quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Árvores Nativas

4º ano B 
Professora Lie: Vera Medeiros
 Professora Patrícia Lazzaretti Pedrotti


3º ano B
Professora Raquel de Castilhos Lemos
Nesta segunda-feira as aulas de Tecnomídias foram sobre as árvores nativas de nossa escola. Conversamos sobre a  importância das árvores para a saúde do planeta, diferença entre árvores nativas e árvores exóticas, árvores nativas importantes na imigração italiana, (araucária, sucará e frutífera), árvores protegidas por lei, nome comum, nome científico e família, indústria da celulose, papel etc..

 Os estudantes fizeram muitas perguntas, " se a araucária é protegida por lei, como cortaram as do lado da nossa escola?" 
Entenderam os "desmatamentos" das exóticas, para industria de celulose ou madeira e a falta de consciência de muitas pessoas que não se importam com as árvores. 
Após fizemos o passeio para ver as árvores  e paramos em cada plaquinha para ouvir curiosidades e observar se ela esta frutificando. 









As frutinhas do camboatá-branco já estão quase maduras, alimento certo para os pássaros

 3º ano B



Para saber mais:

No final de junho deste ano as árvores nativas de nossa escola foram identificadas pelo curador do herbário do Museu de Ciências Naturais da Universidade  de Caxias do Sul Felipe Gonzatti, curador do Herbário, do Museu de Ciências Naturais da Universidade  de Caxias do Sul. Os estudantes dos 7ºs anos apresentaram esse trabalho na Mostra de Ciências com a professora  Vania Menegolla, que confeccionou as placas.  
 Além das nativas já realizamos vários projetos de plantios de novas mudas de árvores, principalmente frutíferas, como pitanga, araçá, e ipês. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.