PROJETO O MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS VAI À ESCOLA
Museu de Ciências Naturais
AQUARIUM UCS CONHECER PARA PRESERVAR
Turma 7º ano A
Professora da turma: Vânia Regina Adami Menegolla
Professora acompanhante : Vera Medeiros
Data: 18 de maio de 2018
Tema: Herbário Virtual
Fomos recebidos no Museu pela coordenadora Janete Maria Scopel e Camila, estagiária de Agronomia. Iniciamos pela sala de exposição do Museu de Ciências Naturais, onde conhecemos os principais biomas do RS e a importância de preservá-los. Foi salientado a importância de conhecer a fauna e a
flora para poder preservá-las. Na sala de exposições podemos ver
dioramas representativos dos ecossistemas do RS, Restinga, mata
atlântica, mata de araucárias e pampa , bem como fósseis, rochas e
animais taxidermizados.
Herbário
Felipe explicou da importância do nome científico, em latim, para uniformizar os nomes mundialmente.
Coleta-se vários ramos da mesma planta. A planta é colocada num sanduíche de folha de jornal e papelão. Após vai para as estufas em torno de 50 a 60 graus de temperatura. Necessitando após passar para o "expurgo", vai para o freezer para evitar contaminação.
Felipe mostrou exemplos de várias coleções: de frutos: carpoteca; de grãos de pólen: palinoteca; de madeiras: xiloteca.
As espécies das coleções são marcadas com etiquetas onde estão dados como a data em que foi coletada, o lugar, ponto de GPS, padrões de fenologia, quando floresce etc..
Coleções de frutos e pólen
Etiqueta padrão da planta
Vimos amostra de antiga etiqueta escrita a mão de 1928.
Felipe respondeu a perguntas dos alunos, tais como se ainda existem plantas para serem identificadas, ele respondeu que sim, o campo é muito vasto e rico.
Soubemos que o maior herbário do Brasil está no Jardim Botânico do RJ, com 700 mil plantas.
Felipe explicou as implicações desse trabalho para a sociedade. Tais como saber as ameaçadas de extinção possibilitando a criação de leis para sua proteção, na medicina devido aos princípios ativos das plantas. Também tem importância forense, para desvendar mistérios na área criminalista.
Felipe mostrou um corte do tronco da araucária onde cada linha equivale ao ciclo de crescimento da árvore, marcando eventos climáticos mais estressantes para a planta. Esse estudo chama-se dendrocronologia, o estudo do crescimento dos troncos relacionados a eventos climáticos.
Mini Herbário Virtual
Felipe explicou como o trabalho vai continuar. Os 7ºs anos vão elaborar um mini herbário virtual com as árvores da nossa escola. As árvores, a maioria nativas, vão ser fotografadas e enviadas ao herbário, onde farão a identificação.
AQUARIUM
Continuamos nosso estudo no Aquário. Fomos recebidos e guiados pela coordenadora Janete Maria Scopel, que nos explicou que um aquário é um pedacinho do ambiente natural. O aquário de água doce comporta 30 mil litros de água, podendo ter peixes maiores, como a pirarara, que possui bigodes como sensores, jundiás, carpa kói, peixe asiático panga etc..
Explicou-nos que o cascudo tem uma função muito importante nos aquários, pois ele se alimenta com os restos das comidas dos peixes. Os caramujos também cumprem a função de limpeza, pois se alimentam da matéria orgânica.
Cascudo, com a boca na parte inferior do corpo
Aquário marinho com pequenos peixes, yellow tang, fox-face, donzela, peixe-palhaço-balck, peixe-palhaço, peixe-palhaço-tomato. A parte colorida desse aquário são os corais, animais mais primitivos, são fixos e alimentam-se do que os peixes trazem.
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