga de Caxias do Sul. Na reciclagem de papel criamos um presépio estilizado muito colorido com estampas florais nas indumentárias.

Presépio 2018
 
O nascimento com a visita dos reis magos, Melchior, Gaspar e Baltazar, branco negro e asiático, simbolizando a união dos povos e  São Francisco, o patrono universal dos presépios.

Recordando...



Em 2014 participamos  do  24º Encanto de Natal de Ana Rech no espaço Aldeia dos Presépios com o presépio  construído na Oficina de Reciclagem do 9º ano com a participação também dos estudantes do Programa Mais Educação. 


 Em 2015 também participamos do 25º Encanto de Natal de Ana Rech.



                            I Encanto de Natal - 10 de dezembro de 2016

 Em 2016 construímos um novo presépio com os estudantes que participam da Reciclagem de papel, 9º ano.



O primeiro presépio foi doado à Fundação Marcopolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.