quinta-feira, 10 de maio de 2018

Museu de Ciências Naturais da UCS - 9º ano A

9º ano A
Professora Arlete
Terrário

Dia 09 de maio foi a vez da turma do 9º ano visitar o Museu de Ciências Naturais. Tiveram palestra sobre a importância do meio ambiente equilibrado e consciência ambiental e aprenderam a confeccionar um terrário com o engenheiro ambiental Gerson. O terrário representa a simulação do ambiente natural, em micro escala é o nosso meio ambiente com solo, água, ar, luz e seres vivos. (vide abaixo mais informações)





 


Aquarium

O Aquarium da UCS passou por reforma no ano passado, atualmente conta com 13 aquários de água doce e um aquário marinho.  No Aquarium podemos ver também painéis explicativos, dioramos que fomentam a importância da preservação ambiental e do equilíbrio de ecossistemas aquáticos e marinhos.

 Entrada do Aquarium recebidos e orientados pela coordenadora Janete Maria Scopel


Aquário de água doce com espécimes como o asiático panga e a pirarara, o maior peixe do aquário.














 Museu de Ciências Naturais

O instrutor  Fábio explicou sobre a importância de conhecer a fauna e a flora para poder preservá-las. Na sala de exposições podemos ver  dioramas representativos dos ecossistemas do RS, Restinga, mata atlântica, mata de araucárias e pampa , bem como fósseis, rochas e animais taxidermizados.


Terrário
O terrário representa a simulação do ambiente natural, em micro escala é o nosso meio ambiente com solo, água, ar, luz e seres vivos. Fechado pode durar vários anos. O engenheiro ambiental Gerson e o biólogo Fábio  orientaram a elaboração de um terrário.
 Cada estudante trouxe um vidro com tampa, que foi esterilizado com álcool. A primeira camada foi de cascalho, carvão ativado e terra, após foi decorado com musgos, pedras e outras plantinhas. No final foi adicionado um pouco de água e após fechado. Nesse ecossistema em miniatura  ocorre vários ciclos, como o ciclo da água, a condensação da água  evapora e volta para o micro ambiente; a ação de decompositores, como os fungos e bactérias que fazem a reciclagem dos nutrientes no ambiente. 
Esse micro ambiente pode durar muitos anos, não necessitando renovar a água.

Curiosidades: Como surgiu o terrário?
Isso foi há 150 anos, quando o  médico inglês Nathaniel Ward  colocou algumas pupas de borboletas junto a um pouco de terra, dentro de uma caixa de vidro fechada para observar a metamorfose desses insetos. Então ele percebeu o crescimento de esporos e sementes, dando origem a plantas que não morriam, apesar o ambiente estar fechado e não ter cuidados. A partir deste acaso, a manutenção de espécies em recipientes fechados popularizou-se.



 
Terrários feitos pelos estudantes o 9º ano







Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.