segunda-feira, 21 de maio de 2018

Museu de Ciências Naturais - 7º ano A

PROJETO O MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS VAI À ESCOLA

Museu de Ciências Naturais



AQUARIUM UCS CONHECER PARA PRESERVAR



Turma 7º ano A
Professora da turma: Vânia Regina Adami Menegolla


Professora acompanhante : Vera Medeiros  

Data: 18 de maio de 2018 

Tema: Herbário Virtual

Fomos recebidos no Museu pela coordenadora Janete Maria Scopel e Camila, estagiária de Agronomia. Iniciamos pela sala de exposição do Museu de Ciências Naturais, onde conhecemos os  principais biomas do RS e a importância de preservá-los. Foi salientado a importância de conhecer a fauna e a flora para poder preservá-las. Na sala de exposições podemos ver  dioramas representativos dos ecossistemas do RS, Restinga, mata atlântica, mata de araucárias e pampa , bem como fósseis, rochas e animais taxidermizados.





 Herbário

  Após visitamos o Herbário, espaço de pesquisa sobre as espécies vegetais. Há uma grande coleção de plantas secas. Fomos recebidos pelo biólogo encarregado, Felipe Gonzatti, curador do Herbário, que pacientemente nos explicou como as coleções são cuidadas e preservadas. A coleção tem cerca de 50 mil plantas. A sala da Botânica é onde identificam e catalogam as plantas, numa outra sala elas são preparadas. 




Felipe explicou da importância do nome científico, em latim,  para uniformizar os nomes mundialmente. 
Coleta-se vários ramos da mesma planta. A planta é colocada num sanduíche de folha de jornal e papelão. Após vai para as estufas em torno de 50 a 60 graus de temperatura. Necessitando após passar para o "expurgo", vai para o freezer para evitar contaminação. 





Felipe mostrou exemplos de várias coleções: de frutos: carpoteca; de grãos de pólen: palinoteca; de madeiras: xiloteca.

 

As espécies das coleções são marcadas com etiquetas onde estão dados como a data em que foi coletada, o lugar, ponto de GPS, padrões de fenologia, quando floresce etc.. 




Coleções de frutos e pólen

Etiqueta padrão da planta




 Vimos amostra de antiga etiqueta escrita a mão de 1928.

Felipe respondeu a perguntas dos alunos, tais como se ainda existem plantas para serem identificadas, ele respondeu que sim, o campo é muito vasto e rico.
Soubemos que o maior herbário do Brasil está no Jardim Botânico do RJ, com 700 mil plantas.  
Felipe explicou as implicações desse trabalho para a sociedade. Tais como saber as ameaçadas de extinção possibilitando a criação de leis para sua proteção, na medicina devido aos princípios ativos das plantas. Também tem importância forense, para desvendar mistérios na área criminalista. 

Felipe mostrou um corte do tronco da araucária onde cada linha equivale ao ciclo de crescimento da árvore, marcando eventos climáticos mais estressantes para a planta. Esse estudo chama-se dendrocronologia, o estudo do crescimento dos troncos relacionados a eventos climáticos. 


Mini Herbário Virtual

Felipe explicou como o  trabalho vai continuar. Os 7ºs anos vão elaborar um mini herbário virtual com as árvores da nossa escola. As árvores, a maioria nativas, vão ser fotografadas e enviadas ao herbário, onde farão a identificação. 



AQUARIUM


Continuamos nosso estudo no Aquário. Fomos recebidos e guiados pela coordenadora Janete Maria Scopel, que nos explicou que um aquário é um pedacinho do ambiente natural. O aquário de água doce comporta 30 mil litros de água, podendo ter peixes maiores, como a pirarara, que possui bigodes como sensores, jundiás, carpa kói, peixe asiático panga etc..
Explicou-nos que o cascudo tem uma função muito importante nos aquários, pois ele se alimenta com os restos das comidas dos peixes.  Os caramujos também cumprem a função de limpeza, pois se alimentam da matéria orgânica. 
Cascudo, com a boca na parte inferior do corpo

Aquário marinho com pequenos peixes, yellow tang, fox-face, donzela, peixe-palhaço-balck, peixe-palhaço, peixe-palhaço-tomato. A parte colorida desse aquário são os corais, animais mais primitivos, são fixos e alimentam-se do que os peixes trazem.

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RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.